Exercícios sobre associação de resistores

Teste seus conhecimentos sobre associação de resistores com nossa lista de exercícios! São 10 questões do Enem com gabarito e um resumo para você revisar!

Elétrica é um assunto de Física que sempre tem várias questões no Enem. Por isso, trouxemos um resumo e uma lista de exercícios sobre associação de resistores. Relembre as diferenças entre as associações paralelas e em série, e teste seus conhecimentos!

Resumo sobre associação de resistores

Os resistores são condutores que possuem a finalidade de converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, de aproveitar o efeito Joule. Lâmpadas e aparelhos como o chuveiro elétrico e o ferro de passar, por exemplo, possuem resistores. Além disso, os fusíveis, utilizados para a proteção de circuitos e instalações, também são resistores.

Os aparelhos resistivos são formados por um fio metálico enrolado que é chamado de resistor. Quando o aparelho entra em funcionamento, a corrente elétrica no circuito faz o aquecimento ficar mais concentrado no resistor. Nas lâmpadas, por exemplo, o filamento atinge temperaturas acima de 2000ºC.

Nos circuitos, o resistor é representado por uma linha em zigue-zague ou por um retângulo:

Representação de resistor

Existem vários casos em que os resistores aparecem associados uns aos outros. É o que ocorre com os cordões de luzes natalinas, por exemplo, onde cada lâmpada é um resistor. Existem dois tipos de associação de resistores: em série e em paralelo. Também há casos de associação mista, em que os dois tipos aparecem num mesmo circuito.

Associação em série e em paralelo

A associação em série ocorre quando dois ou mais resistores estão interligados de modo a constituir um único trajeto condutor, ou seja, sem bifurcações. Dessa maneira, a corrente elétrica percorrida por eles tem a mesma intensidade. Já a voltagem se divide entre os resistores.

Na associação série, o cálculo do resistor equivalente (Req) é dado por:

Req = R1 + R2 + R3 + R4 … + Rn

Exercícios sobre associação de resistores.
Exemplo de um circuito com associação em série

A fim de entender melhor como funciona a associação em série, confira a videoaula do Curso Enem Gratuito:

Em contrapartida, a associação em paralelo ocorre quando dois ou mais resistores estão interligados de maneira que todos fiquem submetidos à mesma diferença de potencial. Nesse caso, a corrente elétrica se divide ao longo do circuito elétrico, por isso nem sempre é a mesma que passa por todos os resistores. Já a voltagem é a mesma para todos os resistores da associação.

O cálculo do resistor equivalente na associação em paralelo será dado por:

associação de resistores em paralelo
Exercícios sobre associação de resistores
Exemplo de um circuito com associação em paralelo

Antes de partir para os exercícios sobre associação de resistores, confira mais esta videoaula do professo Seco:

Exercícios sobre associação de resistores

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel