Hoje – Último dia de inscrições extras para o Enem 2021

E, por quê não? Ainda dá tempo para você fazer a sua inscrição para a edição extra do Enem 2021. O prazo para você preencher o formulário na Página do Participante termina hoje de noite.

Vai, que ainda dá tempo para você participar da edição extra do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP, órgão vinculado ao MEC e responsável pelo exame, foram obrigados pelo Supremo Tribunal Federal a abrir inscrições extras do Enem.

O prazo acaba hoje, domingo, dia 26 de setembro, às 23 horas e 59 minutos. O processo de inscrições extras para o Enem 2021 foi determinado pelo STF para atender de graça os participantes que se inscreveram no Enem 2020 e que não compareceram às provas.

A novidade nestas novas inscrições é que estes candidatos não precisam apresentar comprovante do motivo de ausência na prova do Enem de 2020. Na prática, terão isenção da taxa de R$ 85,00 já garantida pela determinação do Supremo Tribunal Federal.

E você também pode estudar DE GRAÇA para o Exame com as aulas, resumos, simulados e Planos de Estudo do Curso Enem Gratuito. Curso Enem GratuitoVeja acima os planos de estudo do Cursinho Preparatório do Enem 2021. Você pode escolher o Intensivo, o Semiextensivo, ou o Extensivo.

Cronograma das inscrições extras

Inscrições: 14 a 26 de setembro (23h59min).

  • Provas: 9 e 16 de janeiro
  •  Veja abaixo como fazer a inscrição do Enem

 

Como fazer a inscrição extra

1- Primeiramente, você deve entrar na Página do Participante do Enem. Lá você vai encontrar a Nanda, uma assistente virtual que vai te auxiliar durante todo o processo. Clique em “Inscrição”.

Como fazer a inscrição do Enem

2- Em seguida, Nanda irá solicitar que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela. Essa é uma etapa de segurança implementada pelo Inep.

Como fazer a inscrição do Enem

 

3- Depois disso, você deverá preencher seu CPF, sua data de nascimento e, por fim, clicar em “Iniciar a inscrição”.

Como fazer a inscrição do Enem

Antes de seguir para o próximo passo, Nanda irá pedir a confirmação dos seus dados cadastrados na Receita Federal. Se estiver tudo certo, você pode prosseguir com a inscrição. Caso contrário, terá que entrar em contato com a Receita Federal para fazer a correção.

Além disso, na próxima tela será solicitado o nome do seu pai. Mas, se você não quiser informar, pode marcar a opção “Não quero declarar”.Como fazer a inscrição do Enem 4

 

4- No próximo passo você vai precisar informar informações sobre seu sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Logo depois, Nanda irá solicitar a cidade e o estado onde você nasceu.Como fazer a inscrição do Enem

5- Em seguida, o sistema vai solicitar seu CEP. Depois disso, irá aparecer sua cidade – e em alguns casos seu bairro e rua – e você vai precisar complementar os demais dados do seu endereço.

Como fazer a inscrição do Enem

Recursos de acessibilidade

Esta etapa de inscrição do Enem é destinada aos candidatos que precisem de atendimento especializado, como provas em braile, local de fácil acesso, ledor, transcritor, guia-intérprete ou tempo adicional de prova. Vale lembrar que lactantes (mulheres que estejam amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade.

6- Logo depois de preencher seu endereço, Nanda irá perguntar se você precisa de algum recurso de acessibilidade para realizar o Enem. Se for o seu caso, clique em “Preciso”.

Do contrário, selecione “Não preciso” e prossiga para a etapa de escolha do idioma estrangeiro.Recurso de acessibilidade no Enem

8- Feito o pedido de recurso de acessibilidade, você deverá informar qual a sua deficiência, condição especial ou atendimento específico.

Atendimento especializado

 

9- Nesta etapa também é preciso anexar documentos de comprovação, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

Língua estrangeira e escolaridade

10- O próximo passo é escolher a língua estrangeira, ou seja, se você deseja fazer a prova de Inglês ou Espanhol. Lembre-se de que não é possível alterar sua escolha após a inscrição.Língua estrangeira no Enem

 

11- Em seguida, você deve informar o seu nível de escolaridade. Se você marcar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, automaticamente você fará a prova como treineiro.Situação do ensino médio

 

12- Depois disso, você responderá em que tipo de escola cursou o ensino médio, se obteve o diploma pelo Encceja, e informará o tipo de ensino (regular, educação especial ou EJA) e ano de conclusão do ensino médio.

Tipo de ensino médio

Questionário socioeconômico

13- Neste momento você irá preencher o questionário socioeconômico. O sistema solicita informações sobre a escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares para conhecer seu perfil pessoal e familiar.

Questionário socioeconômico

Informações sobre aplicação da prova

14- Na próxima etapa, Nanda irá pedir um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

Como fazer a inscrição do Enem

15- Em seguida, você poderá escolher se deseja fazer o Enem impresso ou o Enem digital (caso esteja disponível na sua cidade e com os recursos de acessibilidade que você solicitou). Assim como a língua estrangeira, você não poderá alterar essa informação após a inscrição do Enem.

Enem impresso ou digital

16- Após escolher a modalidade de prova, você deverá selecionar em qual cidade irá prestar o exame. Esta opção existe porque existe a possibilidade de candidatos se mudarem ou não estarem em suas cidades nos dias de prova.

Mas lembre-se que esta opção só pode ser alterada durante o período de inscrições.Como fazer a inscrição do Enem

16- Neste momento você deverá incluir uma fotografia sua que poderá ser utilizada pelo Inep com fins de identificação. De acordo com o Edital do Enem, a foto deve ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria”.

Foto do Enem

Finalizando a inscrição do Enem

17- Neste momento será mostrada uma tela com todos os seus dados para que você confira e confirme.

18- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e suas notas finais.

Desde 2020, o sistema de acesso do Enem utiliza o login unificado do Portal Gov.br. Caso você já tenha esse cadastro, basta clicar em “Página do Participante”. Do contrário, é preciso clicar em “Portal Gov.br” para criar sua senha.Finalizando a inscrição do Enem

19- Depois disso, você deverá fazer login na Página do Participante. Por fim, se você não obteve a isenção da taxa de inscrição, será gerado um boleto para você pagar a taxa. Em 2021 o valor foi de R$ 85.

O pagamento pode ser feito até o dia 19 de julho, 3 dias úteis após a finalização do período de inscrição.

Boleto do Enem

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel