Hidrocarbonetos: Alcenos ou oleofinas – Química Enem

Vamos estudar um pouco sobre ou Alcenos ou oleofinas? O Blog do Enem preparou um resumo simples e fácil para você mandar bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Não deixe de conferir!

O que são os Alcenos? Os alcenos correspondem a um grupo funcional que faz parte da função orgânica dos Hidrocarbonetos. Difere-se dos Alcanos pelo número de ligações duplas (os Alcenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre carbonos, portanto insaturada, enquanto que os Alcanos não apresentam esse tipo de ligação), e, consequentemente, na proporcionalidade entre átomos de Carbono e Hidrogênio.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

A formula geral dos Alcenos é: CnH2n

Os Alcenos se apresentam na natureza da seguinte forma: os de cadeia normal de dois a quatro carbonos são gases, de cinco a dezesseis carbonos são líquidos e de dezessete carbonos em diante são sólidos, na temperatura ambiente.

Alcenos

Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição. Uma dessas reações é a hidratação do eteno, que produz o etanol, sendo muito usada em países em que o cultivo da cana-de-açúcar ou do milho não é economicamente viável:

1

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Você sabe para que servem os Alcenos?

O principal representante dos Alcenos é o etileno, muito utilizado como matéria prima para o polietileno, através de uma reação de polimerização (Figura 1) e para propiciar o amadurecimento de frutos, dentre outros.

2
Fonte: http://pasquimico.blogspot.com.br

Figura 1. Reação de polimerização do etileno

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a Classificação dos compostos orgânicos.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/compostos-organicos-quimica-enem/

Que tal relembrar como os Alcenos são nomeados? O Blog do Enem te ajuda, veja a seguir…

Os Alcenos recebem a nomenclatura seguindo as normas da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry – União Internacional de Química Pura e Aplicada):

3
Fonte: http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-organica/alcenos.htm

Figura 2. Esquema para a nomeação dos Alcenos

Seguem-se as seguintes regras:

  1. Numera-se a cadeia de maior tamanho de modo que as ligações duplas fiquem com os menores números possíveis;
  2. Nomeia-se como se fosse um Alcano: levando em consideração os radicais e as posições que ocupam;
  3. Após indicar os radicais, deve-se escreve a quantidade de ligações duplas pondo o número correspondente antes do nome do Alceno da cadeia principal ou interrompendo-se o nome em duas partes. Ex.: 2-buteno ou but-2-eno.

Portanto se fossemos nomear o etileno de acordo com as regras da IUPAC, ficaria: 1-eteno ou et-1-eno.

4

Saiba mais sobre a nomenclatura dos hidrocarbonetos na nossa aula:

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(UFRR, 2015) Menteno, é um hidrocarboneto encontrado na hortelã, tem o nome sistemático 1 – isopropil – 4 – metilciclohexeno. Com base nessa informação, assinale a alternativa em que aparece a fórmula molecular:

a)    C9H16

b)    C10H18O

c)    C9H18

d)    C10H17

e)    C10H18

Resposta: E

 

(UECE, 2015) O etileno, ou eteno, é o hidrocarboneto Alceno mais simples da família das olefinas, constituído por dois átomos de carbono e quatro átomos de hidrogênio, C2H4. É usado como anestésico moderado em intervenções cirúrgicas e é produzido naturalmente em plantas, sendo responsável pelo amadurecimento de frutos. É usado para amadurecer de maneira forçada frutas verdes. Com relação à formação desse composto, assinale a afirmação verdadeira.

a)    Para cada átomo de carbono existem 3 orbitais híbridos 2sp2que estão em planos diferentes.

b)    Para cada átomo de carbono existe um orbital não hibridizado 2p que forma a ligação (pi) na ligação C = C.

c)    A ligação (sigma) C – C é formada pelos orbitais híbridos 2sp2-2p.

d)    As ligações (sigma) C – H são formadas pelos orbitais híbridos 2sp2-2s.

Resposta: B

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel