Enem 2022: espelhos da redação e nota de treineiros já estão disponíveis  

Entenda como acessar os espelhos da redação do Enem 2022, bem como as notas dos treineiros. Os resultados já estão disponíveis!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou os espelhos da redação e os resultados dos treineiros referentes ao Enem 2022. Isso significa que os estudantes já podem verificar as versões digitalizadas dos textos entregues no dia da prova.

Essa etapa, chamada de “vista pedagógica”, permite que os estudantes entendam os critérios de correção e as notas que receberam em cada uma das cinco competências avaliadas no exame. 

Siga a leitura e saiba como acessar e conferir os seus resultados, e entenda como se preparar para o Enem 2023 com o Curso Enem Gratuito

Como conferir os espelhos da redação 

Os espelhos da redação são versões digitalizadas dos textos escritos e entregues pelos estudantes no dia da prova. Já a vista pedagógica é um documento com comentários sobre o desempenho de cada candidato em cada uma das competências avaliadas. 

Para acessar os espelhos da redação do Enem 2022, é preciso entrar na Página do Participante. Você será redirecionado para o site gov.br, onde deve informar o seu CPF e a senha criada para a inscrição do Enem. 

Depois de preencher esses dados, você será encaminhado de volta à Página do Participante, onde poderá verificar o seu desempenho em todas as edições do Enem. Basta selecionar a opção desejada para visualizar as suas notas e a versão impressa da redação. O detalhamento da sua nota fica disponível no menu “Vista Pedagógica”.

Como a redação do Enem é corrigida

As redações são avaliadas por dois corretores, que podem dar notas de 0 a 200 para cada uma das seguintes competências: 

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entenda melhor cada uma das competências avaliadas na redação do Enem com a professora Daniela Cristina da Silva Garcia, do Curso Enem Gratuito. 

A soma da pontuação recebida em cada um dos critérios resulta na nota da redação de cada estudante

Se houver diferença maior do que 100 pontos nas somas das correções, uma terceira pessoa é chamada para avaliar o texto. Caso a discrepância persistir, a redação é encaminhada para que uma banca especial, formada por três novos membros, atribua a nota final.

Como acessar os resultados dos treineiros?

Estudantes que fizeram as provas do Enem 2022 como treineiros também podem verificar os seus resultados no exame. Basta acessar a Página do Participante e conferir as notas individuais.

As regras para treineiros são iguais aos candidatos regulares, exceto quanto à divulgação dos resultados, que acontece 60 dias depois. Isso acontece porque a participação dos treineiros é voltada apenas para a autoavaliação do conhecimento.

Como ainda não concluíram o ensino médio, os treineiros também não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, como o Sisu, Prouni e Fies.

O Enem 2023 vem aí: prepare-se de graça! 

O cronograma para o Enem 2023 já está no ar:

  • Prazo para justificar ausência no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
  • Resultado do recurso: 19 de maio
  • Inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Se você vai fazer as provas nesta edição, já é hora de começar a se preparar, certo? A boa notícia é que você pode estudar de graça, com o Curso Enem Gratuito.

São três possibilidades de Planos de Estudos – Extensivo, Semiextensivo e Intensivo, que podem ser escolhidas de acordo com o seu tempo e a sua necessidade. 

Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em trilhas de aprendizagem, com aulas escritas, videoaulas, ebooks, simulados e muito mais, de acordo com o que mais cai nas provas do Enem.

O Curso Enem Gratuito foi aprovado pelo parecer CEE/SC 210/220 e é recomendado para as escolas de todo país pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem, Resultado Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel