Os Demonstrativos – Espanhol Enem

Veja neste post de Espanhol como funcionam os demonstrativos, quais são e como usá-los. É hora de conhecer mais um pouquinho da língua espanhola, vem com a gente arrasar no Enem! E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!

Demonstrativos são palavras variáveis em gênero e número que acompanham ou substituem um nome, indicando a posição dos seres no tempo (presente, passado próximo ou distante), e no espaço (próximo de quem fala, próximo de quem ouve ou distante de todos). Vamos conhecê-los?

Tabela dos demonstrativos. Fonte: http://slideplayer.es/slide/4213270/

Algo curioso de observar na figura acima, é que os demonstrativos masculinos plurais terminam em OS no espanhol, diferente do português que terminam em ES.

Os demonstrativos podem exercer na oração a função de adjetivo ou pronome. Exemplos: Aquellos niños son muy listos (Aqueles meninos são muito espertos) – Adjetivo / Aquél es el libro que más me agrada (Aquele é o livro que eu mais gosto) – Pronome. Quando funciona como pronome, os demonstrativos costumam vir acentuados, para diferenciar-se dos adjetivos. Porém, a Real Academia de la Lengua Española, órgão que regulamenta a gramática do espanhol, recomenda este acento apenas em casos que possam dar lugar à ambiguidade.

ATENÇÃO: Em espanhol o demonstrativo não admite contração com preposição como no português. Vimos isso no post sobre artigos, contrações e artigo neutro LO, em espanhol só existem duas contrações (AL e DEL). Observe os exemplos para entender melhor: Português – nessa, nisto, naquele, desta. / Espanhol – en esa, en esto, en aquel, de esta.

Formas neutras

As formas neutras são aquelas que fazem referência a conceitos abstratos. Aparecem sempre no singular e nunca são usadas diante de substantivos. Exemplos: Esto no me interessa (Isto não me interessa) / Eso tampoco (Isso também não) / Aquello menos (Aquilo, menos).

É bastante comum usar a forma neutra em frases interrogativas, quando não há necessidade de repetir o substantivo, uma vez que está claro na frase. Exemplo: ¿Qué es esto? Esto es una fruta (O que é isto? Isto é uma fruta).

Não se usam as formas neutras para falar de pessoas. Neste caso, usamos as formas femininas e masculinas. Exemplo: ¿Quién es aquel? Aquel es Juan (Quem é aquele? Aquele é o Juan).

Expressões com demonstrativos

Algumas expressões bastante utilizadas em espanhol são formadas a partir dos demonstrativos. Veja algumas delas:

– A ESO DE + HORA – usado para dar ideia de hora aproximada. Ex: El avión despegó a eso de medianoche. (O avião decolou por volta de meia noite);
– ¿Y ESO? – usado para pedir mais detalhes diante de uma notícia surpreendente, inesperada. Ex: _ Me caso el próximo mes. _ ¿Y eso? (_ Me caso mês que vem. _ Como assim:?);
– EN ESTO – usado quando queremos inserir um fato novo durante o relato de outro. Ex: Estábamos paseando y en esto escuchamos una fuerte explosión (Estávamos passeando e nisto escutamos uma forte explosão);
– ESTO ES – usado para reformular o que foi dito. Ex: Eran 30 personas, esto es, 31 personas. (Eram 30 pessoas, isto é, 31 pessoas);
– ESO ES – usado para expressar aprovação. Ex: _ ¿Es así? _ Eso es. (_ É assim? _Isso);
– EN UNA DE ESAS – usado para referir-se a algo que possa ocorrer inesperadamente. Ex: Andas con joyas, en una de esas te asaltan. (Andas com jóias, numa dessas te assaltam).

Assista ao vídeo a seguir do canal “Prof de ELE.es” do YouTube para fixar o conteúdo:

Em seguida, resolva às questões e boa sorte no Enem e no Vestibular!

1 – (UECE/2014) Apunta el uso correcto del demostrativo:

a) Prefiero éste reloj.
b) No me gusta éso.
c) Quiero aquellas que son más baratas.
d) Estes collares son maravillosos.

2 – (UECE/2012) La expresión “este cuadro” (ref. 56) en su forma plural es:

a) estes cuadros.
b) éstes cuadros.
c) éstos cuadros.
d) estos cuadros.

3 – (UECE/2011) En … San José durante aquellos cinco días…( refs. 90-91) la forma singular del demostrativo “aquellos” es:

a) aquello.
b) aquél.
c) aquéllo.
d) aquel.

GABARITO:
1 – C
2 – D
3 – D

Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Espanhol! São apenas 10 questões para você estudar:

Los demonstrativos

.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel