Hidrografia do Brasil: aula 1 – Revisão de Geografia Enem

Sabe tudo sobre Hidrografia do Brasil? Relembre nossas principais características hidrográficas e garanta a sua nota na prova de Geografia Enem

Hidrografia do Brasil I

Características dos rios brasileiros

O Brasil possui o maior conjunto de bacias hidrográficas do mundo, porém sua geologia não favoreceu a formação de grandes lagos. Quanto às suas características mais marcantes, podemos destacar:

  • É um país onde predominam os rios de alimentação pluvial, exceto o Amazonas que possui regime pluvionival.
  • A drenagem dos principais rios do país é do tipo exorreica, ou seja, deságuam no mar.
  • A foz dos rios brasileiros é do tipo estuário, com exceção do rio Amazonas, que é do tipo delta/estuário.
  • Nosso potencial hidrelétrico é um dos maiores do mundo, pois nossos rios atravessam boa parte de relevos planálticos.
  • Alguns rios do país apresentam excelente potencial para navegação, como o Amazonas, Paraguai, Araguaia e trechos do rio São Francisco.
  • Os rios do sertão nordestino são em geral intermitentes, ou seja, secam em épocas de estiagens.

Bacias hidrográficas do Brasil

aula5_fig1.tif

Bacia Amazônica

É a maior bacia hidrográfica do mundo, com um volume de água muito superior às outras bacias hidrográficas do planeta. Economicamente é utilizada para a navegação e pouco utilizada para a geração de energia elétrica.

Bacia Platina

É a segunda maior bacia hidrográfica do mundo e formada por três rios principais: o Uruguai, o Paraguai e o Paraná. O potencial hidrelétrico é o maior do país, e nela está localizada a maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu, construída no rio Paraná.

Bacia do São Francisco

Considerado o maior rio totalmente brasileiro, apresenta elevado potencial hidrelétrico e trechos navegáveis. É conhecido por rio da unidade nacional e pela polêmica obra da transposição do rio São Francisco.

Bacia Tocantins-Araguaia

Sobre o rio principal, o Tocantins, foi construída a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira, a Tucuruí, e o rio Araguaia forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Saiba mais sobre Hidrografia do Brasil nesta aula do professor Carrieri, do nosso canal do Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 1

(UFAM) – Universidade Federal do Amazonas

A vasta rede hidrográfica é um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias hidrográficas, no mapa com os números 1, 2, 3 são respectivamente:

aula5_fig2.tif

a)

São Francisco, Araguaia-Tocantins, Paraguai

b)

Parnaíba, Paraná, Pantanal

c)

Nordeste, do Norte, Uruguai

d)

Paraíba do Sul, da Prata, Rio Grande

e)

Sul-Sudeste, Madeira, Platina

Dica 1 – Revise tudo sobre a vasta Hidrografia do território brasileiro nesta primeira aula sobre Hidrografia Geral para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-geral-revisao-de-geografia-enem/

Questão 2

(UNEMAT/MT) – Universidade do Estado de Mato Grosso

Avalie as assertivas sobre as características da hidrografia brasileira.

I. Na maior parte do Brasil os rios são perenes, mas há áreas de clima semiárido onde ocorrem os intermitentes.

II. Todos os rios brasileiros possuem regime pluvial.

III. Todas as grandes bacias hidrográficas são exorreicas, mesmo aquelas que têm rios que correm para o interior.

IV. As bacias hidrográficas brasileiras possuem grande potencial hidráulico, considerando que mais de 50% das terras brasileiras estão acima dos 200m de altitude.

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.

a)

I, II

b)

II, III, IV

c)

I, II, III

d)

I, III, IV

e)

I, II, IV

Dica 2 – Nesta segunda aula sobre Hidrografia Geral, você pode estudar as principais bacias hidrográficas do mundo para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-geral-geografia-enem/

Questão 3

(IFCE) – Instituto Federal do Ceará

Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações.

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na Região Amazônica, os rios têm grande importância como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em:

a)

I apenas.

b)

I e II apenas.

c)

I e III apenas.

d)

II e III apenas.

e)

I, II e III.

Dica 3 – Faça chuva ou faça Sol, as Massas de Ar estão sempre presentes nas previsões de Tempo. Saiba tudo sobre Massas de Ar em mais uma aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/dinamica-das-massas-de-ar-geografia-enem/

Questão 4

(IFG/GO) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

A hidrografia brasileira, basicamente constituída de rios e lagos, pode ser considerada a mais densa do mundo. Dentre as características descritas, assinale a alternativa incorreta.

a)

Os padrões de drenagem dos rios brasileiros são endorreicos e arreicos.

b)

O regime de alimentação dos rios brasileiros é pluvial e não registra regimes nival ou glacial. Somente o rio Amazonas depende, em parte, do derretimento da neve na cordilheira dos Andes.

c)

A grande maioria dos rios é perene, isto é, nunca seca totalmente. Apenas alguns rios nordestinos são intermitentes.

d)

O padrão de drenagem dos rios brasileiros é exorreico.

e)

A hidrografia brasileira é bastante utilizada como fonte de energia, mas muito pouco para a navegação.

Questão 5

A respeito da rede hidrográfica brasileira assinale o que for correto:

a) A Bacia Amazônica, a mais vasta do mundo, tem potencial hidrelétrico, mas apresenta o inconveniente de que, em função de a maioria de seus rios ser de planície, o represamento deles provocará a inundação de vastas áreas cobertas de florestas.

b) As Bacias do Rio Paraná e do Rio São Francisco, em que predominam rios de planície, têm elevado poder hidrelétrico. Neles está instalada a maior parte das usinas hidrelétricas do país.

c) Os rios de planalto da Bacia Amazônica têm como funções principais o transporte fluvial e o sustento das populações ribeirinhas, por causa da abundância da pesca.

d) As Bacias Platina, Amazônica e do São Francisco são genuinamente brasileiras, pois seus rios formadores, seus afluentes e subafluentes banham apenas território brasileiro.

e) A construção de usinas hidrelétricas em regiões da Bacia Amazônica provocaria, além do afogamento de áreas de florestas, a relocação de povos indígenas das áreas inundadas e prejuízos à rica fauna.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel