Enem-USP 2024: inscrições têm início no dia 4 de dezembro

As inscrições para o Enem-USP 2024 iniciam em 4 de dezembro, com 1500 vagas em diferentes modalidades de concorrência. Confira como se candidatar, quais são os critérios de seleção e o cronograma completo para garantir o seu ingresso.

Você já ouviu falar sobre a oportunidade incrível de entrar na Universidade de São Paulo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio? O Enem-USP 2024 abre as portas da instituição para candidatos que desejam utilizar suas notas no exame como forma de ingresso. 

Ao utilizar o Enem como critério de admissão, a USP amplia ainda mais sua diversidade e democratiza o acesso ao ensino superior de excelência. 

As inscrições começam no dia 4 de dezembro, ao meio-dia, e seguem até 5 de janeiro de 2024. Para participar, é essencial entender como esse processo de admissão funciona, quem pode se beneficiar e quais são os passos necessários.

E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Descubra como se preparar para começar sua jornada na renomada universidade paulista.

Calendário Enem-USP 2024

Para começar, é importante estar atento ao cronograma: 

  • Inscrições: de 04/12/2023 até 05/01/2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 08/01/2024;
  • Período para alteração do curso escolhido dentro da área escolhida: dias 18 e 19/01/2024;
  • Resultado: 24 de janeiro de 2024;
  • Matrícula: a partir de 30 de janeiro de 2024. 

Como vai funcionar o Enem-USP 2024 

Quem pretende concorrer a uma vaga na USP em 2024 com a nota do Enem já pode consultar o edital do processo seletivo

São 1500 vagas em diferentes cursos de graduação disponibilizadas nas modalidades ampla concorrência (AC), escola pública (EP) e pretos, pardos e indígenas (PPI).

As inscrições vão acontecer das 12 horas do dia 4 de dezembro até as 12 horas do dia 5 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição custa R$ 10,00. 

Ficam isentos os candidatos inscritos no Concurso Vestibular Fuvest 2024, aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

É possível se inscrever em até três cursos de sua preferência em uma das áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). 

É importante destacar que haverá possibilidade de alterar as opções de cursos dentro da área escolhida nos dias 18 a 19 de janeiro de 2024.

A primeira chamada dos aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro e a segunda em 14 de fevereiro. Também haverá chamadas para as listas de espera.

Quem pode participar?

Estudantes que já concluíram, ou que venham a concluir no ano letivo de 2023, o Ensino Médio ou equivalente, bem como os portadores de diploma de curso superior oficial e reconhecido, devidamente registrado, que tenham se submetido às provas do Enem referente ao ano de 2023, poderão disputar o processo seletivo ENEM-USP 2024 na
condição de candidatos.

Vagas no Enem-USP 2024

Para fazer a sua inscrição, basta acessar o site da Fuvest no período indicado – a partir do dia 4 de dezembro e informar:

  • o seu número do CPF e outros dados pessoais;
  • se deseja solicitar isenção da taxa de inscrição;
  • se quer concorrer às vagas de Ações Afirmativas, além das vagas de Ampla Concorrência;
  • sua área de interesse: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais – e até três cursos dentro da respectiva área de conhecimento.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 

  1. Ampla Concorrência (AC) | 685 vagas: para todos os candidatos, sem pré-requisitos;
  2. Escola Pública (EP) – 512 vagas: alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Essa quantidade de vagas é dividida entre:
  • EP-L3 (independente da renda) 
  • EP-L1 (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo)
  1. Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) | 303 vagas: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Essa quantidade de vagas é dividida entre:
  • PPI-L4 (independente da renda) 
  • PPI-L2 (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo).

Como, a princípio, todos os inscritos concorrem às vagas de ampla concorrência, caso o candidato também queira concorrer às vagas de EP e PPI, precisa informar durante a inscrição.

Outras formas de ingresso na USP

Para ingresso em 2024, além das 1.500 vagas pelo Enem-USP, a instituição oferece mais  8.147 vagas pelo vestibular da Fuvest e 1.500 pelo Provão Paulista, totalizando 11.147 oportunidades para novos alunos.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel