O que é Fuso Horário: veja agora no resumo de Geografia

Se ligue na Geografia para entender os Fusos Horários do Brasil. As provas do Enem acontecem de acordo com 'a hora oficial de Brasília', independentemente se a sua cidade está em um Fuso Horário diferente da Capital Federal. Veja nesta aula gratuita os quatro Fusos Horários do país para mandar bem nas questões de Geografia.

Então, se liga nesta dica para não se perder nas questões de geografia do Enem e do Encceja sobre o que é Fuso Horário, e aprenda sobre os Quatro Fusos Horários do Brasil.  Cai direto nas provas de Ciências Humanas, nas questões de Geografia.

É comum dizer que o Brasil é um país de dimensões continentais. De fato, sendo o 5º em extensão territorial no mundo, inegavelmente, é um título justo. O país tem quatro fusos horários. Quase ninguém sabe disso.

Fusos Horários do Brasil

Com quase 9 milhões de Km², o Brasil possui características peculiares por conta dessa imensidão. Poucos países possuem mais de um fuso horário. O Brasil possui quatro.

O momento da prova do Enem é único em todo o país, definido pela ‘hora oficial de Brasília’, e vale para todos os candidatos. Então, se ligue na hora oficial de Brasília. Fique de olho.

O que é Fuso Horário

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Graruito, o que é Fuso Horário, para você gabaritar geral nas provas, e não pagar mico ao longo da vida.

  1. Viu com o professor Carrieri, “O que é Fuso Horário”?
  2. O Fuso Horário é o sistema de ajuste da hora global, e que vale como referência para todo planeta terra, para todos os países.
  3. Muito boa a explicação dele. Conforme o movimento de Rotação da Terra, de Oeste para Leste.
  4. Assim, tudo o que vem “ao Leste” vem recebendo a insolação, com a luz do sol, e os Fusos Horários fazem a “marcação” sobre a linha do Equador dividida em 24 intervalos, representando as “horas” sobre a superfície da terra.
  5. Para cada Meridiano a Oeste de Greenwich, conta-se uma hora “atrasada”. E, tudo o que está ao Leste do Meridiano de Greenwich, conta-se uma hora “adiantada”.

 

Os quatro Fusos Horários do Brasil

Frequentemente, ao acompanhar algum programa de TV, fala-se que “agora, 20:22, horário de Brasília”. Para quem não sabe, essa informação é sim necessária, pois o Brasil possui mais de um fuso horário em seu território. Precisamente, desde 2015, 4 fusos.

  • A razão para isso é que, considerando-se que cada fuso possui 15º de extensão longitudinal (sentido Leste-Oeste), seria um grande erro que não houvesse mais de um fuso horário no Brasil, visto que no sentido Leste-Oeste, há em torno de 39º de extensão de acordo com a diferença entre os pontos extremos Oeste-Leste do território brasileiro. 
  • Nesse caso, faz todo sentido que, na parte continental, tenha pelo menos 2 fusos, seguindo o seguinte raciocínio:
  • Extensão Longitudinal (Leste-Oeste): 39º
  • Extensão de cada fuso horário: 15º
  • Logo: 39/15 = 2,6.

 

Devido a esse valor obtido, entre 2008 e 2013, o sudoeste do estado do Amazonas e o Acre foram incorporados ao fuso horário GMT -4, com uma hora a menos que o horário de Brasília. Complicou? Veja a seguir como tudo isso foi ‘resolvido’ com base no jeitinho brasileiro.

No entanto, devido ao clamor da população daquela região, em 2010 houve um referendo popular pra decidir se voltaria ao padrão anterior de horário (GMT-5, duas horas a menos que o horário de Brasília).

Como optou-se, segundo a maioria dos votos, pelo retorno aos velhos tempos, novamente o Brasil passou a ter 4 fusos horários quando sancionada a Lei o que ocorreu somente em 2013.

Os Fusos Horários  no Brasil (após a última mudança – 2014):

2

 

 

Mas, qual é o 4º fuso horário no Brasil?

Bom, na realidade não é o quarto, mas sim o primeiro.  O Brasil tem uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico. Os países que fazem limite com mares e oceanos possuem o  que se chama de mar territorial que pode incluir ilhas localizadas nessa faixa territorial. É o caso brasileiro, com o arquipélago de Fernando de Noronha.

O fato é que Fernando de Noronha já se encontra numa faixa longitudinal que insere aquela ilha no fuso horário GMT -2, portanto, uma hora adiantado em relação a Brasília.

Em suma, o Brasil tem 4 fusos horários, todos a Oeste do meridiano de Greenwich e, por esse motivo, têm os fusos precedidos do símbolo negativo (-). O oficial, de Brasília está no fuso -3 e abrange a maioria dos estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, GO e DF).

Os demais estados das regiões Centro-Oeste e Norte estão distribuídos no fuso GMT -4 ( RR, RO, MT, MS e a maior parte do Amazonas) e no fuso GMT -5 (AC e sudoeste do AM). Porém, havia  uma época do ano que uma parte do Brasil mudava de horário. Era o Horário de Verão, que foi extinto em 2019.

Simulado Enem sobre Fusos Horários + Horário de Verão.

É hora de testar seus conhecimentos sobre os Fusos Horários. São 10 questões organizadas num Simulado Enem Online. O gabarito sai na hora, e você tem aulas de revisão para as alternativas que nao acertar. Confira aqui o Simulado Enem sobre Fusos Horários. O que é Fuso Horário - simulado Enem de Geografia

Entenda os Meridianos e os Paralelos

Confira agora o resumo do professor Carrieri sobre os Palalelos e os Meridianos, para você entender o que são as Coordenadas Geográficas.

As dicas do Carrieri

  1. As coordenadas geográficas são pontos de localização no globo.
  2. Esses pontos são proporcionados pelos pontos de latitude e longitude, determinados pelas linhas imaginárias do planeta Terra: os meridianos e paralelos.
  3. Estas linhas imaginárias foram criadas por convenção cartográfica com a finalidade de localização.
  4. A distância entre as coordenadas geográficas é definida por medidas em graus, minutos e segundos, sendo 1 grau correspondente à duração de uma hora (60 minutos) e 1 minuto, correspondente a 60 segundos.
  5. Nesta aula acima, o professor Carrieri te explica as definições de latitude e longitude e te mostra como esse assunto pode aparecer no Enem.

 

Entenda o Horário de Verão

Sério? Mas por que isso? – Na realidade, quando se aproxima o verão no hemisfério Sul, os dias no Brasil, nos estados mais ao Sul, ficam mais longos.

Pensando na possibilidade de se aproveitar mais a luz natural do Sol, adianta-se o relógio em uma hora no intuito de fazer com que, no horário de pico do consumo de energia elétrica que se dá entre 18h e 21h, haja ainda insolação e, portanto, diminui o consumo de energia.

Desde 2008 que há data marcada pro Horário de Verão começar e terminar no Brasil. Inicia-se no terceiro domingo do mês de outubro quando se deve adiantar em uma hora os relógios e termina no terceiro domingo de fevereiro (exceção feita se o domingo de carnaval coincidir com essa data) quando se deve atrasar os relógios em uma hora.

É bom que se diga que o horário de verão não é uma invenção brasileira. A ideia de aproveitamento maior da luz solar data do século XVIII, criada pelo inventor Benjamin Franklin, na Inglaterra.

No entanto, foi a Alemanha, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial que adotou pela primeira vez de modo oficial o horário de verão num esforço de guerra para diminuir o consumo de carvão mineral usado para gerar energia elétrica.

No Brasil, a primeira vez que adotou-se o horário de verão foi em 1931. Desde então, entre idas e vindas, o horário de verão vem sendo uma prática anual desde 1985. Anualmente, são divulgados percentuais de economia no consumo de energia elétrica gerada pela medida.

Os estados brasileiros que o adotam também se modificaram bastante ao longo dos anos. Desde 2013, todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adotam o horário de verão.

O Mapa do Horário de verão – Brasil (quando tem).

3
Fonte: http://www.r7.com/r7/media/2013/20131014-HorarioVerao/20131014-HorarioVerao.jpg  Horário de verão – Brasil:  Mapa do Brasil com legenda explicativa dos estados que adotam o horário de verão

Então, agora já sabem o horário nos estados brasileiros…Muito bom! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

Exercícios sobre O que é Fuso Horário

1 – (UFAM) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:

 

a) 3 horas

b) 1 hora

c) 2 horas

d) 5 horas

e) 4 horas

 

2 – (Mackenzie/SP – 2015) Observe o mapa para responder a questão.

4

O outono austral de 2015 teve seu início no dia 20 de março, às 19h45min, pelo horário oficial do Brasil. Assinale a alternativa que indica o horário correspondente a esse fenômeno, no momento de sua ocorrência, em cada uma das localidades numeradas no mapa.

 

a) II, III e IV, 19h45min; I e V 20h45min.

b) I, III e V, 19h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

c) V, 19h45min; I, III e IV, 20h45min; II, 21h45min.

d) I e III, 19h45min; V, 20h45min; IV e II, 18h45min.

e) III, 19h45min; I e V 20h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

 

GABARITO

 

1 – B.

2 – D.

 

Post sobre O que é Fuso Horário escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel