Estão abertas as inscrições no Sisu 2023

Estão abertas as inscrições no Sisu 2023! Confira o cronograma para não perder os prazos e saiba como se inscrever para concorrer a uma vaga.

Chegou o momento que muita gente estava esperando: estão oficialmente abertas as inscrições no Sisu 2023! Esta é a oportunidade perfeita para entrar em uma universidade federal e fazer o curso que você sempre quis. 

Para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada deste ano, estão disponíveis mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas, das quais 63 são universidades federais. 

A consulta às vagas também já foi liberada pelo Ministério da Educação, e você pode conferir no site oficial

Como se inscrever no Sisu 2023?

As inscrições no Sisu 2023 devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até o dia 24 de fevereiro. 

Confira o passo a passo para fazer a sua inscrição: 

1. De olho nas datas

O primeiro passo é verificar o prazo de inscrições no Sisu 2023, que têm início hoje, dia 16 de fevereiro, e terminam em 24 de fevereiro. 

Faça a sua inscrição com tranquilidade e não deixe para a última hora! O grande volume de acessos pode ocasionar instabilidades no site, lentidão ou mesmo a interrupção do processo de inscrição. E você não quer passar sufoco, certo? 

2. Faça o login no Sisu

Acesse o site oficial do Sisu e faça o login. O sistema vai solicitar os dados da sua conta no portal gov.br, por meio do CPF e senha cadastrados no momento da inscrição no Enem. 

Caso você tenha esquecido, basta clicar em “esqueci minha senha”, selecionar uma das formas disponíveis para a recuperação, preencher os dados solicitados e criar uma nova senha. 

3. Escolha as suas opções de curso

Para as inscrições no Sisu 2023, após fazer o login, você será direcionado para a tela “minha inscrição”. É possível escolher até duas opções de cursos, por ordem de prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. 

Essa é a sua hora de escolher! Clique em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser realizada por município, instituição ou curso. Assim que você selecionar a opção desejada, basta clicar em “escolher este curso” para prosseguir.  

4. Indique a modalidade de concorrência

Aqui, você vai indicar a modalidade de concorrência desejada para participar do Sisu, que pode ser:

  • Ampla Concorrência: contemplam qualquer pessoa que tenha feito o Enem. 
  • Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012): as instituições que participam do Sisu devem destinar 50% das suas vagas para as cotas. Entenda os tipos de cotas
  • Políticas de ação afirmativa: diferente da lei de cotas, as políticas de ação afirmativa não são obrigatórias. Por isso, algumas instituições têm e outras não. As ações também variam. 

Para definir a modalidade, basta clicar em “escolher esta modalidade” para seguir.

5. Confirme a sua escolha

Na próxima tela, serão exibidas as informações sobre o curso, a modalidade escolhida e a documentação necessária para a matrícula. 

Verifique os seus dados com atenção, clique em “confirmar minha inscrição” para finalizar a escolha da sua primeira opção de curso. 

Depois, basta repetir os passos anteriores para determinar qual será a sua segunda opção de curso, certo? 

6. Fique atento às notas de corte

Durante todo o período de inscrições no Sisu 2023, o sistema divulga diariamente as notas de corte de cada curso. 

Acompanhar essas informações é fundamental para que você possa alterar as suas opções de curso, caso não tenha a chance de ser selecionado com base no seu resultado no Enem

As substituições podem ser feitas quantas vezes for necessário, enquanto as inscrições estiverem abertas. Apenas a última alteração será validada. 

Quando sai o resultado do Sisu 2023?

Os resultados das inscrições no Sisu 2023 serão divulgados no dia 28 de fevereiro, conforme o cronograma oficial. 

As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 2 e 8 de março. 

Lista de espera do Sisu

Se não foi possível ser aprovado em nenhuma das opções de curso que você selecionou no momento da inscrição, não se preocupe! Ainda é possível participar da Lista de Espera do Sisu. As inscrições podem ser feitas de 28 de fevereiro a 8 de março. 

Deseja saber mais sobre as inscrições no Sisu 2023? Acesse o Edital e confira outras informações sobre o processo de seleção. 

Como funciona o Sisu? 

Preparamos um vídeo especial com dicas e as melhores estratégias para conseguir uma vaga na universidade com o Sisu. Assim, você pode aproveitar a sua nota do Enem com muito mais facilidade e assertividade!

Assista:

Tudo pronto para tomar a sua decisão? Lembre-se de que, caso você não seja aprovado para o Sisu 2023, ainda pode tentar outras formas de ingresso na universidade, como o Programa Universidade Para Todos ( Prouni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e, ainda, com uma Bolsa de Estudo

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem, FIES, Notas de corte, Prouni, Sisu, Universidades Públicas
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel