Horário de Verão no Enem e os Fusos Horários no Brasil

Se ligue para entender o Horário de Verão. As provas do Enem acontecem 'na hora oficial de Brasília', onde tem Horário de Verão. Veja nesta aula gratuita os quatro Fusos Horários do país para mandar bem nas questões de Geografia do Exame.

É comum dizer que o Brasil é um país de dimensões continentais. De fato, sendo o 5º em extensão territorial no mundo, inegavelmente, é um título justo. O país tem quatro fusos horários. Quase ninguém sabe disso, e cai no Enem, junto com o Horário de Verão. Veja:

Fusos Horários do Brasil e Horário de Verão – Com quase 9 milhões de Km², o Brasil possui características peculiares por conta dessa imensidão. Poucos países possuem mais de um fuso horário. O Brasil possui. Também por conta disso, adianta-se o relógio em uma hora em alguns estados brasileiros em uma parte do ano. É o horário de verão. Acerte seu relógio e se apresse para obter um ótimo desempenho em Geografia no Enem. Em 2017 ‘a metade do país’ entra no horário de verão. Veja no mapa se você está nessa area azul: Dica do Blog: As provas do Enem acontecem ‘dentro do horário de verão‘. O momento da prova é único em todo o país, definido pela ‘hora oficial de Brasília’, e vale para todos os candidatos. Então, se ligue na hora oficial de Brasília, que está ‘dentro’ do Horário de Verão. Fique de olho. O Brasil tem Fusos, mas tem também ‘uma hora oficial’. à meia noite do dia 14 de outubro os relógios da área azul devem ser ‘atrasados’ em uma hora. Ou seja, na prática, o dia 15 ‘começa mais cedo’. Quem acordava às seis horas, passará a ter que levantar ‘às cinco da madrugada’ pelo horário antigo.

Frequentemente, ao acompanhar algum programa de TV, fala-se que “agora, 20:22, horário de Brasília”. Para quem não sabe, essa informação é sim necessária, pois o Brasil possui mais de um fuso horário em seu território. Precisamente, desde 2015, 4 fusos.

  • A razão para isso é que, considerando-se que cada fuso possui 15º de extensão longitudinal (sentido Leste-Oeste), seria um grande erro que não houvesse mais de um fuso horário no Brasil, visto que no sentido Leste-Oeste, há em torno de 39º de extensão de acordo com a diferença entre os pontos extremos Oeste-Leste do território brasileiro. 
  • Nesse caso, faz todo sentido que, na parte continental, tenha pelo menos 2 fusos, seguindo o seguinte raciocínio:
  • Extensão Longitudinal (Leste-Oeste): 39º
  • Extensão de cada fuso horário: 15º
  • Logo: 39/15 = 2,6.

Devido a esse valor obtido, entre 2008 e 2013, o sudoeste do estado do Amazonas e o Acre foram incorporados ao fuso horário GMT -4, com uma hora a menos que o horário de Brasília. Complicou? Veja a seguir como tudo isso foi ‘resolvido’ com base no jeitinho brasileiro.

No entanto, devido ao clamor da população daquela região, em 2010 houve um referendo popular pra decidir se voltaria ao padrão anterior de horário (GMT-5, duas horas a menos que o horário de Brasília). Como optou-se, segundo a maioria dos votos, pelo retorno aos velhos tempos, novamente o Brasil passou a ter 4 fusos horários quando sancionada a Lei o que ocorreu somente em 2013.

Os Fusos Horários  no Brasil (após a última mudança – 2014):

2
Fonte: http://www.on.br/conteudo/dsho/servicos/fusos/fusos.html  Fusos Horários – brasileiros (após a última mudança – 2014): Mapa do Brasil com legenda explicativa dos fusos horários brasileiros após a última mudança ocorrida em 2014 (volta do fuso do Acre – GMT -5)

Mas, qual é o 4º fuso horário no Brasil?

Bom, na realidade não é o quarto, mas sim o primeiro.  O Brasil tem uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico. Os países que fazem limite com mares e oceanos possuem o  que se chama de mar territorial que pode incluir ilhas localizadas nessa faixa territorial. É o caso brasileiro, com o arquipélago de Fernando de Noronha.

O fato é que Fernando de Noronha já se encontra numa faixa longitudinal que insere aquela ilha no fuso horário GMT -2, portanto, uma hora adiantado em relação a Brasília.

Em suma, o Brasil tem 4 fusos horários, todos a Oeste do meridiano de Greenwich e, por esse motivo, têm os fusos precedidos do símbolo negativo (-). O oficial, de Brasília está no fuso -3 e abrange a maioria dos estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, GO e DF).

Os demais estados das regiões Centro-Oeste e Norte estão distribuídos no fuso GMT -4 ( RR, RO, MT, MS e a maior parte do Amazonas) e no fuso GMT -5 (AC e sudoeste do AM). Porém, há uma época do ano que uma parte do Brasil muda de horário. É o Horário de Verão.

Simulado Enem sobre Fusos Horários + Horário de Verão.

É hora de testar seus conhecimentos sobre os Fusos Horários. São 10 questões organizadas num Simulado Enem Online. O gabarito sai na hora, e você tem aulas de revisão para as alternativas que nao acertar. Confira aqui o Simulado Enem sobre Fusos Horários. fusos-horarios-simulado-enem

Entenda o Horário de Verão

Sério? Mas por que isso? – Na realidade, quando se aproxima o verão no hemisfério Sul, os dias no Brasil, nos estados mais ao Sul, ficam mais longos. Pensando na possibilidade de se aproveitar mais a luz natural do Sol, adianta-se o relógio em uma hora no intuito de fazer com que, no horário de pico do consumo de energia elétrica que se dá entre 18h e 21h, haja ainda insolação e, portanto, diminui o consumo de energia.

Desde 2008 que há data marcada pro Horário de Verão começar e terminar no Brasil. Inicia-se no terceiro domingo do mês de outubro quando se deve adiantar em uma hora os relógios e termina no terceiro domingo de fevereiro (exceção feita se o domingo de carnaval coincidir com essa data) quando se deve atrasar os relógios em uma hora.

É bom que se diga que o horário de verão não é uma invenção brasileira. A ideia de aproveitamento maior da luz solar data do século XVIII, criada pelo inventor Benjamin Franklin, na Inglaterra. No entanto, foi a Alemanha, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial que adotou pela primeira vez de modo oficial o horário de verão num esforço de guerra para diminuir o consumo de carvão mineral usado para gerar energia elétrica.

No Brasil, a primeira vez que adotou-se o horário de verão foi em 1931. Desde então, entre idas e vindas, o horário de verão vem sendo uma prática anual desde 1985. Anualmente, são divulgados percentuais de economia no consumo de energia elétrica gerada pela medida.

Os estados brasileiros que o adotam também se modificaram bastante ao longo dos anos. Desde 2013, todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adotam o horário de verão.

O Mapa do Horário de verão – Brasil

3
Fonte: http://www.r7.com/r7/media/2013/20131014-HorarioVerao/20131014-HorarioVerao.jpg  Horário de verão – Brasil:  Mapa do Brasil com legenda explicativa dos estados que adotam o horário de verão

Então, agora já sabem o horário nos estados brasileiros…Muito bom! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

 

1 – (UFAM) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:

 

a) 3 horas

b) 1 hora

c) 2 horas

d) 5 horas

e) 4 horas

 

2 – (Mackenzie/SP – 2015) Observe o mapa para responder a questão.

4

O outono austral de 2015 teve seu início no dia 20 de março, às 19h45min, pelo horário oficial do Brasil. Assinale a alternativa que indica o horário correspondente a esse fenômeno, no momento de sua ocorrência, em cada uma das localidades numeradas no mapa.

 

a) II, III e IV, 19h45min; I e V 20h45min.

b) I, III e V, 19h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

c) V, 19h45min; I, III e IV, 20h45min; II, 21h45min.

d) I e III, 19h45min; V, 20h45min; IV e II, 18h45min.

e) III, 19h45min; I e V 20h45min; IV, 18h45min; II, 17h45min.

 

GABARITO

 

1 – B.

2 – D.

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.