História da Física: o surgimento da física como ciência

Veja as incríveis descobertas de Galileu Galileu, Isaac Newton, Marie Curie, Albert Einstein e outros cientistas que fizeram a História da Física. Confira esta revisão para o Enem e os vestibulares!

Quando você pensa na história da física qual o primeiro nome que vem a sua cabeça? Einstein, Galileu Galilei ou Newton? No post de hoje, saiba mais sobre o surgimento da física e seus principais cientistas.

A Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais como, por exemplo, o movimento dos planetas, a troca de calor entre dois corpos ou o aparecimento do arco-íris. É difícil assegurar quando a Física surgiu como ciência, mas a explicação mais aceita é: quando o homem parou de tentar explicar a natureza por meio da filosofia ou de esclarecimento místicos e divinos.

Ainda na Grécia Antiga os fundamentos da Física estavam presentes. Quando os pensadores Demócrito e Leucipo pensaram a estrutura do Átomo, era um conhecimento orientado para a Física. Arquimedes, com o princípio da Alavanca (Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca, que moverei o mundo), era ciência da física presente.

A demarcação definitiva para a Física enquanto Ciência ficou muito clara no período que vai desde o final da Idade Média e até o Renascimento com a aplicação do método científico que conseguiu diferenciar o que era Física, o que era Filosofia e o que era Religião.

Ainda assim, podemos falar de uma história da física na Grécia Antiga que teve como protagonistas os filósofos naturais.história da física

Eles buscavam explicar a natureza sem reconhecer as explicações divinas. Foi na Grécia também que surgiram as primeiras teorias atômicas com Leucipo, de Mileto, e Demócrito, de Abdera.

Mas é com Aristóteles que as ciências naturais começaram a evoluir: teorias sobre movimento, queda dos corpos graves (pesados) – que deu origem a palavra gravidade – e o geocentrismo. Para ele, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural e, portanto, quanto mais pesado um corpo, mais rápido ele chega ao chão.

Galileu Galilei, o primeiro físico da História da Física

Galileu Galilei foi um dos maiores físicos, astrônomos e matemáticos da história da ciência. Ele ainda teve uma participação essencial para o Renascimento e a revolução científica no século XVII. O italiano reconheceu que o principal papel dos cientistas não eram explicar os fenômenos, mas descrevê-los.

Assim, seus estudos do movimento de projéteis, queda livre e também na astronomia serviram como base para o desenvolvimento da Física Clássica.

Abaixo, confira a história desse cientista em uma animação de menos de 30 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=rxicbBpmbVc

Isaac Newton e a Física Clássica

Cientistas como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico já haviam postulado algumas teorias para explicar o movimento dos corpos, mas foi Isaac Newton quem conseguiu unificar em três leis que explicavam o movimento tanto para corpos terrestres quanto para os celestes.

Talvez, Newton seja um dos físicos mais conhecidos da história da física, e não é por menos! Foi por meio das Leis de Newton e da Lei da Gravitação Universal que ele conseguiu explicar que os corpos não seguiam caminhos determinados por formas naturais.

E mais, Newton mostrou que a trajetória desses corpos podem ser observadas e deduzidas matematicamente, desde que, se conheça o tipo de movimento, a massa do objetivo e as forças que atuam sobre ele.

Einstein e a teoria da relatividade

A teoria da relatividade aparece em dois momentos da História da Física: relatividade restrita, em 1905, e a Relatividade Geral, em 916. A primeira também é conhecida como Relatividade Especial e segunda ela, a distância e o tempo podem ter diferentes medidas para diferentes observadores.

Essa descoberta derruba a teoria de Newton, no Principia, de que existe tempo e espaço absolutos.

Já a relatividade geral, explica a força de atração por meio da geometria espaço-tempo. É a teoria da famosa equação “E= mc2”. Essa função explica, por exemplo, a combustão das estrelas, além de dar para os cientistas, professores e estudantes um conhecimento mais amplo sobre a matéria.

O que ela quer dizer? Simples: uma pequena quantidade de massa pode ser transformada em uma grande quantidade de energia.

Marie Curie – tem mulher na Física, sim!

Marie Curie é conhecida por ser a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física.. A polonesa inspira a maioria das estudantes que resolve entrar no mundo científico, já que a academia tem presença maciça de homens.

As pesquisas que Marie Curie desenvolveu ajudou a identificar dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio. Esse estudo que contou com a ajuda do marido Pierre fez com que a fisicista ganhasse o Prêmio Nobel de Física, em 1903.

Depois disso, Marie Curie teve a segunda filha, Pierre morreu e ela continuou firme nas pesquisas na área da radioatividade, estudando principalmente as questões terapêuticas. Esse estudo garantiu a ela o segundo Prêmio Nobel, desta vez na área de Química.

Marie Curie foi, portanto, a primeira pessoa a ganhar duas vezes o prêmio na área científica. Ela morreu em 1934 de leucemia causada pela longa exposição a radioatividade.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre a contribuição de Marie Curie para a História da Física.

https://www.youtube.com/watch?v=RTKs_YF14ac

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a História da Física, clique aqui e confira aulas gratuitas da disciplina.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel