MEC prorroga prazo do Sisu. Candidatos têm até domingo (27/01) para se inscrever.

Ministério da Educação cedeu ao pedido dos estudantes para que o prazo do Sisu fosse estendido em virtude dos problemas identificados na plataforma.

Tanto o primeiro dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) quanto o segundo e o terceiro dia foram marcados pela dificuldade que os candidatos tiveram para a acessar a página oficial do Sistema. A reclamação geral foi de que o site nem sequer carregava para muitos candidatos.

Após três dias de instabilidade e muitas reclamações de alunos, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar os prazos de inscrições para o Sistema de Seleção Unificadam (Sisu). Agora os estudantes poderão se inscrever até este domingo, dia 27 de janeiro, por meio do site.

Outra novidade é que a atualização das notas de corte voltará a acontecer apenas uma vez por dia, à meia-noite. Segundo o MEC, as quatro atualizações diárias estavam gerando excesso de tráfego no site, o que agravava os problemas. A divulgação do resultado, por sua vez, foi mantida para o dia 28/01, segunda-feira.

Leia o comunicado oficial:

“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente.”

Blog do Enem fez pedido de prorrogação do prazo do Sisu 2019

O Blog do Enem e o Curso Enem Gratuito encaminharam ontem, 23, uma carta ao Ministro da Educação, Vélez Rodríguez, solicitando a prorrogação do prazo. O pedido visou defender os direitos dos alunos, prejudicados pela inacessibilidade do sistema.

O diretor do Blog do Enem, professor João Vianney, alegou que “a prorrogação do prazo é um fator de equidade e de equilíbrio na competição entre os candidatos”.

Para ele, se o ciclo é de quatro dias, “os candidatos que não conseguiram até agora fazer a inscrição já estão com um prejuízo de, pelo menos, cinquenta por cento do prazo que precisariam para experimentar mudanças de opção em busca de encaixar o seu resultado do Enem, em uma nota de corte apropriada”.

Nas redes sociais de ambos os cursinhos, enquetes foram realizadas para saber a opinião dos alunos. No Instagram, 897 estudantes alegaram que gostariam da prorrogação do prazo, totalizando 80% dos participantes da enquete. Já no facebook, 71% votaram a favor e, no Twitter, 63%.

Veja os resultados parciais das Enquetes:

No Instagram do Curso Enem Gratuito 79% das manifestações foram pela prorrogação do prazo, contra apenas 21% que não consideravam necessária. Veja na imagem: prazo do Sisu - Instagram

A enquete realizada na Fanpage Rede Enem, que tem 1 milhão e 382 mil seguidores no Facebook, registrou 71% de manifestações a favor da prorrogação do prazo de inscrições no Sisu 2019.prazo do Sisu - Facebook

Rede Enem pesquisou ainda entre os seguidores do Twitter, que se manifestaram na proporção de 63% a favor da prorrogação das inscrições do Sisu 2019, contra 37% de manifestações contrárias.prazo do Sisu - Twitter

Como se pode perceber pelas enquetes realizadas, a maioria absoluta dos participantes das Redes Sociais mantidas pelo Blog do Enem e canais vinculados pede ao MEC que postergue o prazo para a inscrição do Sistema de Seleção Unificada.

Lembrando que, as inscrições do Sisu começaram nesta terça-feira, dia 22 e seguem até a sexta-feira, dia 27 de janeiro e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, na Página do Participante.

Confira o pedido de prorrogação enviado ao MEC:

prazo do Sisu - pedido de prorrogação 1

prazo do Sisu - pedido de prorrogação 2

 

prazo do Sisu - pedido de prorrogação 3

prazo do Sisu - pedido de prorrogação 4

Confira como foi o 1º dia de inscrições

O Ministério da Educação (MEC) publicou no final do dia 22 de janeiro uma nota oficial:

“O Ministério da Educação adotou todas as medidas para resolver a lentidão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrada hoje, dia 22, no primeiro dia de acesso dos estudantes. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

A instabilidade foi causada por um grande volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos.

Uma novidade testada nesta edição do Sisu foi a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro momentos (7h, 12h, 17h30 e 20h). No sistema anterior, a divulgação dos resultados se limitava a um horário (meia-noite), a partir do segundo dia de inscrição.

A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24”.

Inscrições do Sisu 2019

Com a publicação do resultado, os candidatos que não tiverem sido aprovados podem se inscrever na lista de espera para se candidatar às vagas que restarem após o período de matrículas.

Cronograma oficial do Sisu 2019

  • Resultado do Enem 2018: 18 de janeiro
  • Inscrições Sisu 2019: 22 a 27 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Inscrição na Lista de Espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Veja o Edital Completo: Edital SISU 2019

Como fazer sua Inscrição no Sisu 2019

Veja no vídeo o passo-a-passo, e depois confira logo abaixo o calendário confirmado pelo MEC, e entenda como funciona o jogo das Notas de Corte.

Aplicativo do Sisu:

Agora você pode consultar as vagas do Sisu em seu dispositivo móvel. Basta baixar o aplicativo gratuito disponível tanto para Android, quanto para o IOS. Além disso, fica mais fácil e rápido para acompanhar os avisos e as datas mais importantes.

Saiba mais e baixe o aplicativo aqui.

recomendações MEC - Guia de Profissões

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Enem, Sisu Tags: , , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel