Está pensando em fazer sua inscrição no Sisutec hoje, mas não sabe qual curso escolher? Confira a lista dos 10 cursos técnicos com mais estudantes no país.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) abriram hoje e muitos candidatos se interessaram pela oportunidade, mas, ainda tem dúvidas de qual curso escolher. O UOL elaborou uma lista dos 10 cursos técnicos com mais matrículas na rede pública, baseada no Censo Escolar e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e o Blog do Enem decidiu postar aqui para tentar ajudar quem ainda não conseguiu definir o curso para se inscrever no Sisutec.
Se você já escolheu seu curso e está com dúvidas apenas sobre as regras do programa, nós já publicamos aqui no Blog do Enem um post sobre isso! Acesse em https://blogdoenem.com.br/sisutec-regras/ e saiba mais. Para quem ainda não escolheu, veja abaixo a lista dos 10 cursos técnicos com mais matrículas na rede pública do Brasil:
1. INFORMÁTICA
Informática foi o curso técnico com mais matrículas em escolas da rede pública em 2012, segundo dados do Censo Escolar. O curso registrou 88.734 alunos que buscavam uma formação para desenvolver programas de computador, sistemas, sistemas operacionais e bancos de dados, realizar testes de programas de computador e executar a manutenção de programas de computadores implantados.
2. ADMINISTRAÇÃO
O segundo curso técnico com mais matrículas em escolas da rede pública registrou 84.696 alunos em 2012, segundo o Censo Escolar. O profissional formado no curso técnico de administração executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material e utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
3. AGROPECUÁRIA
Ocupando o terceiro lugar da lista, o curso técnico em agropecuária registrou 48.098 matrículas no ano de 2012.O profissional formado planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários, administra propriedades rurais, elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Também fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
4. ENFERMAGEM
O quarto lugar da lista registrou 34.740 matrículas na rede pública em 2012. O técnico em enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, promove ações de orientação e preparo do paciente para exames, realiza cuidados de enfermagem (curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros) e presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
5. EDIFICAÇÕES
O curso técnico de edificações registrou 31.200 matrículas em 2012 na rede pública. O profissional desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica, planeja a execução e elabora orçamento de obras, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações e orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
6. ELETROTÉCNICA
Foram 26.314 alunos registrados na rede pública para o curso técnico de eletrotécnica em 2012, segundo dados do Censo Escolar. O técnico em eletrotécnica trabalha com instalação, operação e manutenção de elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações, atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos e executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.
7. CONTABILIDADE
O curso técnico de contabilidade registrou 25.979 matrículas na rede pública no ano de 2012. O profissional formado efetua anotações das transações financeiras da organização e examina documentos fiscais e parafiscais, analisa a documentação contábil e elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais, organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil e controla as movimentações, registra as operações contábeis da empresa, ordenando os movimentos pelo débito e crédito e prepara a documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais.
8. MECÂNICA
24.933 foram as matrículas registradas na rede pública para o curso técnico de mecânica em 2012, segundo o Censo Escolar. O profissional atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança, controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica.
9. LOGÍSTICA
O nono lugar da lista registrou 22.506 matrículas na rede pública em 2012. O técnico em logística aplica os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística, executa e agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, colabora na gestão de estoques, presta atendimento aos clientes, implementa os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.
10. SEGURANÇA DO TRABALHO
Por fim, o curso de segurança do trabalho, que ocupa o décimo lugar da lista, registrou 22.160 matrículas na rede pública em 2012. O profissional formado atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho, desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, orienta o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho, executa o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
E aí, essa lista te ajudou a escolher suas opções de curso para o Sisutec e te ajudou a conhecer um pouco mais sobre os 10 cursos listados? Então corra e se inscreva já no programa para não perder essa chance!
As inscrições para o Sisutec começaram hoje e terminam dia 13 de agosto. Apenas quem fez o Enem 2012 e não zerou a redação do exame pode se inscrever. Se você está por fora e não sabe muito sobre o Sisutec, acesse esse post do Blog do Enem e saiba mais https://blogdoenem.com.br/sisutec-criacao-do-sistema/.
Confira o Simulado Enem 2013 – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.
Agora que você já sabe tudo sobre o Sisutec, que tal conhecer nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos. Nossas redes sociais:
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem
Fonte: UOL
Os cursos que estão em evidencia definitivamente são os que estão com mais vagas em aberto no mercado, talvez jovens estejam em busca de dinheiro e não da necessidade de ser feliz no trabalho.
Seria interessante que parassem um pouco para pensar antes de entrar em um curso, seja técnico ou de graduação para depois se arrepender.