Enem digital: entenda o que é, como funciona e quem pode participar

O Enem digital é a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio através de computadores no lugar da tradicional versão impressa. Em 2022, as provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro.

Em 2019 o Inep divulgou um plano para implementar no Brasil a aplicação do Enem digital. Trata-se da substituição do tradicional Enem impresso, ou seja, a aplicação do Exame em papel, pela aplicação das provas em computadores. De acordo com os planos do Inep, a aplicação do Exame só será totalmente digital a partir do ano de 2026. Até lá, haverá uma transição gradual da aplicação impressa das provas para o modelo digital.

Em 2022, as provas do Enem digital e do impresso ocorrerão nos mesmos dias: 13 e 20 de novembro. Este ano, haverá 101.100 vagas disponíveis para a versão digital. Já as inscrições vão ser de 10 a 21 de maio.

Como funciona o Enem digital

A primeira aplicação do Enem digital ocorreu na edição 2020 do exame. Foram oferecidas 101.100 inscrições para os estudantes testarem o modelo em diversas cidades de todo o Brasil.

O modelo de prova digital será igual ao da prova impressa. Tanto as questões quanto o tema de redação serão os mesmos. Além disso, mesmo na aplicação digital do Enem, a redação continua sendo manuscrita pelo candidato.

Os computadores utilizados na versão digital do Enem são fornecidos pelas instituições onde as provas serão realizadas. Por isso, os locais de prova deverão apresentar infraestrutura adequada para que os estudantes possam realizar o exame sem problemas.

E, apesar de a prova ser realizada em computadores, estes só têm acesso ao sistema de prova, de maneira que os candidatos não consigam acessar a internet.

Recursos de acessibilidade no Enem digital

O Enem 2022 oferece recursos de acessibilidade para os estudantes que optarem pela versão computadorizada da prova. Assim, candidatos com deficiência também poderão fazer a opção pelo Enem digital. Os recursos de acessibilidade disponíveis são:

  • Tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Prova com letra ampliada ou superampliada;
  • Tempo adicional;
  • Locais de aplicação com acessibilidade.

Todas as dúvidas sobre o Enem digital

As inscrições para o Enem digital 2022 estão chegando, então é bom tirar todas as suas dúvidas sobre o exame!

Quem pode participar do Enem digital

Apenas estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir em 2022 poderão participar do Enem digital. Portanto, treineiros só podem se inscrever na prova impressa.

O Enem digital será aplicado em todo o Brasil?

Sim, o Enem digital contemplará todos os estados brasileiros. Todavia, não são todas as cidades que estão aptas a participar. A lista com todas as cidades que vão receber a aplicação digital do Exame pode ser conferida no edital ou no post do nosso Instagram:

A redação é manuscrita ou digitada?

A redação da prova digital é manuscrita, assim como na versão impressa. Cada candidato recebe uma folha de rascunho e a folha oficial da redação. Portanto, é necessário levar a caneta preta na versão digital também.

Tem folha de rascunho no Enem digital?

Sim. No 2º dia de provas, que tem questões de Matemática e Ciências da Natureza, os candidatos recebem uma folha de rascunho pra realizar os cálculos necessários.

Posso participar da prova digital e da impressa?

Não. O participante deverá optar por uma das modalidades. A escolha se dá ao longo do processo de inscrição.

Quantas pessoas podem fazer o a prova digital?

O edital do Enem 2022 prevê a disponibilização de 101.100 mil vagas para a prova digital. O critério é o seguinte: as inscrições serão normalmente até chegar no número limite. Após isso, não será possível realizar a inscrição na versão digital da prova, apenas na versão impressa.

Enem digital ou impresso: qual devo fazer?

A grande diferença entre o Enem digital e o impresso está na utilização de computadores para responder as questões. Os alunos que optarem pela versão digital não terão nenhum benefício, uma vez que não será possível acessar a internet.

Nossa dica é: se você tem familiaridade com tecnologia e sabe o básico de como usar um computador, você pode optar pelo Enem digital. Além disso, é interessante que você esteja acostumado a utilizar uma tela de computador (para sua vista não cansar, já que a prova é longa).

Como se inscrever no Enem digital

O candidato que desejar participar do Enem digital deverá fazer sua inscrição normalmente através da página do participante. No momento da inscrição do Enem 2022, ele pode optar se deseja, ou não, realizar a versão digital do Exame. Ou seja, neste primeiro momento ninguém é obrigado a participar.

Ao acessar a página do participante para se inscrever no Enem, o candidato receberá o seguinte aviso:

aviso enem digital

Ou seja, somente poderão participar os candidatos que realizarão a prova em alguma das cidades que vão receber a aplicação digital do Enem 2022.

Assim que forem preenchidas as vagas previstas para a participação no Enem digital, não será mais possível se inscrever nesta modalidade. Além disso, treineiros, ou seja, estudantes que ainda não concluíram ou não concluirão o ensino médio em 2022, também não poderão optar por este modelo de prova.

Um alerta importante é o seguinte: depois de se inscrever para a prova digital, o candidato não poderá alterar sua inscrição para o formato impresso.

Edital do Enem 2022

Para saber mais informações sobre o Enem 2022, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito sobre o edital:

Formato ainda divide opiniões

Desde o primeiro anúncio da aplicação das provas digitais no Brasil, especialistas se dividiram em aprovação e críticas.

De um lado, há os que defendem que os exames de acesso ao ensino superior já são aplicados em formatos digitais em diversos países desenvolvidos e que o Brasil deve seguir essa tendência. Dentre os benefícios da prova digitalizada, estariam a redução de custos, a possibilidade de serem realizadas mais edições do Enem ao longo do ano e a aplicação das provas em mais municípios.

Além disso, os que defendem o formato digital argumentam que ele possibilita a aplicação de questões interativas envolvendo gráficos, vídeos e games, complexificando o Exame.

Os críticos ao modelo ressaltam a dificuldade em garantir locais de prova com a infraestrutura necessária para a aplicação digital das provas, especialmente em regiões isoladas.

Esses especialistas também argumentam que a inclusão digital ainda não é uma realidade para os estudantes brasileiros, principalmente os de baixa renda. Assim, alunos sem acesso à informatização teriam dificuldades em realizar a prova no formato digital, ampliando ainda mais o fosso de desigualdades na educação brasileira.

Como estudar para o Enem 2022

Independente da sua opção (digital ou impresso) você deverá estudar com a mesma intensidade. Nossas dicas principais são:

  1. Estude com um plano de estudo completo para o Enem;
  2. Saiba o que mais cai no Enem;
  3. Monte um cronograma de estudos de acordo com suas tarefas;
  4. Aprenda a fazer a redação do Enem.

Por fim, veja os 12 temas que mais caem no Enem

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel