Greve dos professores no Rio de Janeiro: como se preparar para o Enem? 

A Rede Enem está acompanhando a greve dos professores no Rio de Janeiro e oferece um caminho para que os estudantes possam se preparar para as provas do Enem 2023.

Iniciada em 17 de maio, a greve dos professores da rede estadual do Rio de Janeiro já passa de 30 dias. Entre as reivindicações, estão a aplicação do piso nacional do magistério, no valor de R$ 4.420,55, e o cumprimento do plano de carreira estabelecido em lei federal. 

Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJRJ) determinou a suspensão da greve, com multa diária de R$ 500 mil reais para o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe). Porém, a categoria avaliou que, como não houve apresentação de uma proposta do governo, tampouco uma sinalização a respeito da continuidade das negociações, a paralisação das atividades vai continuar.

Neste impasse, cerca de 678 mil alunos da rede estadual de educação do Rio de Janeiro permanecem sem aulas. 

No entanto, estudantes têm apoiado a greve dos professores e participado dos atos, atividades e aulas públicas nas escolas e praças de todo o estado. O movimento estudantil afirma que entende a posição dos profissionais como uma luta pelo seu futuro, pela valorização da categoria, por mais qualidade na educação e pela revogação do Novo Ensino Médio. 

A importância de continuar estudando

Mesmo diante da situação de greve dos professores, é importante continuar estudando, especialmente considerando a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.

Ao persistir nos estudos, você não interrompe o seu processo de aprendizagem. O conhecimento é acumulativo, e pausas prolongadas podem resultar em lacunas no seu aprendizado, dificultando o progresso futuro.

Além disso, manter-se engajado nos estudos demonstra comprometimento com sua própria educação. Você está assumindo a responsabilidade pelo seu aprendizado, não dependendo exclusivamente do papel dos professores. Essa atitude autônoma e proativa mostra determinação e fortalece habilidades importantes, como autodisciplina e organização.

Buscar oportunidades de aprendizado, mesmo durante uma greve, permite que você explore recursos alternativos. 

Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas online, livros, vídeos e cursos disponíveis, que podem enriquecer seus conhecimentos e complementar os conteúdos que seriam abordados em sala de aula, como o Curso Enem Gratuito.  

Proximidade do Enem 2023

O Curso Enem Gratuito vem acompanhando todo o desenrolar dos fatos relacionados à greve dos professores do Rio de Janeiro. 

Entendemos que não é uma situação fácil para ambas as partes e nos colocamos à disposição dos estudantes para auxiliar especialmente na preparação para as provas do Enem 2023

Disponibilizamos materiais gratuitos em nossa plataforma para que seja possível manter o ritmo e seguir estudando, com base nos conteúdos que mais caem no exame, de acordo com as últimas 10 aplicações das provas.

Nossa plataforma é online e totalmente sem custos, organizada em Planos de Estudos, nos quais é possível acessar aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados. Isso significa que você pode se planejar, conforme o seu tempo e disponibilidade, para acompanhar as atividades. 

Os Planos de Estudo são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação no Parecer 210/2020, e têm recomendação de uso para todas as escolas públicas e privadas do país através do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação.

Plano de Estudos Extensivo

O Plano de Estudos Extensivo teve início no mês de fevereiro e vai até outubro, com um cronograma de aulas que contempla tudo o que você precisa estudar por dia. 

Cada aula tem um texto, vídeos e exercícios para praticar.

Os temas são aprofundados, portanto essa opção é indicada para quem tem mais tempo para se dedicar aos estudos. 

Plano de Estudos Semiextensivo

O Planos de Estudos Semiextensivo começou recentemente, no dia 5 de junho, e também vai até o mês de outubro. 

O cronograma é diário, com aulas de segunda a sábado, contemplando os conteúdos mais importantes e com mais chances de cair no Enem. Ou seja, tudo é organizado para manter o foco na sua aprovação. 

Plano de Estudos Intensivo

O Plano de Estudos Intensivo oferece  uma revisão um pouco mais rápida dos conteúdos para o exame. Por isso, é mais adequado para quem não dispõe de tanto tempo para estudar.

As aulas terão início no mês de agosto. Para acompanhar, basta fazer a sua inscrição, totalmente gratuita. 

Série Explica do Zero 

Além dos Planos de Estudos, o Curso Enem Gratuito também lançou a série Explica do Zero, indicada para estudantes do ensino fundamental e médio que sentem a necessidade de reforçar seu aprendizado sobre conteúdos básicos. 

É o caso de cálculos de raiz quadrada, potência ou operações com números decimais, na disciplina de Matemática, ou movimento uniforme, de Física, por exemplo.

A nova série é uma oportunidade para a recomposição de aprendizagens importantes que foram perdidas, especialmente por causa da pandemia. 

Redação Enem Começando do Zero

O curso de Redação Enem Começando do Zero ensina a escrever o texto do início ao fim, segundo o modelo da redação do Exame. 

Todas as aulas já estão disponíveis, cada uma conta com um texto básico, um resumo e aulas complementares em vídeo. 

Além disso, preparamos um e-book especial para te acompanhar durante todo o curso. O download é grátis.

Lembre-se de que é muito importante treinar a sua escrita, aplicando os conteúdos de cada aula em seus rascunhos de redação!

Comece hoje mesmo a aproveitar todos os materiais do Curso Enem Gratuito para complementar a sua preparação para o Enem 2023! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Dicas de Estudo, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel