Novo Ensino Médio: mudanças já impactam o Enem 2024?

Conheça as principais mudanças estabelecidas pelo projeto de lei do Novo Ensino Médio aprovado pela Câmara dos Deputados. Entenda também quais são os impactos com relação ao Enem 2024.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 20 de março, o Projeto de Lei que estabelece as mudanças no Novo Ensino Médio. 

O texto-base institui uma carga horária de 2,4 mil horas para as disciplinas obrigatórias na formação geral básica, somando os três anos do Ensino Médio, e 600 para o itinerário formativo, conforme o que é defendido pelo governo. 

A proposta segue agora para a análise no Senado e o Ministério da Educação tem prazo até o final de 2024 para aplicar as mudanças da lei já para o ano letivo de 2025. 

Continue lendo para entender melhor quais são as principais mudanças aprovadas para o Novo Ensino Médio e saiba se elas já interferem no Enem 2024. 

Carga horária das matérias obrigatórias

Esta é uma das principais alterações com relação ao que havia sido proposto na reforma do Ensino Médio em 2017, e diz respeito à composição da carga horária dos estudantes. 

Foram mantidas as 3 mil horas ao longo do ensino médio, sendo mil horas por ano, com aumento da porcentagem atribuída às matérias obrigatórias.

Dessa forma, a formação geral básica mínima, composta por disciplinas clássicas, como matemática, português, química, e outras, será de 2,4 mil horas para estudantes de curso regular, e mais 600 horas para as disciplinas optativas, ou seja, os “itinerários formativos” que podem ser escolhidos pelos estudantes.

A proposta de 2017 previa apenas 1,8 mil horas para as disciplinas clássicas obrigatórias e 1,2 mil para os “itinerários formativos”. 

Formação técnica

No caso dos cursos técnicos e profissionais, as emendas aumentam a carga horária obrigatória da formação básica prevista no texto original do projeto.

De 1,8 mil horas, o cronograma passa a ter 2,1 mil horas, com 900 horas destinadas aos itinerários formativos.

No entanto, até 300 horas dessas 2,1 mil podem ser divididas entre disciplinas da parte técnica e do currículo básico, conforme critérios das próprias instituições.

Espanhol e ensino a distância 

Quanto à escolha dos chamados “itinerários formativos”, será possível optar entre disciplinas das seguintes áreas:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas; 
  • Formação técnica e profissional.

O texto que foi aprovado mantém a oferta da língua espanhola como opcional e também a possibilidade de contratação de profissionais sem formação em licenciatura para as disciplinas oferecidas no itinerário técnico profissionalizante.

Já sobre o ensino a distância, o projeto determina que a carga horária da formação geral básica deve ser oferecida de forma presencial. Porém, existe a possibilidade de adoção da modalidade apenas em situações excepcionais.

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E como fica o Enem 2024? 

A Matriz de Referência do Enem não deve ser alterada para o exame a ser realizado em 2024, visto que essas mudanças propostas pelo Projeto de Lei do Novo Ensino Médio só passarão a vigorar em 2025, caso o texto-base seja, de fato, aprovado. 

Isso significa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio seguem sem nenhuma atualização ou mudança para a edição deste ano. 

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Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Educação, Enem, Ensino Médio
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