Física no Enem: aprenda a resolver as questões que mais caem

Física é um 'terror' para você nas provas do Enem e do Vestibular? Então, está na hora de perder o medo. Veja as dicas do professor Max Steiner para resolver as 10 questões que mais caem de Física nos Exames.

Chega de ter medo das questões de Física no Enem. Veja aqui o que mais cai nas provas com as melhores dicas do professor Max Steiner. O Blog do Enem tem aula gratuitas para todos os tópicos. Veja.

A forma de elaborar as questões que fazem parte da prova do Enem é bem diferente da metodologia que era adotada nos vestibulares tradicionais. A lógica do Enem está mais orientada para a compreensão de um determinado fenômeno e de como buscar a melhor solução.  Veja as recomendações do professor Max: Concentre-se no problema descrito e na solução mais viável, em vez de se preocupar sobre qual regra ou equação usar.

Isso já muda a postura que devemos ter quando começamos a ler uma questão. Em um vestibular ao ler uma questão do caderno de física é aconselhável já ir procurando selecionar informações e dados relevantes dentro dos assuntos estudados em física no ensino médio para resolver a questão.

Mas, numa prova do Enem a sua primeira ação deve ser identificar sobre qual fenômeno a questão diz respeito. Depois, então, é que você deve procurar uma solução.

Revisão de Física Enem com aulas gratuitas, exercícios e gabaritos. Escolha nos links abaixo o que falta para você revisar:

  1.  A Força do Atrito;
  2. Confira a Teoria da Relatividade;
  3. Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV);
  4. As Três Leis de Newton;
  5. A Mecânica Celeste da Johan Kepler;
  6. Calor Sensível e Calor Latente; e,
  7. 1ª e a 2ª Leis da Termodinâmica.
  8. Movimentos Notáveis (MRU);
  9. Os Princípios da Eletrostática;
  10. Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica;
  11. O Princípio Geral das Trocas de Calor;
  12. Vetores e Soma Vetorial.

Dica 1 – Energia – Eletricidade e Mecânica

O assuntos mais frequentes envolvendo Energia, Eletricidade e Mecânica são os tipos de energia, fontes, consumo, cálculo e transformaçõesEnergia Potencial ElétricaComo grande parte das questões de Física Enem, as questões deste ano tendem a ter temas do dia a dia e aplicações práticas. Clique na imagem acima.

As fontes de Energia são um elemento importante para o estudo da Física. Veja sobre energia elétrica, sobre as usinas nucleares, sobre a energia do carvão, do petróleo e dos ventos. Cai no Enem. Revise na imagem sobre Fontes de Energia Fontes de Energia

Dica 2  – Enem e a Energia Nuclear. Veja aqui aula gratuita sobre a Teoria da RelatividadeAlbert Einstein é Física no EnemAlbert Einstein criou a equação total de que Energia é igual à Massa vezes a Velocidade da Luz ao Quadrado. Confira revisão online na imagem acima.

Dica 3 –  As Três Leis de Newton

Todo ano caem questões envolvendo os conceitos e as aplicações das 3 Leis de Isaac Newton. Ele criou a Lei da Inércia, a Lei da Ação e Reação, e o princípio da Dinâmica. Veja Revisão completa das Três Leis de Newton.

as três leis de newton destacada
veja as Três Leis de Newton

 Dica 4 – Termologia ou Calorimetria

A Universia Brasil, por meio de sua professora Mônica, revela que assuntos relacionados a calorimetria, temperatura média, calor específico, isolante térmico e transformações térmicas, são temas que devem ser estudados mais a fundo para a prova de Física Enem. Outro destaque importante (e básico) é a diferença entre temperatura e calor. Fique ligado =)

Veja Escalas Termométricas – Você lembra sobre o ponto de ebulição da água em Graus Célsius, em Graus Kelvin, e em Graus Fahrenheit? Revise aqui nesta aula de Escalas Termométricas. É Física no Enem.escalas termométricas destaque

Dica  5 Calor sensível e Calor Latente – Revisão de Física Enem. Calor Sensível e Calor Latente

 Veja sobre Hidrostática

Os assuntos campeões quando se trata de hidrostática são massa, densidade e empuxo. O conceito básico de cada um desses três assuntos é super importante para você matar qualquer questão de Física Enem quando for de hidrostática.

Dica 6 –  Dilatação térmica dos líquidos – Veja como a variação da temperatura interfere nos líquidos. Aula sobre Dilatação Térmica dos Líquidos.dilatação térmica dos líquidos

 Dica 7 – Ondulatória e Fenômenos Ondulatórios

Fique ligado em ondas magnéticas, esse assunto pode cair em Física Enem. LEMBRE-SE da principal regra de ondulatória: no vácuo, a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é igual à velocidade da luz. Veja aqui aula gratuita sobre Ondulatória.fenômenos ondulatórios

Dica extra – Movimentos Circulares – Física Enem:  https://blogdoenem.com.br/movimentos-circulares-fisica-enem/

 Revisão sobre Cinemática

Aqui o leque de opções é maior, mas também é tido como mais simples: velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração são os assuntos que também aparecer na prova de Física Enem deste ano. A palavra-chave quando o assunto é cinemática é MOVIMENTO.

Dica 8 – Física Enem – Revise Cinemática com videoaulas e arrase na prova:  https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-revise-cinematica/ movimentos notáveis destacada

A Teoria da Gravitação Universal  – A Mecânica Celeste de Johanes Kepler

Dica 9 -Aprenda sobre o equilíbrio e a trajetória dos astros. Quem decifrou este mistério foi o matemático e astrônomo  Johannes Kepler. E quando ele fez isso não existia computador, máquina de calcular e muito menos eletricidade. Foi tudo no olho, na mão, e na cabeça, com muita inteligência e precisão científica. Veja aqui aula sobre As Leis de Kepler.

mecÂNICA CELESTE destacada
Veja as Leis de Kepler

Dica 10 – Termodinâmica – Veja aulas completas sobre as Leis da Termodinâmica

1ª Lei da Termodinâmica – Em qualquer processo termodinâmico, a energia pode ser transferida de um sistema para outro sob duas formas: sob a forma de calor Q ou sob a forma de trabalho τ. Ficou difícil ‘matar de primeira’?  Então é porque você precisa mesmo revisar a 1ª Lei da Termodinâmica.

1ª lei termodinâmica destacada
revise aqui

A 2ª Lei da Termodinâmica

O princípio da conservação da energia estabelece que as conversões de energia de uma forma em outra devem ocorrer de modo que a energia total permaneça constante. Veja aqui a 2ª Lei da Termodinâmica.

2ª Lei da Termodinâmica
revise aqui

Fique de olho!!!

Obviamente você não deve focar apenas nesses 10 assuntos para a prova de Física Enem  neste ano. A parte básica, como interpretar gráficos e tabelas também é algo presente em muitas questões do Enem. Uma boa olhada no enunciado e nas informações que a própria questão te dá pode te trazer muitas facilidades.

 Estes são os temas que mais caem nas questões de Física nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e também nas provas dos Vestibulares das universidades mais disputadas do Brasil. agora, é com você.

Confira mais dicas do professor Max para resolver as questões de Física

A – Pratique sua leitura, o Enem trabalha com interpretação de texto em praticamente todas suas questões, inclusive, apresenta textos mais longos que provas de vestibulares tradicionais praticam.

O Enem trabalha com várias questões fenomenológicas, e geralmente possui textos longos e bem descritivos sobre a situação-problema apresentada. Isto muitas vezes desestimula a maior parte dos estudantes a prosseguir com a leitura. Mas, quando a leitura é bem realizada, acaba por responder a questão praticamente sozinha. Procure manter a calma durante a prova e ler as questões procurando entender o texto, sem pressa!

B – Não se apegue somente a fórmulas, estude a fundo os fenômenos e suas descrições também.

É comum ver cursos especializados em vestibulares ministrando apresentações focadas no uso de fórmulas, como decorá-las e maneiras práticas de como aplicá-las. Provavelmente por manter esse foco curto, grande parte dos “cursinhos” obtém maus resultados no Enem.

C – Existem sim algumas questões no Enem nas quais é imprescindível o uso de equações e da matemática, entretanto, no mínimo metade das questões que englobam a área da física não utilizam nenhuma equação. Nessas questões é mais importante você entender os conceitos abordados na questão, confira um exemplo abaixo:

Questão Enem (2010) –Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais  proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

física

Figura: Questão 53 – ENEM 2010

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera  –  uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos  telescópios, no espaço ou na Terra. O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

a) na temperatura da superfície do planeta.

b) no formato da camada gasosa do planeta.

c) no campo gravitacional gerado pelo planeta.

d) na composição química das nuvens do planeta.

e) na densidade das nuvens que compõem o planeta.

Essa foi a questão que mudou minha impressão sobre o Enem. Leia-a atentamente, procure tirar algum dado, busque alguma equação para resolver sua vida, e aí? Alguma sorte? Não, não tem margem para isso. Foi nesse tipo de questão que eu vi o Enem exigir que seus alunos tivessem conhecimentos básicos sobre diversas áreas e fossem capazes de, através desses conhecimentos, interpretar eventos ou notícias científicas como essa acima.

Dica de Física Enem – A Teoria da Relatividade para sua prova https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-relatividade/

Bem vamos a solução. Primeiro, por que existem faixas escuras e claras? Simples, o Sol manda luz a Júpiter, as nuvens mais densas, ou com materiais que absorvam mais luz, refletem menos luz e as vemos mais escuras. Entretanto, Júpiter é um planeta gasoso, e os gases mais leves ficam mais longe do centro de massa devido a interação gravitacional, portanto sua superfície é basicamente hidrogênio e oxigênio.

Sabendo disso, formato da camada gasosa não é uma questão, tão pouco a composição química das nuvens do planeta. Não faria sentido o campo gravitacional sofrer tamanha mudança sem nenhum motivo intenso. A resposta correta é o item “e”, sim, a densidade das nuvens deve ter mudado devido ao fato enunciado de que os gases em Júpiter estão em constante movimento, veja que uma variação da temperatura poderia causar uma mudança de densidade dos gases, mas ainda teríamos dois problemas, 1º a alternativa “e” também estaria correta e você teria duas alternativas corretas, segundo, não existem informações suficientes para concluir que ocorreram mudanças bruscas de temperatura em Júpiter.

D – Teste seus conhecimentos, realize as provas anteriores do ENEM.

 Felizmente os temas abordados nas provas do Enem mudam a cada ano. Logo, não é porque em 2013 ocorreu uma predominância de questões sobre eletricidade e circuitos elétricos, que em outros anos o mesmo ocorrerá.

Entretanto a maneira como o conhecimento é explorado no Enem vem mantendo certa constância, portanto procure realizar as provas passadas, estude através delas, e assim estará mais acostumado a resolver o tipo de problema proposto pelo ENEM, o que de quebra ajuda a manter a calma e confiança enquanto estiver realizando a prova.

No link abaixo você encontra o portal do governo com as provas e os gabaritos. Não entendeu o porquê de uma resposta? Sem problema! Nas páginas do Blog do Enem você encontra a resposta.

Atualidades – Não se esqueça de também se manter atualizado com os grandes eventos que ocorrem no Brasil e no mundo, esses eventos sempre estão presentes no Enem e vestibulares de um modo direto ou indireto. Em um ano de copa do mundo em pleno Brasil, questões sobre tecnologias empregadas ao futebol, por exemplo, são uma possibilidade.

E- Além das atualidades, mantenha o olho em novas tecnologias!

 Nas últimas provas do Enem os conceitos trabalhados foram bem diversos, geralmente ligados ao movimento, hidrostática e eletromagnetismo, que são áreas bem vastas, com vários conceitos e fenômenos importantes.

Entretanto o que podemos apostar é que o Enem sempre buscará trazer questões que trabalhem fenômenos ligados a dispositivos do dia a dia, como no Enem de 2013 que havia uma questão sobre uma catraca. Questões sobre a tecnologias que gerem economia também são um prato cheio para os redatores do Enem, portanto procure acompanhar novidades dentro da ciência através de sites ou revistas.

Max - Fìsica
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre foram preparados pelo professor Max Montagnoli Steiner para o Blog do Enem. Max tem curso técnico em eletrônica pela escola técnica Tupy e é formado em física pela UFSC, atualmente leciona pelo estado de Santa Catarina. Facebook:
https://www.facebook.com/max.montagnolisteiner.1 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel