Prouni: Saiu o Resultado. Tire suas dúvidas. Veja a 2ª Chamada e a Lista de Espera

Agora é pra valer. Saiu a relação dos aprovados nas Bolsas de Estudo do Prouni. Mas, tem gente que não consegue juntar os documentos e perde a vaga. Nestes casos a chance fica para quem estiver na 2ª Chamada ou na Lista de Espera. Veja!

O MEC já divulgou o resultado da  1ª Chamada com os aprovados do Prouni. No dia 2 de março sai a 2ª.  Depois ainda tem a Lista de Espera. Agora é pura tensão na corrida pelas Bolsas de Estudo: têm as matrículas e as desistências com as vagas que retornam. As Notas de Corte subiram muito nos últimos anos, e o resultado pode surpreender muita gente neste ano. Veja como acessar:

O Programa Universidade para Todos (ProUni) ofereceu neste semestre o maior número de vagas desde 2005, quando foi criado: foram 242.987 vagas, em 2.976 instituições.

Deste total de vagas, 113.863 são Bolsas de Estudo integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância. Já o número de bolsas parciais é de 129.124. As bolsas de estudo  integrais se destinam aos candidatos que possuam renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, enquanto que as parciais para aqueles com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Veja o cronograma do Resultado e da Lista de Espera:

As Bolsas de Estudo Prouni 2018 cobrem 100% ou 50% da mensalidade, em todos os cursos. Se você fizer as contas, isto significa mais de R$ 600 mil para um curso de Medicina.  Vale muito a pena. As Inscrições do Prouni acontecem duas vezes por ano. A próxima etapa acontece em junho/julho.

As Notas de do Prouni são, na média, mais baixas do que no Sisu. Muita gente perde a chance porque nem sabe que poderia participar. As regras são bem flexíveis no critério da Renda Familiar Per Capita, e quase todo mundo pode disputar as Bolsas de Estudo.

Não deu pelo Prouni? – Veja outras Bolsas com inscrições abertas:

Direito, Pedagogia, Odontologia, Engenharias, Psicologia, Enfermagem, Contábeis, ou Educação Física? – O sonho de entrar na Faculdade é sempre um caminho com muitos obstáculos, cheio de dificuldades. Veja como conseguir uma Bolsa de Estudos 2018 ou um bom desconto nas mensalidades. 

Financiar a Faculdade, ou tentar uma Bolsa de Estudos? – Quando você contrata um financiamento estudantil há uma falsa sensação inicial de que as coisas ficaram fáceis, pois o valor da mensalidade cai bastante ou até desaparece durante a fase de estudos. Mas, no mundo real, há uma dívida que cresce sem parar, e que um dia você terá que pagar. Já com as dicas do Guia de Bolsas de Estudo a redução do valor da mensalidade é verdadeira, e você não acumula dívidas para o futuro.

Você pode consultar no Guia de Bolsas de Estudo onde estão as vagas disponíveis para Direito, Administração, Enfermagem, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Fisioterapia, Serviço Social e outros 185 cursos.  Basta colocar o nome do curso e seguir adiante. O sistema do Guia mostra as oportunidades.

Pode ter uma bolsa aí mesmo na sua cidade, perto de você. Escolha no formulário logo a seguir a melhor alternativa para o seu bolso. Tem vagas abertas para o próximo semestre. A consulta é imediata, online e gratuita. Confira no sistema abaixo as vagas  disponíveis:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Estas ferramentas indicadas pelo Guia de Bolsas de Estudo foram desenvolvidas pela Rede Alumni, parceira do Blog do Enem. Elas são utilizadas no Programa Quero Bolsa, com mais de 800 faculdades conveniadas em todo o Brasil.

Veja as Regras para Inscrições no Prouni 2018 para o 2º semestre

  1. Não pode participar para quem  zerou na redação ou ficou abaixo de 450 pontos de média nas provas objetivas, e nem quem zerou na redação;
  2. É preciso preencher os critérios socioeconômicos de carência social  e de Renda Familiar Mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100% de gratuidade. Cuidado ao interpretar esta exigência. Não é a renda total da família, e sim a renda total dividida pelo número de pessoas da família;
  3. Quem tem Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50% – Vale o mesmo raciocínio da exigência anterior. Veja abaixo como fazer o cálculo correto da Renda Per Capita;
  4. Só podem participar do Prouni quem tiver feito todo o Ensino Médio em escola pública, ou quem tiver feito o mesmo ciclo ou algumas das séries com bolsa integral em escola particular;
  5. Na época das inscrições você deve informar o número de inscrição e sua senha do Enem 2017;
  6. Pessoas portadoras de deficiência;
  7. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública;
  8. Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, então no ano que vem já poderá fazer a sua Inscrição no Prouni e concorrer às bolsas de estudo.
  9. Fique de olho no  cálculo da sua Renda Familiar Mensal Per Capita. Muita gente perde a chance porque não faz a conta direito. Veja a seguir como fazer este cálculo para mandar bem na Inscrição do Prouni 2018.

Viu como é simples entender o conjunto das regras do Prouni? Você pode concorrer às Bolsas de 100% ou de 50% da mensalidade se preencher os critérios. E tem vaga para todos os cursos, inclusive Medicina, Direito, Odontologia, Engenharias, Psicologia e etc.  Aprenda agora como calcular a Renda Familiar Mensal Per Capita.cálculo da renda familiarTem gente que pode concorrer e nem sabe! Igonorar os critérios de Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita é um erro básico que que divide quem pode e quem não pode concorrer às bolsas do Prouni. Vale a pena conferir todos os  critérios e aprender em cinco minutos a fazer o cálculo da Renda Familiar Per Capita. Pode ser a sua chance. Veja aqui o cálculo da renda per capita.

  • Cronograma das Inscrições no Prouni 2018 2º semestre:
  • Inscrições:
  • Resultado:
  • Segunda Chamada:
  • Lista de Espera:
  • Inscrições e Consulta de Vagas: Clique na imagem para acessar >

Documentação, termos de desempate e formação de turma são algumas das dúvidas frequentes dos candidatos ao Prouni

Depois que você fizer o Enem e se inscrever no Prouni, começarão os dias de ansiedade para saber logo o resultado da sua inscrição e, junto com a ansiedade, sempre aparecem dúvidas aí na sua cabecinha. Vamos esclarecer algumas delas?

Como posso acessar os resultados de pré-seleção do Prouni?

Fácil, fácil! Você pode acessar o resultado no próprio site do Prounihttp://siteprouni.mec.gov.br

Também pelo telefone, através da central de atendimento no 0800-616161. Ou então, nas instituições que participam do programa, como a faculdade em que você escolheu seu curso, quando fez a inscrição.

Mas fique ligado! É sua responsabilidade ir atrás dos resultados e obedecer aos prazos estipulados pelo Prouni. Seu e-mail fica cadastrado e o Mec pode até lhe enviar algumas informações, mas não tem lembrete de data e avisos do tipo, isso é você quem deve monitorar.

Dica 1: Tudo sobre o Prouni você encontra no Blog do Prouni  – http://www.blogdoprouni.com.br/

Passar na pré-seleção em uma das duas chamadas do Prouni vai lhe garantir apenas a possibilidade de conseguir a bolsa, a aprovação final só acontece depois de você apresentar seus documentos à instituição e comprovar seus dados de inscrição. Lembrando que a bolsa também pode depender de que seja alcançado um número mínimo de alunos matriculados para formar a turma no curso e período em que você escolheu.

Passei na pré-seleção do Prouni, o que eu faço agora?

É hora de se apresentar na faculdade onde você foi pré-selecionado, respeitando o prazo estabelecido e levando os documentos que irão comprovar o que você declarou na hora da inscrição. Fique atento e verifique com a faculdade os horários e o local em que você deve comparecer. Se você perder o prazo ou não comprovar seus dados de inscrição, perderá sua bolsa do Prouni.

No site do Prouni você confere os documentos que deverá apresentar, acesse aqui – http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php

Dica 2: O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Tem alguma forma de eu provar que entreguei meus documentos na instituição?

Quando a faculdade receber seus documentos, ela irá lhe entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Se não receber, exija, pois é obrigatório que a instituição lhe entregue. De qualquer forma, você deve ficar atento, pois o coordenador do Prouni na sua faculdade pode exigir alguns documentos adicionais, se ele achar que precisa.

Quais os critérios de desempate no Prouni?

No caso de notas idênticas na média das notas do Enem, o desempate será determinado seguindo esta ordem de critérios:

Maior nota na prova de redação;

Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Por isso que quanto maior a sua nota, melhores as suas chances! Já está pronto para o Enem?

Dica 3: O que vai cair no Enem – Saiba tudo nesse estudo completo! – https://blogdoenem.com.br/o-que-vai-cair-no-enem-2012/

Ok, mas se não houver alunos suficientes para formar a turma do curso em que fui pré-selecionado?

Os candidatos pré-selecionados para cursos onde não houver formação de turma, serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no curso. Se você já estivesse cursando sua faculdade e se inscrevesse no Prouni a partir do segundo semestre, por exemplo, aí você teria direito à bolsa porque sua turma “já existe”. Sacou?

Caso você reprove no Prouni pela não formação de turma, pode continuar concorrendo na chamada seguinte. No caso de não ser pré-selecionado, ainda há a opção de participar da Lista de Espera do Prouni.

Dica 4: Prouni – O que são e como funcionam as notas de corte? – https://blogdoenem.com.br/prouni-notas-de-corte-duvidas/

Prouni

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel