Filosofia no Brasil! Aula de revisão Enem e Vestibular

No Brasil, tem filosofia? Tem Filósofos? Saiba tudo sobre a filosofia no Brasil para arrasar no Enem!

Primeiramente é importante lembrar que há uma legislação específica para a educação, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira.

Nessa lei, está disposto que a filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no Ensino Médio, desde que a Lei nº 11.684/08  foi aprovada.

A Lei nº 9.394/96 dispõe:

“Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:
(…) § 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:
(…) III – domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.”

E a partir daí, a filosofia e a sociologia começaram a fazer parte do dia a dia dos estudantes do Ensino Médio. Apesar dos estudantes terem acesso aos conteúdos e a história da filosofia, esses na sua maioria, não são de origem brasileira e sim, principalmente,européia.

[box type=”note” align=”” class=”” width=”90%”]A filosofia ganhou um destaque maior a partir de 2009, com a presença de duas questões, uma sobre Aristóteles e Tocqueville ( assuntos dos próximos posts) e desde então tem-se feito presente. Geralmente é cobrada de maneira interdisciplinar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, porém,  no exame de 2012, foram oito questões de natureza filosófica.[/box]

Filosofia no Brasil e Enem

E a Filosofia no ENEM?

As questões que envolvem os temas de Filosofia exigem que o candidato tenha conhecimento em relação aos períodos históricos, e qual a importância do fato filosófico para a história da humanidade, assim como seus desdobramentos.

O que saber sobre cada tema:

  • Origem da filosofia, seus principais filósofos e suas teorias;
  • Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de cada um)e a lógica;
  • Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (relação da fé e da razão).
  • Filosofia moderna: Maquiavel (concepções na política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um deles) Nietzsche, Immanuel Kant, e Sartre ;
  • Filosofia da ciência (Francis Bacon, René Descartes);
  • Filosofia contemporânea: Michel Foucault.

Filósofos no Brasil

 

Filosofia no Brasil

Apesar de não haver um pensamento filosófico genuinamente brasileiro, há sim um grande número de filósofos brasileiro, como: Tobias Barreto, que junto Farias Brito inauguraram a trilha e estabeleceram as bases para o desenvolvimento de uma filosofia brasileira, temos também Bento Prado de Almeida Ferraz Jr., Marilena Chauí, Márcia Tiburi, Mario Sergio Cortella, Oswaldo Giacóia entre outros.

A filosofia conheceu certa popularização no Brasil, pois canais de televisão veicularam programas de filosofia, como o quadro Ser ou Não Ser, com Viviane Mosé, no Fantástico, da Rede Globo. O canal GNT manteve a filósofa Márcia Tiburi (1970-atual) por cinco anos em seu programa Saia Justa.

Aviso aos navegantes…

Filosofar é pensar! A filosofia é antes de tudo, um exercício do pensamento.

E falando em exercício, vamos exercitar um pouco?

Questão 1:Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se

A – preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
B – desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C – entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
D – conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

Questão 2: A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.

A – A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
B – O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
C – O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
D – A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

Paula Filosofia
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula Pille  é  formada  em  Filosofia  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da  Grande  Florianópolis  desde  2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel