Teste seus conhecimentos sobre Platão com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!
Você lembra dos pensamentos do criador do Mito da Caverna e responsável por revelar o pensamento de Sócrates? Neste post você encontra 10 exercícios sobre Platão e um resumo para relembrar das principais ideias sobre política do filósofo!
Resumo sobre Platão
Depois da morte de seu mestre Sócrates, Platão ficou desgostoso com a forma como a democracia ateniense estava se desenhando. Isso o motivou a iniciar uma reflexão crítica sobre a forma como a política em Atenas era feita, sobretudo em relação à administração da polis e dos interesses da comunidade.
Dos seus livros, três são voltados aos problemas políticos: “A República”, “O Político” e “As Leis”. No livro “A República”, a filosofia de Platão já aponta para a organização da polis.
Já no livro “O Político”, Platão descreve as qualidades intelectuais necessárias ao governante para exercer sua função dentro do bom e do justo. Por fim, no livro “As leis”, chama a atenção para o exercício da cidadania por parte dos cidadãos e como as leis são feitas.
Platão acreditava que o governante ideal deveria ser alguém dotado de conhecimento (Rei-Filósofo). Isso porque só o conhecimento garantiria o agir corretamente e a aplicação da justiça. Advertia, ainda, que essa função não era para todos.
Platão e os temas da Justiça
Antes de partir para os exercícios sobre Platão, confira a aula do professor Alan sobre o tema:
A cidade ideal
Platão também desenvolveu a teoria da cidade ideal, onde haveria três classes. Cada uma delas corresponderia a uma função específica, o que, por consequência, favoreceria a justiça.
O filósofo acreditava que as qualidades de cada classe da sociedade estavam relacionadas a três virtudes da alma (alma tripartite):
- Racionalidade (sabedoria, comando e ordem);
- Irascibilidade(coragem, vontade);
- Concupiscência( suprir as necessidades).
As três virtudes estavam associadas, respectivamente, à cabeça, ao tronco e ao baixo ventre.
Os comerciantes, artesãos e o povo estariam na base da sociedade, responsáveis pelo seu desenvolvimento econômico. Os guerreiros são fundamentais para a proteção do rei e a ordem da sociedade.
Por fim, o Rei-Filósofo fica no topo, pois é ele quem deve guiar a sociedade, já que detém o conhecimento do que é bom e justo para o seu povo.
Como você pode notar, Platão acreditava que a organização da sociedade se dá pela justiça, que leva, por consequência à felicidade do povo.
- Veja também o clássico Mito da Carverna
- Outra boa dica para você se apronfundar é conhecer a distinção entre o mundo das ideias e o mundo sensível. Assim você vai compreender o famoso “amor platônico”.
Exercícios sobre Platão
Saiba de que forma as ideias de Platão sobre justiça e política aparecem no Enem e nos vestibulares com nossa lista de questões:
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEL PR/2010)
No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A República, Platão apresentou o Estado Ideal como governo dos melhores selecionados. Para garantir que a raça dos guardiões se mantivesse pura, o filósofo escreveu:
É preciso que os homens superiores se encontrem com as mulheres superiores o maior número de vezes possível, e inversamente, os inferiores com as inferiores, e que se crie a descendência daqueles, e a destes não, se queremos que o rebanho se eleve às alturas.
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p.227-228.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento ético-político de Platão é correto afirmar:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEL PR/2017)
Leia a tirinha e o texto a seguir.
Exercita-te primeiro, caro amigo, e aprende o que é preciso conhecer para te iniciares na política; antes, não. Então, primeiro precisarás adquirir virtude, tu ou quem quer que se disponha a governar ou a administrar não só a sua pessoa e seus interesses particulares, como a cidade e as coisas a ela pertinentes. Assim, o que precisas alcançar não é o poder absoluto para fazeres o que bem entenderes contigo ou com a cidade, porém justiça e sabedoria.
(PLATÃO, O primeiro Alcebíades. Trad.
Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2004. p.281-285.)Otávio tornou-se o primeiro imperador no período do alto império romano e a Pax romana impôs militarmente seu domínio hegemônico no cotidiano de diferentes povos da região norte da África e de grande parte da Europa.
Com base nos conhecimentos sobre o Império Romano sob o governo de Otávio, considere as afirmativas a seguir.
I. Quando Otávio se tornou o primeiro romano a congregar o título de Augusto, implantou-se o culto ao governante, diferentemente dos dirigentes anteriores.
II. Otávio buscou interferir no cotidiano dos romanos ao incentivar a constituição de famílias numerosas e impor punição às mulheres adúlteras.
III. Sob seu governo, estabeleceu-se uma diferença dos governos anteriores pelo sistema de coleta de impostos, pois o Estado assumiu o papel que era dos publicanos.
IV. A organização social dos romanos distribuídos em ordens sociais foi revisada e implantou-se a hereditariedade como critério privilegiado da diferenciação.Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM/2015)
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UnB DF/2002)
Em entrevista recente, publicada pelo Jornal do Brasil, na edição de 26/6/2002, o filósofo Márcio Tavares D’Amaral assim se expressou:
“A primeira coisa que precisamos discutir é se ainda há espaço para o pensamento na cultura contemporânea, neste mundo movido pela tecnologia e pelo consumo, neste momento que é constantemente chamado de pós-moderno. O pensamento é a capacidade humana de se espantar diante do fato de que as coisas existem, de que haja coisas – e não o nada. Será que tudo hoje está no plano da resposta à provação tecnológica, do consumo de informação, da novidade?”
A partir dessas observações, julgue os itens seguintes, alusivos à história do pensamento ocidental, da Antiguidade Clássica aos dias atuais.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2015)
Procurei demonstrar-lhe que ele parecia sábio sem o ser. […] Então, pus-me a considerar, de mim para mim, que eu sou mais sábio do que esse homem, pois que, ao contrário, nenhum de nós sabe nada de belo e de bom, mas aquele homem acredita saber alguma coisa, sem sabê-la, enquanto eu, como não sei nada, também estou certo de não saber. Parece, pois, que eu seja mais sábio do que ele, nisso – ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.
(Platão. Apologia de Sócrates, 1969.)
A Apologia de Sócrates trata da resposta de Sócrates aos seus acusadores no tribunal da cidade de Atenas. No excerto, Sócrates, referindo-se ao diálogo que teve com um indivíduo que se considerava sábio, definiu a filosofia como
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEPA/2015)
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiarlhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Idéias Políticas.
Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNITAU SP/2014)
Os gregos firmaram os principais alicerces da civilização ocidental. Encontramos raízes gregas em diferentes áreas da cultura contemporânea: Artes, Ciências, Filosofia, Política. Considerando esse aspecto, é CORRETO afirmar que
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFGO/2013)
Muitos dos valores, atitudes e ações das civilizações ocidentais foram criados ou aperfeiçoados pelos gregos. Sua mitologia ainda hoje se faz presente na psicanálise, na arte, na literatura, no cinema, nos quadrinhos, nos vídeo games e nos seriados de televisão e influencia até nas expressões populares. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UENP/2011)
Platão foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prático e é capaz de resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e contemplar o inteligível. Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Uncisal/2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos.
Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
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