Justiça confirma provas do Enem neste domingo

A decisão saiu no começo da noite do sábado. A Defensoria Pública da União alegou que o INEP estava planejando utilizar salas com 80% da capacidade de alunos, o que seria um risco de contágio para o Covid-19 para os participantes e fiscais.

Agora é pra valer. Estão confirmadas as provas do Enem para este domingo, 17 de janeiro. A Justiça Federal em São Paulo julgou no começo da noite do sábado (16 de janeiro) pedido de liminar que pedia a suspensão das provas em função da crise sanitária do Covid-19. Então, a síntese da notícia é que a justiça confirma provas do Enem.

A decisão foi do juiz Leonardo Henrique Soares, da quinta Vara Cível. Ele negou a pretensão da Defensoria Pública da União que protocolou o pedido de suspensão com base na falta de cumprimento do protocolo anti-Covid em salas de aula reservadas para realizar as provas.

Segundo a DPU o INEP manteve a projeção de salas com até 80% da capacidade de alunos, o que contraria a recomendação de ocupar apenas 50% das carteiras .

Segundo o arrazoado apresentado pela Defensoria Pública da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas mentiu à sociedade em relação às providências tomadas no protocolo sanitário para realizar as provas do Enem.  Mas, mesmo assim, a Justiça confirma as provas do Enem.

Amazonas terá provas em fevereiro.

Outra decisão importante tomada pela Justiça foi a de negar ao Ministério da Educação e ao INEP a manutenção das provas no estado do Amazonas. O MEC e o INEP queriam porque queriam que mesmo diante do estado de caos na saúde pública naquele estado que as provas fossem realizadas. Perdeu na Justiça. As provas serão aplicadas em 23 e 24 de fevereiro.

Você vai fazer o Enem?

Se você vai comparecer às provas neste domingo confira aqui o Guia Prático do Enem, com todas as dicas do protocolo de segurança anti-covid e também as dicas dos temas que mais caem, de todas as provas.

Guia Prático do Enem

O que levar de lanche no Enem

Confira agora as dicas do canal do Curso Enem Gratuito sobre os tipos de lanche recomendados para você levar. É importante levar água também, com garrafinha transparente (dessas que dá pra tirar o rótulo).

Mandou bem a Camila nas dicas pra você!

Veja os dez temas que mais caem

Confira agora as dicas do professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino da Plataforma SAS Educação. Ele pesquisou todas as provas do Enem desde 2009 até 2019, e mostrou direitinho o que mais cai, de cada matéria:

  1. Português:  Interpretação de TextosEstrutura Textual
  2. História: Revolução Francesa,  e Guerras Mundiais
  3. Geografia: O Espaço Rural, e O Impacto Ambiental
  4. Filosofia: Ética e Justiça. Aristóteles, Platão e Sócrates
  5. Sociologia: O Mundo do Trabalho e as Teorias Sociais
  6. Física: MRUV; Aceleração, Velocidade; e Gravidade
  7. Química: Velocidade das Reações; Equilíbrio Químico
  8. Biologia: As Relações Ecológicas; Interações Antrópicas
  9. Inglês: Leitura e Interpretação de Textos
  10. Espanhol: Leitura e Interpretação de Textos 
  11. Matemática: Cálculo de Área e Volume, Regra de Três

 

 

justiça confirma provas do Enem

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel