Mais de 260 mil estudantes já estão inscritos para participar do Sisu. Se você ainda não fez a sua inscrição, ainda dá tempo! O prazo termina hoje, às 23h59.
Um balanço divulgado no dia 21 de junho pelo Ministério da Educação (MEC) revela que, em apenas três dias, o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada já contava com 263.662 pessoas inscritas. O prazo para participar do Sisu 2023.2 termina às 23h59 desta quinta-feira, dia 22.
Para ter uma ideia, apenas no dia de abertura das inscrições para o Sisu, houve mais de 172 mil cadastros, somando 295.015 inscrições em cursos. A maioria dos candidatos reside nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Ceará.
A segunda edição deste ano do programa vai ofertar 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação.
Você ainda não fez a sua inscrição para participar do Sisu? Ainda dá tempo! Siga a leitura e confira um passo a passo para se inscrever!
Cronograma completo para participar do Sisu
Fique de olho no cronograma do Sisu 2023.2, conforme o edital:
- Inscrições: 19 a 22 de junho;
- Resultado da chamada regular: 27 de junho;
- Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho;
- Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho;
- Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 10 de julho.
Como participar do Sisu
Para quem ainda não se inscreveu, participar do Sisu depende apenas da sua inscrição. O processo de cadastro é gratuito e deve ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Sisu usa as notas do Enem para distribuir vagas nas instituições de ensino superior e universidades públicas de todo país.
A classificação é realizada com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio. As vagas oferecidas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Ao se inscrever, você pode selecionar até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante o período das inscrições. Será considerada válida apenas a última opção confirmada.
O resultado do Sisu 2023.2 será divulgado dia 27 de junho, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As matrículas devem ser realizadas de 29 de junho a 4 de julho.
Para te ajudar a fazer a sua inscrição, confira o passo a passo completo:
1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “Inscreva-se”;
2. Na página inicial do Sisu, selecione “Entrar com GOV.BR”;
3. Faça login na conta Gov.br com seu CPF e senha;
4. Confira se seus dados pessoais estão corretos na opção “Seus dados de contato”. Caso seja necessário atualizar seu cadastro, clique em “Atualizar agora”;
5. Após checar se está tudo correto, desça a página e clique em “Fazer inscrição de 1° opção de curso”;
6. Digite o nome do curso no qual deseja se inscrever e clique na opção sugerida pelo buscador que mais se encaixa no que você procura. Também é possível buscar por município ou instituição;
7. Desça a barra de rolagens até identificar o curso, instituição e turno desejados. Selecione a opção que melhor atende às suas necessidades;
8. No card é possível conferir informações mais detalhadas sobre o curso, assim como as modalidades de concorrência disponíveis. Escolha a opção mais adequada e clique em “Escolher essa modalidade”;
9. Leia atentamente as instruções sobre os documentos requeridos e marque as caixas de texto presentes logo abaixo. Depois, clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção” para finalizar o processo;
10. Para se inscrever na segunda opção de curso, basta clicar em “Fazer inscrição em 2° opção” e repetir o passo a passo acima.
Nesta tela, também é possível checar o peso de suas notas para aquela opção ao clicar em “Sua nota nesta modalidade é de […]” ou ver novamente as instruções acerca da documentação e outras informações na opção “Ver documentos e informações”. Você também pode fazer alterações na opção de curso através dos botões “Cancelar inscrição” e “Escolher outro curso”.
Vagas disponíveis no Sisu 2023.2
Para consultar as vagas disponíveis no Sisu 2023.2, basta acessar o site oficial do programa e clicar em “Consultar oferta de vagas”.
Também é possível consultar diretamente as listas de municípios, instituições e cursos. Você também pode usar filtros para refinar a sua busca.
Importância de participar do Sisu
Participar do Sisu é muito importante para estudantes que desejam ingressar em instituições públicas de ensino superior no Brasil.
O processo seletivo oferece uma oportunidade democrática de acesso à educação de qualidade, permitindo que os candidatos concorram a vagas em universidades e institutos federais, bem como em algumas instituições estaduais renomadas.
Essa possibilidade de escolher entre diversas opções de cursos e instituições contribui para a realização dos sonhos acadêmicos e profissionais dos estudantes, proporcionando uma formação sólida e amplas perspectivas de carreira.
Além disso, o Sisu proporciona uma maior inclusão e diversidade no ensino superior, já que estudantes de diferentes origens socioeconômicas e culturais têm a chance de competir em condições igualitárias, com base no desempenho no Enem.
Participar do Sisu, portanto, é uma oportunidade valiosa para que estudantes busquem uma educação superior de qualidade e para o desenvolvimento educacional do país como um todo.