Você já pensou em cursar Fonoaudiologia? Gostaria de saber um pouco mais sobre a profissão para decidir se combina mesmo com você? Então leia esse post!
A Fonoaudiologia se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e da reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita.
O fonoaudiólogo é o profissional que cuida de tudo aquilo que está relacionado a comunicação oral e escrita, tratando de trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura.
Um cenário comum é a reabilitação do paciente exigir que o fonoaudiólogo trabalhe em conjunto com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição.
Os lugares mais típicos de trabalho para o profissional de Fonoaudiologia são clínicas, consultórios, escolas, hospitais, emissoras de televisão, universidades e empresas.
Perfil do Fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo deve ter capacidade de se relacionar e gostar de cuidar de outras pessoas. Como a área está em constante evolução, é importante estar preparado para continuar estudando mesmo depois do término da graduação.
Mercado de trabalho para Fonoaudiologia
O mercado de trabalho anda aquecido para os profissionais de Fonoaudiologia. Segundo a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo, Thelma Costa, o profissional recém formado encontra uma área em crescimento e com muitas possibilidades de especialização.
O avanço das políticas públicas de saúde, a lei federal que obriga os convênios médicos a cobrir no mínimo seis sessões de fonoaudiologia por ano, o envelhecimento da população e os modernos recursos tecnológicos da Medicina são alguns dos principais fatores que aumentam a demanda por esse profissional.
Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais que a usam como instrumento de trabalho, como atores, cantores e apresentadores de TV.
As oportunidades podem ser encontradas, principalmente, nos grandes centros urbanos. As melhores delas, atualmente, estão na saúde coletiva e pública, em que o profissional faz o papel de gestor e cria políticas para as diferentes atuações do fonoaudiólogo.
SALÁRIO INICIAL: R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00 – Fonte: profa. Carla Gentile Matas, da USP, ouvida pelo Guia do Estudante.
O Curso de Fonoaudiologia
Durante os quatro anos da graduação, o aluno de Fonoaudiologia tem muito contato com disciplinas ligadas as Ciências Biológicas e a área da saúde, como anatomia, fisiologia, genética e patologias. Já das Ciências Sociais e Humanas, o aluno tem contato com psicologia, pedagogia e ética.
Porém, a maior parte da formação é dedicada a conteúdos específicos da profissão, como audição, e linguagem oral e escrita e fala. Estágio e monografia de conclusão de curso são obrigatórios.
Dica 1 – Já escolheu a sua profissão? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e ter um bom salário: https://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/
E DEPOIS DA FACULDADE?
O Guia do Estudante preparou uma lista com as opções de caminhos que o estudante de Fonoaudiologia pode seguir depois de formado. Confira a lista abaixo e veja se algum desses caminhos combina com os objetivos de vida que você tem:
Audiologia
Diagnosticar e prevenir problemas de audição, realizando testes e elaborando programas de redução de barulho. Selecionar e adaptar aparelhos para correção de problemas auditivos.
Linguagem
Prevenir e tratar distúrbios na fala e na escrita. Trabalhar com comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.
Motricidade oral
Avaliar e tratar problemas relacionados com a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.
Voz
Aplicar técnicas para o aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia de profissionais que utilizam a voz em suas atividades. Prevenir e tratar problemas como rouquidão e sequelas de tumor.
ONDE ESTUDAR? (CURSOS CLASSIFICADOS COMO 5 ESTRELAS PELO GUIA DO ESTUDANTE)
– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, PE
– Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, RS
– Universidade de São Paulo (USP) – Bauru, SP
– Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Marília, SP
– Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo, SP
– Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP
E aí, tudo pronto para começar a estudar Fonoaudiologia? Se esse ainda não é o seu curso, clique aqui e dê uma conferida no nosso Guia de Profissões!
Fonte: G1 e Guia do Estudante