Carlos Drummond de Andrade: veja o autor que mais cai no Enem

Ele foi um destaque entre os poetas do Modernismo. Virou um clássico com uma pedra no meio do caminho e outras obras geniais. Nas questões do Enem cai praticamente uma vez por ano. É leitura obrigatória para mandar bem em Literatura Brasileira. Veja aula gratuita.

No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.  O autor deste poema é o que mais cai no Enem: Carlos Drummond de Andrade foi um destaque entre os Modernistas no Brasil. Confira.

O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) é o autor em língua portuguesa que mais foi cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio desde a primeira edição da prova, ainda em 1998. Drummond está no Enem e também nos vestibulares mais puxados. 

Então, a verdade é esta: No meio do Enem tem um Drummond. Tem um Drummond no seu caminho do Enem! É um clássico da Literatura Brasileira. Coloque na sua agenda para mandar bem que vale a pena.

O preferido do Enem

Ele é o poeta maior da Segunda geração do Modernismo no país. Nos levantamentos  feito com base em todas as provas do Enem aplicadas pelo MEC, desde 1998, a obra de Drummond serviu como base para 16 questões, cobradas, na maioria das vezes, na prova de linguagens e códigos.  Carlos Drummond de Andrade; Autor mais cobrado no EnemA prosa e a poesia do autor foram citadas em oito das provas do Enem já aplicadas. E, em alguma edições, havia mais de uma pergunta sobre o autor de clássicos como Quadrilha, Verbo ser, e No meio do caminho tinha uma pedra.

Resumo sobre Carlos Drummond de Andrade

Confira agora com a professora Camila Zuchetto Branbilla, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo especial com os destaques da vida e da obra de Carlos Drummond.

  1. Poeta versátil e multifacetado, Drummond transitou por diversos temas, contemplando o amor, as relações humanas, aspectos de sua vida, de sua infância em Minas Gerais, bem como questões sociais de seu tempo.
  2. Apelidado de Urso Polar, Gauche, Poeta Itabirano ou Poeta de Sete Faces, é um dos principais escritores brasileiros de todos os tempos.
  3. Seu legado literário o imortalizou e o faz ser considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro do século XX.
  4. Nesta aula acima, a professora Camila Brambilla te conta um pouco mais dessa figurinha carimbada do Enem.

 

Drummond: O autor que mais cai

Na edição de 2012 do exame, os poemas de Drummond foram usados em três questões. O conto “Aquele bêbado”, do livro Contos plausíveis (1991), e o poema “Verbo ser”, do livro Poesia e prova (1983), serviram para cobrar do candidato interpretação de texto.

E, o texto “Antigamente”, também da obra Poesia e prosa, serviu de base para uma questão sobre linguagens.  Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista.

Carlos Drummond de Andrade fez parte da geração do Modernismo, que defendia maior liberdade e mais brasilidade para os autores, sem um vínculo direto ou dependência com as tradições ou ondas artístico-literárias que até então emanavam da Europa para o resto do Ocidente.

Se você quiser mergulhar no Modernismo, veja aqui uma aula gratuita sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Naquele momento a cultura  brasileira deu uma virada em direção ao “Pau Brasil”, com um foco na identidade real do país que se urbanizava, e que buscava uma identidade própria.

Foi a mesma época do movimento dos jovens militares do Tenentismo, que denunciavam a corrupção política das oligarquias.

Veja a seguir as principais características da obra de Carlos Drummond de Andrade.

O Poeta Maior

“Drummond é o nosso maior poeta”, afirma a professa de literatura do Cursinho da Poli – USP, Cristiane Bastos. “Ele é um autor muito objetivo, que corta todos os excessos linguísticos para ir direto ao assunto”. A professora explica que o estilo literário de Drummond pode servir de inspiração para o candidato fazer a redação do Enem. “Todo texto de Drummond é bem escrito.

Ele evita redundância e torna sua obra sempre muito clara. Por exemplo: em vez de dizer ‘noite triste’, ou ‘noite escura’? Diga apenas noite. Ele ensina que é importante selecionar bem as palavras porque elas podem trazer um campo semântico de significados.”

Para Cristiane, a grande presença da obra de Drummond nas provas do Enem se explica também pelo fato do autor ter uma produção literária muito intensa.

“Ele publicou seu primeiro livro em 1930, o excelente Alguma poesia, e escreveu até a década de 1980 (ele morreu em 1987), foi amadurecendo ao longo da vida”.

Aula Gratuita: A poesia de Drummond no Modernismo

Veja com o professor Rollo, de Florianópolis, a importância de Carlos Drummond de Andrade no conjunto dos poetas da Segunda Geração do Modernismo no Brasil.

Muito bom este resumo. O Rollo é show!

Verbo Ser  (Carlos Drummond de Andrade)

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.

 

No meio do caminho tinha uma pedra

O poema símbolo da obra de Carlos Drummond de Andrade é ‘No meio do Caminho’:

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

 

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

 

Dica do Blog: Resumo das Escolas Literárias no Brasil. Veja:

Veja uma revisão completa para o Enem com a história das Correntes Literárias no Brasil desde 1500. A nossa literatura estreia com a Carta de Pero Vaz de Caminha, lançando o Quinhentismo junto com as obras dos padres Jesuítas e os relatos dos viajantes.

Veja todas as fases: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Classicismo, Parnasianismo,  Simbolismo, Modernismo (onde está Drummond) e a Literatura Contemporânea. Veja aqui aula gratuita de Literatura Enem.  escolas literárias no Brasil

 

Interpretação de Texto Literário no Enem

A professora Cristiane, que descreveu as características da obra de Carlos Drummond de Andrade também dá a dica para você mandar bem na leitura dos enunciados das questões de Linguagens:

O candidato que for fazer o Enem deve estar mais atento à interpretação de texto. “A prova de linguagens costuma trazer obras nas mais diversas formas, como texto, poesia, charges e até linguagem de internet. O Enem trabalha com diversos gêneros literários.”

Segundo Cristiane, é importante se preparar buscando ter uma cultura geral, estar antenado nas mais diferentes manifestações artísticas como dança, pintura e música, e saber  fazer a relação entre as obras apresentadas com a cultura popular.

Aula Gratuita sobre o Modernismo no Brasil

Fique em dia com os temas do Modernismo com esta aula gratuita de revisão com o professor Anderson Rolo, do canal Curso Enem Gratuito.

Excelente o resumo sobre o Modernismo!

Veja os autores mais cobrados no Enem:

  1. Carlos Drummond de Andrade – 16 questões
  2. Manuel Bandeira  – 6 questões
  3. Ferreira Gullar e Machado de Assis – 5 questões
  4. João Cabral de Melo Neto, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Vinicius de Moraes – 4 questões
  5. Álvares de Azevedo, Luis Fernando Veríssimo e Rubem Braga – 3 vezes
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel