Física no Enem – Veja como resolver as questões que mais caem no Enem.

Física é um dos 'terrores' para você para a prova do Enem e do Vestibular? Esta matéria faz parte da área de estudo das Ciências da Natureza. Veja aqui as melhores dicas para você perder o medo de Física. Dicas do professor Max Steiner com o que mais cai na prova.

Chega de ter medo das questões de Física no Enem. Veja aqui o que mais cai nas provas com as melhores dicas do professor Max Steiner. O Blog do Enem tem aula gratuitas para todos os tópicos. Veja.

A forma de elaborar as questões que fazem parte da prova do Enem é bem diferente da metodologia que era adotada nos vestibulares tradicionais. A lógica do Enem está mais orientada para a compreensão de um determinado fenômeno e de como buscar a melhor solução.

Veja estas quatro recomendações do professor Max:

#01 – Concentre-se no problema descrito e na solução mais viável, em vez de se preocupar sobre qual regra ou equação usar.

Isso já muda a postura que devemos ter quando começamos a ler uma questão. Em um vestibular ao ler uma questão do caderno de física é aconselhável já ir procurando selecionar informações e dados relevantes dentro dos assuntos estudados em física no ensino médio para resolver a questão.

Mas, numa prova do Enem a sua primeira ação deve ser identificar sobre qual fenômeno a questão diz respeito para então procurar uma solução.

Dicas do Blog do Enem: Veja aqui os Temas de Física que mais caem nas provas:

Apostila Gratuita de Física
Apostila Gratuita de Física

Revisão de Física Enem com aulas gratuitas, exercícios e gabaritos. Escolha nos links abaixo o que falta para você revisar:

A Força do Atrito;   Confira a Teoria da Relatividade;  Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV); As Três Leis de Newton; a Mecânica Celeste da Johan Kepler; Calor Sensível e Calor Latente; A 1ª e a 2ª Leis da Termodinâmica.

Veja também aulas gratuitas sobre Movimentos Notáveis (MRU); Os Princípios da Eletrostática;  Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica;  O Princípio Geral das Trocas de Calor;   Vetores e Soma Vetorial.  Estes são os temas que mais caem nas questões de Física nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e também nas provas dos Vestibulares das universidades mais disputadas do Brasil. agora, é com você.

Confira a Dica 2 do professor Max para você conseguir resolver as questões de Física

#02 – Pratique sua leitura, o Enem trabalha com interpretação de texto em praticamente todas suas questões, inclusive, apresenta textos mais longos que provas de vestibulares tradicionais praticam.

O Enem trabalha com várias questões fenomenológicas, e geralmente possui textos longos e bem descritivos sobre a situação-problema apresentada. Isto muitas vezes desestimula a maior parte dos estudantes a prosseguir com a leitura. Mas, quando a leitura é bem realizada, acaba por responder a questão praticamente sozinha. Procure manter a calma durante a prova e ler as questões procurando entender o texto, sem pressa!

#03 – Não se apegue somente a fórmulas, estude a fundo os fenômenos e suas descrições também.

É comum ver cursos especializados em vestibulares ministrando apresentações focadas no uso de fórmulas, como decorá-las e maneiras práticas de como aplicá-las. Provavelmente por manter esse foco curto, grande parte dos “cursinhos” obtém maus resultados no Enem.

Existem sim algumas questões no Enem nas quais é imprescindível o uso de equações e da matemática, entretanto, no mínimo metade das questões que englobam a área da física não utilizam nenhuma equação. Nessas questões é mais importante você entender os conceitos abordados na questão, confira um exemplo abaixo:

Enem (2010) –Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais  proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

física

Figura: Questão 53 – ENEM 2010

Dica 02 – Apostila Enem Gratuita de Física aqui para você, só baixar e começar a estudar https://blogdoenem.com.br/apostila-do-enem-2/

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera  –  uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos  telescópios, no espaço ou na Terra. O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

a) na temperatura da superfície do planeta.

b) no formato da camada gasosa do planeta.

c) no campo gravitacional gerado pelo planeta.

d) na composição química das nuvens do planeta.

e) na densidade das nuvens que compõem o planeta.

Essa foi a questão que mudou minha impressão sobre o Enem. Leia-a atentamente, procure tirar algum dado, busque alguma equação para resolver sua vida, e aí? Alguma sorte? Não, não tem margem para isso. Foi nesse tipo de questão que eu vi o Enem exigir que seus alunos tivessem conhecimentos básicos sobre diversas áreas e fossem capazes de, através desses conhecimentos, interpretar eventos ou notícias científicas como essa acima.

Dica 03 – Física Enem – A Teoria da Relatividade para sua prova https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-relatividade/

Bem vamos a solução. Primeiro, por que existem faixas escuras e claras? Simples, o Sol manda luz a Júpiter, as nuvens mais densas, ou com materiais que absorvam mais luz, refletem menos luz e as vemos mais escuras. Entretanto, Júpiter é um planeta gasoso, e os gases mais leves ficam mais longe do centro de massa devido a interação gravitacional, portanto sua superfície é basicamente hidrogênio e oxigênio.

Sabendo disso, formato da camada gasosa não é uma questão, tão pouco a composição química das nuvens do planeta. Não faria sentido o campo gravitacional sofrer tamanha mudança sem nenhum motivo intenso. A resposta correta é o item “e”, sim, a densidade das nuvens deve ter mudado devido ao fato enunciado de que os gases em Júpiter estão em constante movimento, veja que uma variação da temperatura poderia causar uma mudança de densidade dos gases, mas ainda teríamos dois problemas, 1º a alternativa “e” também estaria correta e você teria duas alternativas corretas, segundo, não existem informações suficientes para concluir que ocorreram mudanças bruscas de temperatura em Júpiter.

#04 – Teste seus conhecimentos, realize as provas anteriores do ENEM.

 Felizmente os temas abordados nas provas do Enem mudam a cada ano. Logo, não é porque em 2013 ocorreu uma predominância de questões sobre eletricidade e circuitos elétricos, que em outros anos o mesmo ocorrerá.

Entretanto a maneira como o conhecimento é explorado no Enem vem mantendo certa constância, portanto procure realizar as provas passadas, estude através delas, e assim estará mais acostumado a resolver o tipo de problema proposto pelo ENEM, o que de quebra ajuda a manter a calma e confiança enquanto estiver realizando a prova.

No link abaixo você encontra o portal do governo com as provas e os gabaritos. Não entendeu o porquê de uma resposta? Sem problema! Nas páginas do Blog do Enem você encontra a resposta.

Link – http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores

Atualidades – Não se esqueça de também se manter atualizado com os grandes eventos que ocorrem no Brasil e no mundo, esses eventos sempre estão presentes no Enem e vestibulares de um modo direto ou indireto. Em um ano de copa do mundo em pleno Brasil, questões sobre tecnologias empregadas ao futebol, por exemplo, são uma possibilidade.

#05 – Além das atualidades, mantenha o olho em novas tecnologias!

 Nas últimas provas do Enem os conceitos trabalhados foram bem diversos, geralmente ligados ao movimento, hidrostática e eletromagnetismo, que são áreas bem vastas, com vários conceitos e fenômenos importantes. Entretanto o que podemos apostar é que o Enem sempre buscará trazer questões que trabalhem fenômenos ligados a dispositivos do dia a dia, como no Enem de 2013 que havia uma questão sobre uma catraca. Questões sobre a tecnologias que gerem economia também são um prato cheio para os redatores do Enem, portanto procure acompanhar novidades dentro da ciência através de sites ou revistas.

Max - Fìsica
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre foram preparados pelo professor Max Montagnoli Steiner para o Blog do Enem. Max tem curso técnico em eletrônica pela escola técnica Tupy e é formado em física pela UFSC, atualmente leciona pelo estado de Santa Catarina. Facebook:
https://www.facebook.com/max.montagnolisteiner.1 .