Potenciação e Radiciação – Matemática Enem

Revisão de Potenciação e Radiciação. É Matemática no Enem e no Vestibular. Confira abaixo para gabaritar nas provas. Sempre cai.

Você lembra de Potenciação e Radiciação? Veja aqui um resumo para o Enem e o Vestibular.

Potenciação é a operação matemática que resulta da multiplicação de um mesmo número n vezes. Algumas propriedades importantes devem ser relembradas:

a) an ⋅ a m = an+m

b) Matemática Enem

c) (an)m = a n.m

d) (a⋅b)n = an⋅bn

e) Matemática Enem

f) aula3_fig3.tif

g) aula3_fig4.tif

Dica 1 – Relembre sobre as Equações Racionais e Irracionais em mais esta aula de revisão para a prova de Matemática Enem – https://blogdoenem.com.br/equacoes-racionais-irracionais-matematica-enem/

A radiciação é uma operação unária oposta à potenciação (ou exponenciação). Destacam-se algumas propriedades importantes, a saber:

a) Matemática Enem

b) aula3_fig6.tif

c) aula3_fig7.tif

d) aula3_fig8.tif

Notação científica

Notação científica, também denominada padrão ou notação em forma exponencial, é uma forma de escrever números que acomoda valores demasiadamente grandes (100000000000) ou pequenos (0,00000000001) para serem adequadamente escritos na forma convencional.

an ⋅ 10n 1 ≤ a <10

n &#8712 Z

Dica 2 – Relembre as funções e propriedades dos Polinômios nesta aula de revisão para  Matemática Enem – https://blogdoenem.com.br/polinomios-matematica-enem/

Exercício resolvido:

(G1 – EPCAR [CPCAR], 2011) Simplificando-se a expressão

aula3_fig9.tif

onde x ≠ 0, x ≠ 1 e x ≠ -1, obtém-se

a)-x-94

b) x94

c) x-94

d) -x94

Gabarito: A

aula3_fig10.tif

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Potencialização nesta aula do canal Me Salva!, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar

Questão 1

(G1 – CFTMG, 2010) Segundo estimativas do IBGE, em 2009, o Brasil tinha, aproximadamente, 190 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da Federação e 5.565 municípios. A tabela seguinte mostra o número aproximado de habitantes em algumas capitais brasileiras.

Capitais

Nº de habitantes

Belo Horizonte

2.400.000

Brasília

2.600.000

Rio de Janeiro

6.000.000

São Paulo

11.000.000

Com base nesses dados, é correto afirmar que, aproximadamente ………………., habitantes estão distribuídos em ………………. .

A opção que completa corretamente as lacunas acima é:

a) 1,68 x 108, 5.561 municípios.

b) 2,45 x 107, 5.561 municípios.

c) 7,52 x 106, Belo Horizonte e Brasília.

d) 7,10 x 106, Belo Horizonte e São Paulo.

Dica 3 – Revise os Paralelogramos nesta aula de Quadriláteros para a prova de Matemática Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/paralelogramos-matematica-enem/

Questão 2

(PUCSP, 2007) A tabela a seguir permite exprimir os valores de certas grandezas em relação a um valor determinado da mesma grandeza tomado como referência. Os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades derivadas das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) podem ser obtidos direta ou indiretamente dos valores apresentados e têm seus nomes formados pelo emprego dos prefixos indicados.

Nome

Símbolo

Fator pelo qual a unidade é multiplicada

tera

T

1012 = 1000000000000

giga

G

103 = 1 000 000 000

mega

M

106 = 1 000 000

quilo

k

103 = 1 000

hecto

h

102 = 100

decta

da

10 = 10

deci

d

10-1 = 0,1

centi

c

10-2 = 0,01

mili

m

10-3 = 0,001

micro

µ

10-6 = 0,000 001

nano

n

10-9 = 0,000 000 001

pico

p

10-12 = 0, 000 000 000 001

Assim, por exemplo, se a unidade de referência fosse o metro (m), teríamos: 28.000 μm (micrômetros) = 28.000 × 10-6 m (metros) = 0,028 m (metros).

Considerando o bel (b) como unidade de referência, a

expressão aula3_fig12.tif é equivalente a:

a) 0,0026 cb

b) 0,026 ìb

c) 0,26 kb

d) 2,6 db

e) 26 pb

Questão 3

(G1 – CPS 2005) Um grupo de alunos do Ensino Técnico realizou um trabalho de pesquisa para determinar a área da superfície do corpo humano de jovens de 15 a 20 anos. Chegaram à conclusão de que a área varia, aproximadamente, de acordo com a fórmula matemática S = 0,12.aula3_fig13.tif, em que S é a área (m2) e m a massa do corpo humano (kg). A área aproximada da superfície do corpo de um aluno de massa 70 kg, em m2 é:

a) 3,0

b) 2,5

c) 2,0

d) 1,5

e) 1,0

Questão 4

(UFRN, 2004) Uma calculadora apresentava, em sua tela, o resultado da soma dos gastos do mês realizados por um pai “coruja” que permitiu a seu filho apertar algumas teclas, alterando esse resultado. O pai observou que o menino havia apertado as teclas uma única vez, na ordem mostrada na figura 1.

Para recuperar o resultado que estava na tela, o pai deverá apertar as teclas:

24674.jpg

Questão 5

(UFMG, 2003) O valor da expressão (a-1 + b-1)-2 é:

a) [ab/(a + b)2]

b) [ab/(a2 + b2)2]

c) a2 + b2

d) [a2b2/(a + b)2]

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!