MEC confirma resultados do Blog do Enem: 49,7% querem provas em maio de 2021

O resultado da enquete do Ministério da Educação, realizada pelo INEP na Página do participante mostrou que a maioria dos candidatos que mesmo as provas no ano que vem.

O Ministério da Educação divulgou o resultado da enquete oficial do Enem, feita na Página do Participante. Os números confirmaram exatamente os mesmos resultados das Pesquisas do Curso Enem Gratuito e da Enquete do Blog do Enem. Provas só em maio, é o que pedem os inscritos.

Pela enquete do MEC 49,7% dos inscritos responderam que preferem as provas em maio. Pela enquete do MEC 49,7% dos inscritos responderam que preferem as provas em maio; 35,3% em janeiro, e apenas 15% para dezembro. Na pesquisa do Curso Enem Gratuito o resultado foi de 47% pelas provas em maio, e na Enquete do Blog do Enem o resultado foi de 46,5%.

Foram realizadas duas pesquisas independentes agora em junho, ambas com resultados semelhantes. A Pesquisa feita pela Hoper Educação com os alunos do Curso Enem Gratuito, e a Enquete realizada pelo Blog do Enem mostraram que maior parte dos candidatos prefere mesmo fazer o Enem no ano que vem, com maior votação para o mês de maio de 2021.

Os dois levantamentos de opinião consideraram como alternativas as possíveis datas para a realização o Enem 2020 indicadas pelo MEC e pelo INEP: fazer as provas em dezembro de 2020; janeiro de 2021; ou maio de 2021.

Na pesquisa da Hoper Educação com os alunos do Curso Enem Gratuito os resultados mostraram 47% de votos para provas em maio, 31,9% para janeiro, e 21,1% em dezembro. Na enquete do Blog do Enem os resultados foram 46,5% para maio; 35,7% para janeiro; e 17,4% em dezembro.

Enquete do Blog do Enem sobre o adiamento

Para saber a opinião dos estudantes sobre as alternativas de data divulgadas pelo MEC, o Blog do Enem veiculou uma enquete extraoficial sobre o adiamento do Enem. Nela, os participantes foram questionados se tinham se inscrito no Enem 2020, se eram ou não a favor do adiamento das provas e qual das alternativas de datas era melhor opção.

A enquete recebeu 1606 respostas, sendo que 91,2% dos participantes declararam terem se inscrito no Enem 2020. Dos participantes, 85,9% manifestou ser a favor do adiamento do Enem 2020 e 14,1% foram contrários ao adiamento das provas.

Sobre a melhor opção de data para a realização das provas, 46,5% votaram no mês de maio de 2021, enquanto 35,7% escolheram o mês de janeiro de 2021. Apenas 17,8% votaram pela realização das provas no mês de dezembro de 2020.

adiamento do Enem: nova data do Enem em maio

Se considerarmos apenas os participantes que declararam terem se inscrito no Enem 2020, ainda assim o resultado é parecido. Nesse caso, teríamos 1.466 respondentes, dos quais 46,4% preferem as realização do Enem em maio de 2021. Novamente em segundo lugar, ficou janeiro de 2021, com 36,2% das respostas e, por último, dezembro de 2020, com 17,4%.

adiamento do enem 2020: resultado da enquete

Ou seja, a tendência é que a nova data do Enem seja, de fato, em 2021, mais provavelmente no mês de maio. A consulta oficial aos estudantes sobre o adiamento também foi realizada pelo Ministério da Educação e pelo INEP, e deu 49,7% dos estudantes com preferência para maio de 2021.

Pesquisa da Hoper tem o mesmo resultado

A Hoper Educação, através do setor de Estudos de Mercado, fez uma pesquisa de opinião com metodologia científica aplicada aos 106 mil alunos do Curso Enem Gratuito, agora na segunda semana de junho. Foram ouvidos 1076 candidatos, conferindo 95% de confiança no resultado, com margem de erro de 3%.

Os resultados foram os seguintes:

  1. Provas em maio 47%
  2. Provas em janeiro 31,9%
  3. Provas em dezembro 21,1%

A Enquete Oficial do INEP, feita na Página do Participante do Enem deu resultados similares, e que confirmam as pesquisas do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.

A dica durante o tempo de escolas fechadas por conta do Coronavírus Covid-19 é aproveitar o tempo em casa para estudar online. Confira as entrevistas que a equipe de produção do Curso Enem Gratuito  fez mostrando o dia a dia dos inscritos no Enem que estão estudando online:

Na maioiria das casas no Brasil temos pouco espaço disponível para os estudantes se organizarem para os estudos. O jeito é ir criando soluções para se manter conectado no conhecimento. Para você seguir no esforço para mandar bem no próximo Enem, veja as aulas gratuitas do canal do Curso Enem Gratuito no Youtube.

Veja o histórico das novas datas do Enem

Após ampla pressão da sociedade pelo adiamento do Enem 2020 em virtude da pandemia de coronavírus, o Inep comunicou no dia 20 de maio que o Exame será adiado. Os candidatos que se inscreveram no Enem 2020 serão consultados sobre o adiamento em enquete realizada na página do participante.

Nesta quarta-feira, dia 10 de junho, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a consulta sobre o adiamento do Enem 2020 será realizada entre os dias 20 e 30 de junho. Logo depois da declaração do Ministro, o Inep informou que os estudantes poderão escolher entre três opções de datas, sendo duas delas em 2021. Assim, é grande  a probabilidade de que a próxima edição do Enem só aconteça no ano que vem.

Consulta sobre adiamento do Enem 2020

Em todas as opções de datas divulgadas pelo Inep, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois finais de semana. Além disso, a primeira realização do Enem digital está mantida.

As novas datas do Enem disponíveis na enquete para você votar serão as seguintes:

Opção 1

  • Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020
  • Enem digital 10 e 17 de janeiro de 2021

Opção 2

  • Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021
  • Enem digital: 24 e 31 de janeiro de 2021

Opção 3

  • Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021
  • Enem digital: 16 e 23 de maio de 2021

Confira abaixo o comunicado oficial do Inep sobre o adiamento do Enem

“NOTA OFICIAL | Adiamento do Enem 2020

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 do dia 27 de maio.”

Os 60 dias viraram 180 dias….

Então,  como você pode ler no comunicado acima, a previsão inicial era de um adiamento de no máximo 60 dias. Mas, agora o MEC mudou e incluiu uma alternativa com 180 dias de adiamento do Enem 2020. E agora? Vote na enquete do Blog sobre as novas datas do Enem.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) vão realizar uma enquete oficial para os inscritos. Esta rodada de pesquisa será realizada na Página do Participante, para que todos os inscritos possam se manifestar.

Mas, você já pode ir marcando tendência agora na Enquete do Blog sobre as novas datas do Enem. Bora, vota lá!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel