Exercícios sobre Fontes de Energia – Lista de Geografia

Treine para a prova do Enem com a lista de exercícios sobre Fontes de Energia. O gabarito sai na hora para conferir o seu desempenho!

Os exercícios sobre Fontes de Energia são muito comuns no Enem e vestibulares, principalmente por abordar temáticas bastante contemporâneas. Dessa maneira, uma forma interessante de treinar para as provas é completando a nossa lista de exercícios! Mas antes, que tal conferir um resumo sobre o tema?

Resumo sobre Fontes de Energia

A primeira dúvida que surge ao estudar essa parte de Geografia é: o que são fontes de energia? São todas as matérias utilizadas para gerar Trabalho ou Movimento. Por exemplo: um barco à vela que utiliza o vento para se deslocar no mar. Nesse sentido, o vento é uma fonte de energia que gera um movimento no barco. Como essa geração de energia não envolve nenhum outro processo, o vento é considerado uma fonte primária de energia.

Mas, esse vento também pode ser utilizado para movimentar uma turbina eólica, que posteriormente irá transformar esse movimento em energia cinética, usada para gerar energia elétrica. Nesse caso, estaríamos falando de uma fonte de energia secundária.

Matriz energética de um país

Outro conceito fundamental desta aula é o de Matriz Energética. Todo país conta com algumas formas diversas de fontes de energia em seu território, sendo o conjunto dessas chamado de matriz energética. No Brasil, por exemplo, grande parte da nossa fonte de energia vem das usinas hidroelétricas (próximo aos 60%), sendo o restante dividido entre usinas de carvão e nucleares.

Inclusive, um dos maiores pontos de debate atualmente sobre a matriz energética do Brasil é a alta concentração em apenas um modelo, tornando-nos altamente dependentes de recursos hídricos. É por isso que, a cada crise de estiagem, forma-se um clima de preocupação em relação ao abastecimento energético do país.

Fonte de energia renovável x fonte de energia não renovável

As fontes renováveis são aquelas que permitem a sua renovação, como é o caso dos exemplos abaixo:

  • Energia Solar
  • Energia Hidráulica
  • Energia Geotérmica
  • Energia Eólica

Já em relação as fontes de energia não renováveis, temos como principais exemplos:

  • Petróleo
  • Gás natural
  • Carvão mineral
  • Nuclear

Aula de Fontes de Energia

Antes de começar a lista de exercícios sobre fontes de energia, recomendamos que você assista a aula do Prof. Carrieri sobre o tema:

Lista de exercícios sobre Fontes de Energia

Carolina Prieto

Categorias: Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel