O Fies do 2º semestre está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto. Saiba como fazer a sua e confira as novidades desta edição!
O prazo para as inscrições para o Fies do 2º semestre encerra nesta terça-feira, dia 27. O processo seletivo, que teve início no dia 22 de agosto, é realizado exclusivamente pela plataforma digital do MEC.
Essa edição do Fundo de Financiamento Estudantil tem novidades para os grupos prioritários. São 70 mil vagas, com cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.
Acompanhe a leitura e saiba como fazer a sua inscrição!
Inscrições para o Fies do 2º semestre
As inscrições para o Fies do 2º semestre são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 27 de agosto, pelo Fies Seleção, no portal Acesso Único.
Caso seja o seu primeiro acesso no portal, é necessário criar uma conta no Login Único do governo federal (GOV.BR).
Para entrar na conta, basta inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Logo depois, você será redirecionado à página do Fies Seleção para fazer a inscrição.
Veja também: Mudanças no Fies 2024: entenda as novidades dessa edição
Quem pode participar
Para participar da seleção, é necessário cumprir as seguintes condições:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições;
- Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;
- Ter tirado nota superior a zero na prova de redação;
- Não ter participado no Enem como “treineiro”; e
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
De acordo com o edital, não poderão participar aqueles candidatos que não tiverem quitado um financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de utilização do financiamento.
Reserva de vagas e Fies Social
O Fies do 2º semestre passa a oferecer, pela primeira vez, reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de àqueles com deficiência.
Assim como no último semestre, o Fies Social vai reservar 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
É importante destacar que o cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital.
No caso dessas pessoas, será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, retoma o papel social do programa no atendimento às necessidades de estudantes de baixa renda.
Quando sai o resultado?
O resultado do Fies do 2º semestre será divulgado no dia 9 de setembro. A complementação da inscrição dos pré-selecionados deve ser realizada de 10 a 12 de setembro.
Após essa etapa, o MEC realiza novas convocações pela lista de espera, entre 16 de setembro e 29 de outubro, para preencher as vagas que não tiverem sido ocupadas.
Na página do Fies, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera precisa ser feita em até três dias úteis após a data da convocação.
Passo a passo da inscrição no Fies do 2º semestre
O MEC criou um passo a passo para auxiliar os estudantes a realizarem a inscrição. Basta seguir as etapas:
- Entre no portal Acesso Único e faça o login com a sua conta GOV.BR.
- Preencha os campos com seus dados pessoais e clique em “Gravar e avançar”.
- Faça a autodeclaração do seu perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é necessário informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
- Escolha três cursos desejados. Aqui, você vai selecionar a instituição de ensino, preenchendo estado, município e curso pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas.
- Preencha seus dados financeiros e os da sua família.
- Revise todas as informações e, caso esteja tudo certo, confirme a inscrição.
- Salve o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Conheça outras opções de bolsas de estudo
Além das bolsas de estudos do governo federal, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo.
As bolsas de estudos têm descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014, ou seja, você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto.
Também é possível optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.