Função Tangente: Estudando trigonometria para o Enem!

No post de hoje vamos estudar a função tangente, sua representação gráfica e suas principais características. Revise conosco e fique fera!

Olá, pessoal! Todos aqueles que estão estudando para a prova de Matemática e suas Tecnologias devem ter observado que são vários os tópicos relacionados com a trigonometria. Hoje vamos voltar nossa atenção para um desses tópicos: a função tangente.

Vamos analisar a variação de sinal no gráfico e no ciclo trigonométrico, assim como o seu domínio e imagem.

A Função Tangente

 

2

Confira no Gráfico a Função Tangente

3

 

4

Os valores positivos e negativos no círculo quadrático – A Função Tangente

5

Confira a aula selecionada que inicia os estudos de trigonometria:

 

Exercícios sobre a Função Tangente

 6

 

7

 

8

Resumo sobre os fundamentos da Trigonometria

Os triângulos retângulos são polígonos de três lados e três vértices onde encontramos dois ângulos agudos e um ângulo reto (formando um ângulo de 90º). Ele costuma aparecer bastante no Enem e demais vestibulares, então é importante que você domine suas propriedades!

Confira agora com o professor Sérgio Sarkis onde está a origem da Trigonometria. Vêm de muito longe, vêm da Grécia Antiga nos temos dos primeiros filósofos matemáticos. O elemento central está no Triângulo Retângulo.

Acompanhe com este resumo disponível no canal do Curso Enem Gratuito:

O Teorema de Pitágoras está no início de tudo: a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Os textos e exemplos acima sobre Tangente foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel