Geografia Enem: Apostila Gratuita com 7 aulas de revisão e testes

Todo ano cai Geografia no Enem. Apostila gratuita com revisão de Mapas, Escala, e Teorias Populacionais.

Você saber ‘ler’ e interpretar as informações de um mapa? Confira o que você vai encontrar nesta apostila gratuita de geografia, e faça o download nela no final do artigo!

Nossos antepassados se orientavam pela leitura da posição das estrelas e do Sol, e por marcos de rios e montanhas. Era assim o GPS de antigamente. 

O primeiro mapa surgiu antes mesmo da escrita, em 2.500 a.C. na região da Mesopotâmia. Veja esta e outras dicas nesta apostila gratuita de Geografia e mande bem no Enem. São 43 exercícios para você se testar.

As duas primeiras aulas da Apostila de Geografia contam a história da Cartografia. Desde os primeiros mapas da Mesopotâmia, passando pela Idade Média e chegando aos dias de hoje. No período das trevas da Idade Média os estudos que estavam evoluindo em Astronomia e em Matemática para melhorar a qualidade dos mapas foram censurados pela Igreja.  Percebeu como o estudo de Geografia está relacionado também ao de História? E cai junto na prova do Enem.

O cenário de estudos sobre Cartografia começou a se libertar das censuras durante a Idade Média quando a economia da Europa passou a depender cada vez mais das viagens pelo mar Mediterrâneo, logo seguidas pelas navegações oceânicas que levaram os europeus ao Caminho das Índias e à descoberta da América. Estas Grandes Navegações demandavam mapas, cartas náuticas, equipamento com maior precisão e um grande avanço em Astronomia e cálculos matemáticos para fazer tudo isto.

Dica 2 – Veja aqui dois posts complementares para você tirar suas dúvidas sobre a Idade Média:
A – Idade Média e Feudalismo
B – O poder da Igreja Católica na Idade Média.

Nas aulas quatro e cinco da Apostila Gratuita de Geografia você aprende como fazer Cálculo de Escala. Você sabe ler e interpretar informações em um mapa? Não acerta questões de Geografia que exigem interpretação de mapas no Enem quem não sabe o que significa a informação técnica indicando que determinado mapa está representado numa escala de 1/10.000.000, numa unidade de medida de comprimento. Sem isso não se consegue calcular a distância entre duas cidades num mapa. Questões assim são frequentes em Vestibulares e caem também no Enem.

Dica 3 – Que tal uma revisão de Razão e Proporção? Lembrar este tópico da Matemática ajuda você nos Cálculos de Escala na hora de interpretar um mapa. Veja aqui: https://blogdoenem.com.br/matematica-enem-razoes-proporcoes/ .

Apostila Gratuita EnemNa última aula desta Apostila Gratuita de Geografia você estuda as Teorias Populacionais. A revisão começa com a famosa teoria de Robert Thomas Malthus, que sacudiu a Inglaterra em 1789 quando escreveu no ‘Ensaio Sobre a Lei da População’ que a população iria crescer mais do que a capacidade de produção de alimentos.

A população iria crescer em progressão geométrica, e a produção de alimentos iria crescer em produção aritmética. Todos morreríamos de fome, seria a consequência desta ‘matemática populacional’ prevista por ele!

Apostila Gratuita de Geografia – Download gratuito

Esta apostila de Geografia foi preparada pela Secretaria da Educação do Governo do Estado do Paraná, no âmbito do Projeto Eureka.

Está na rede, com link para download gratuito ou para ler na internet. Quem elaborou esta apostila foi o professor Laércio de Melo. Acesse a apostila de geografia neste link.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel