Enem-Unicamp 2024: inscrições terminam nesta quinta-feira, dia 30

Não perca a chance! Últimos dias para se inscrever no Enem-Unicamp 2024, utilizando a nota do Enem como acesso à renomada Universidade Estadual de Campinas. Descubra detalhes sobre as modalidades, critérios e prazos para conquistar sua vaga.

O prazo para participar do Enem-Unicamp 2024 está chegando ao fim. As inscrições para o processo seletivo que permite o ingresso na Universidade Estadual de Campinas terminam nesta quinta-feira, dia 30, às 17 horas.

Para concorrer a uma das 314 vagas, é preciso ter cursado o ensino médio integralmente nas escolas da rede pública. 

Continue a leitura e saiba como aproveitar essa oportunidade!

Calendário Enem-Unicamp 2024

Antes de seguir, confira as datas para participar do Enem-Unicamp: 

  • Inscrições: de 1º a 30 de novembro
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 7 de dezembro.
  • Divulgação de convocados da 1ª chamada: 29 de janeiro
  • Entrevista virtual com a Comissão de Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais: 30 de janeiro
  • Matrícula virtual da 1ª chamada: 30 e 31 de janeiro

Como se inscrever para o Enem-Unicamp 2024?

As inscrições devem ser realizadas no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) até às 17h do dia 30 de novembro. 

Os candidatos precisam preencher um formulário online com informações como CPF, data de nascimento e criar uma senha. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, pode ser feito até o dia 7 de dezembro.

Candidatos contemplados com a isenção de taxas no Vestibular Unicamp 2024, por critérios socioeconômicos, têm a isenção confirmada para o Enem-Unicamp e devem fornecer seu Código de Isento no formulário.

Quem pode se inscrever?

Conforme estabelecido no Manual Enem-Unicamp 2024, a distribuição das vagas segue a seguinte divisão:

  • 50% destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
  • 50% direcionadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Quem não pode participar?

Não podem participar dessa modalidade os candidatos que frequentaram total ou parcialmente o Ensino Médio em instituições privadas, mesmo que na condição de bolsistas. 

Além disso, graduados ou pós-graduados em instituições públicas (federais, estaduais ou municipais) não são elegíveis para a inscrição no Enem-Unicamp.

Vagas e formas de ingresso na Unicamp

O processo seletivo Enem-Unicamp 2024 oferece 314 vagas para admissão nos cursos de graduação da instituição no ano de 2024. As oportunidades abrangem todos os cursos, exceto Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. 

A distribuição de vagas por curso e modalidade de concorrência está detalhada no edital.

Além do Enem-Unicamp, outras formas de ingresso na universidade são:

  • Vestibular Unicamp (2.537 vagas)
  • Vestibular Indígena (49 vagas + 81 vagas adicionais)
  • Processo Seletivo “Vagas Olímpicas” (115 vagas)
  • Provão Paulista (325 vagas)

É possível se inscrever em mais de uma modalidade de ingresso no mesmo ano. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando exclusivamente a última edição do Enem anterior ao ano de ingresso na Unicamp.

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2024.

O que é o Enem-Unicamp?

O Enem-Unicamp é um mecanismo de seleção utilizado pela Universidade Estadual de Campinas a partir de 2019. Essa via de ingresso funciona de forma independente ao vestibular tradicional e é direcionado a estudantes de escolas públicas que desejam utilizar sua pontuação no Enem para concorrer às vagas oferecidas na instituição.

Este método de admissão universitária possibilita que cada pessoa se candidate a até dois cursos de graduação. Todavia, durante a inscrição, é necessário indicar a preferência entre essas opções (primeira e segunda opção), assemelhando-se ao processo adotado no SiSU.

A classificação e convocação dos candidatos seguem uma ordem decrescente da Nota Final do Enem, isto é, os candidatos com as pontuações mais altas em cada curso são chamados prioritariamente.

Vai fazer o Enem em dezembro? Estude com o Curso Enem Gratuito!

Para quem solicitou a reaplicação do Enem em dezembro, ainda é tempo de preparação! E você pode aproveitar todas as ferramentas e estratégias do Curso Enem Gratuito para estudar e garantir um excelente desempenho nas provas!  

Canal do Youtube

O canal do Youtube do Curso Enem Gratuito é um verdadeiro tesouro para quem está estudando para o Enem. 

Além dos Aulões Enem 2023, você vai encontrar videoaulas de todas as disciplinas, com conteúdos diversos, para revisar aquilo que mais cai nas provas ou, ainda, os temas em que sente mais dificuldade. 

App Intensivo Enem Gratuito

O aplicativo do Intensivo Enem Gratuito tem foco nos 10 temas que mais caem, com aulas de revisão e listas de exercícios de todas as matérias. 

Ao baixar, você vai encontrar um cronograma de estudos, videoaulas e opção de baixar os conteúdos para estudar quando quiser. 

Download para Android  |  Download para iOS

GPT do Enem

O mais recente lançamento do Curso Enem Gratuito para tirar suas dúvidas com praticidade e rapidez é o GPT do Enem. A novidade usa a Inteligência Artificial para acelerar a sua preparação!

Para usar a ferramenta, basta acessar a plataforma e fazer suas perguntas. É muito simples e intuitivo!

A página foi projetada para proporcionar uma experiência fluida, garantindo que você tenha fácil acesso ao assistente virtual.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel