MEC confirma mais de 226 mil vagas no Sisu 2023

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis na primeira edição do Sisu 2023. São mais de 6 mil cursos ofertados. Saiba como ver as vagas!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já liberou a consulta de vagas da primeira edição de 2023. São 226.399 vagas distribuídas em 128 instituições públicas participantes. Entre elas, são 63 universidades federais. Também participam universidades estaduais, municipais e institutos federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação com vagas no Sisu 2023.

As inscrições vão de 16 a 24 de fevereiro e o resultado sai dia 28 do mesmo mês.

Como consultar as vagas no Sisu 2023

Para consultar as vagas disponíveis no Sisu é necessário entrar no site do programa. Em seguida, é só digitar na barra de busca o curso, instituição ou cidade do seu interesse.

Vagas do Sisu na UFRJ
Consulta de vagas da UFRJ disponíveis no Sisu

Clicando no curso você poderá ver quantas vagas estão disponíveis para a ampla concorrência e em cada modalidade de cota. Assim, você já pode começar a planejar as estratégias para a sua inscrição.

Notas de corte do Sisu

A nota de corte de um curso é a menor nota que você precisa tirar para ser aprovado. Se uma universidade disponibiliza 10 vagas para determinado curso na ampla concorrência, por exemplo, vão ser selecionados os 10 inscritos que tiverem as maiores notas. Ou seja, a nota de corte é a da pessoa que teve a décima maior nota.

As notas de corte são diferentes para ampla concorrência e para cada uma das modalidades de cotas. Então, se você se inscrever para cotas de pessoas com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo, por exemplo, você só vai concorrer com quem se inscreveu para esse mesmo tipo de cota. Portanto, quando você estiver pesquisando notas de corte de um curso ou universidade, é importante saber em qual modalidade você se encaixa.

Aqui no Blog do Enem você pode conferir as notas de todos os cursos e universidades que participam do Sisu. Confira:

Para entender melhor como as notas de corte funcionam, confira o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Sisu, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel