Grande parte das questões de física do Enem envolvem medidas. Nessas questões é importante conhecer e saber lidar com cálculos e interpretações que envolvem medidas e conversão.
Aprender sobre medidas não vale apenas para as questões com resolução via matemática, mas também para você se dar bem nas questões interpretativas!
Para fazer ciência precisamos observar nosso mundo e, além disso, retirar informações dele para poder melhor entendê-lo.
Dica 1 – Quer saber o que mais pode encontrar no Enem? Confira no link abaixo algumas dicas gerais sobre a física no Enem! https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-mais-cai-prova/
Essas informações são obtidas através de medidas, como por exemplo, o seu peso! Agora, por mais que qualquer um de nós possa se pesar é importante notar que, para comparar nosso peso com o de outras pessoas ou coisas, essas devem ter medidas na mesma unidade.
Por essa necessidade, em comparar os mais diversos dados, tanto para fins econômicos, ou de divulgação científica, o homem procurou estabelecer sistemas de medidas, padrões assim por dizer, para que todos falem a mesma língua.
Dica 2 – Carregue sempre as unidades junto com suas informações, não se esqueça daquelas “letrinhas” que vem após os números!
Entender no verso do seu carregador de bateria do notebook que aquele V é de volt (unidade de tensão elétrica) e aquele A é de ampère (unidade de corrente elétrica) é algo útil tanto para utilizar corretamente o equipamento, tanto para garantir a segurança de quem o usa. É por estes motivos que o Enem cobra as unidades de medida de maneira indireta em suas questões. Indireta? Sim, até o momento, e provavelmente no decorrer das próximas provas, nunca tivemos uma questão que tratasse desse assunto sem contextualização, ele geralmente está inserido no meio de uma questão.
Dica 3 – Procure conhecer algumas relações básicas de conversão entre as unidades de medida padrão e aquelas mais comuns do dia a dia. No link 2 você encontra um vídeo do pessoal da Cola da web, mostrando algumas transformações passo a passo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Tabela_de_convers%C3%A3o_de_unidades
Quando estiver lendo uma questão, atente-se para as unidades de medida de cada informação, pois elas geralmente já te encaminham para uma solução mais coerente da questão. Retire as informações (os valores) em conjunto de suas unidades de medida e intensidades. No exemplo abaixo, temos uma questão do Enem que lida com várias grandezas diferentes, veja como é importante cuidar com as unidades que estamos utilizando:
Enem – 2010.Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua= 1 g/cm³.
No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a:
a) 0,073 kg.
b) 0,167 kg.
c) 0,250 kg.
d) 0,375 kg.
e) 0,750 kg
SOLUÇÃO: Primeiro, atente ao detalhe que os legumes não boiam na água, logo, essa não é uma questão de empuxo, e sim de densidade, ou seja, uma questão simples (claro comparada com outras tantas mais complexas que o Enem nos apresenta).
Lembrando que, densidade (ρ) é a razão entre a massa de um objeto e o espaço que ele ocupa, ou seja, sua massa (m) pelo seu volume (V).
Agora, se a densidade dos legumes é metade da densidade da água (1 g/cm³) dada no enunciado, a metade só pode ser 0,5 g/cm³. Atente para o fato de sempre manter as unidades em cada número.
Bom, precisamos agora saber o volume desses legumes para utilizar a expressão da densidade para averiguar se essa balança está pesando corretamente ou não. Bom, agora é uma questão de lógica, mas vamos com calma para entender essa questão direito.
Dica 4 – Estude também com nossas Apostilas Grátis, procure a matéria que você quer estudar, é gratuita! https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
O recipiente possui 1,0 L de água, quando colocamos os legumes o volume sobe para 1,5 L, entretanto 1/3 dos legumes estão fora da água, ou seja, 2/3 deles estão dentro do recipiente, o que nos leva à seguinte conclusão: 2/3 do volume dos legumes deve ser o 0,5 L a mais aparecendo em nosso recipiente.Assim, se 2/3 são 0,5, o volume inteiro dos legumes deve ser 0,75 L.
Bom depois de todo esse raciocínio vamos ao que interessa, e as unidades? Qual a importância?
Pois bem, agora é que é cobrado do estudante que ele saiba as relações entre as unidades de medida, como por exemplo, que em um litro equivale a 1000 cm³, o que acaba com todo o problema, veja:
cm³ em cima, corta com o de baixo e chegamos á:
Resposta correta item “d”.
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