ProUni – MEC irá monitorar situação de bolsistas

Caso falhas sejam confirmadas, estudantes em situação irregular perderão benefícios do ProUni. Programa já concedeu mais de 1 milhão de bolsas.

Na última terça-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria no Diário Oficial da União para regulamentar a supervisão das bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O monitoramento será feito pelo cruzamento de informação dos cadastros oficiais do governo com as informações presentes no sistema informatizado do ProUni ou até mesmo por denúncias. O estudante que não se enquadrar nos critérios do programa, como ter renda familiar de no máximo três salários mínimos por pessoa, perderá a bolsa.

Quem decidir denunciar um caso de irregularidade ao MEC terá sua identidade mantida em sigilo. As denúncias deverão apresentar a qualificação do interessado, a descrição clara e precisa dos fatos que precisam ser verificados, os documentos pertinentes e demais elementos necessários e úteis para a investigação. Caso a Secretaria da Educação aprove a denúncia, ela será encaminhada à instituição de ensino do aluno que estiver em situação irregular. Os coordenadores do ProUni de cada uma das universidades que ficam responsáveis por fiscalizar a situação dos alunos beneficiados pelo programa.

O estudante que for acusado de estar em situação irregular será notificado por escrito e terá um prazo de dez dias para apresentar os documentos que comprovem o cumprimeto das exigências para participação do ProUni. Se a universidade decidir pelo cancelamento do benefício, o aluno ainda tem 10 dias para recorrer. Caso não compareça a instituição ou não apresente os documentos necessários, o aluno perde o benefício imediatamente.

ENTENDA O QUE É O ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 pelo Governo Federal e concede bolsas integrais ou parciais para estudantes de instituições particulares. Para receber o benefício, o aluno deve ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ser bolsista integral em escola privada e precisa comprovar renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos por pessoa.

Além da isenção de mensalidades, o ProUni mantém ações de incentivo para o aluno continuar o curso. É o caso da Bolsa Permanência e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que permite ao estudante com bolsa parcial financiar o restante da mensalidade.

Desde a sua implantação, o ProUni já concedeu mais de 1 milhão de bolsas, sendo 67% integrais.

Prouni

Agora que você já sabe mais sobre o ProUni, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel