Encceja 2020: o que você precisa saber sobre a prova

A prova do Encceja 2020 vai ocorrer no próximo domingo, dia 29 de agosto. O exame dá acesso ao certificado de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 vai ocorrer no próximo  domingo, 29 de agosto de 2021. O Encceja é um exame gratuito, de participação voluntária, que se destina a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e/ou médio na idade apropriada. Neste post você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a prova do Encceja deste ano para chegar preparado!

O que é o Encceja

Primeiramente, entenda o que é a prova do Encceja com este vídeo do Curso Enem Gratuito:

Quem pode participar da prova do Encceja

Os candidatos que desejam obter o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Enquanto isso, para quem deseja obter o certificado do ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais no dia da prova.

É importante lembrar que não é possível receber os dois certificados em uma prova só. Para quem ainda não completou o ensino fundamental, é preciso fazer a prova desta etapa de ensino. Caso seja aprovado, poderá fazer a prova do ensino médio na próxima edição. Do contrário, deverá refazer a prova do ensino fundamental.

Para participar, é preciso ter feito a inscrição do exame. As inscrições para a atual edição acabaram em janeiro. Mais de 1,6 milhão de participantes se inscreveram para o Encceja 2020. Dentre eles, 301.438 farão provas para obter certificado de ensino fundamental e 1.328.608 do ensino médio.

Antes da criação da prova do Encceja, o Enem era utilizado como forma de certificação do ensino médio. No entanto, desde 2018 ele não possui mais esta função.

Local de prova do Encceja

Os candidatos do Encceja devem verificar o local e o horário da prova no cartão de confirmação. A informação está disponível desde o dia 10 de agosto no Sistema Encceja. No documento também consta se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se conta com atendimento especializado. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação da prova do Encceja.

Como é a prova do Encceja

A prova do Encceja é composta por uma redação e uma prova objetiva. São 30 questões para cada uma das seguintes áreas de conhecimento:

Ensino fundamental

  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física.
  • História e Geografia

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não é possível levar o caderno de provas para casa. Isso porque é obrigatório entregar ao aplicador o caderno de questões, o cartão-reposta e a folha de redação ao deixar em definitivo a sala de provas.

Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

É possível conseguir a aprovação em apenas algumas áreas do conhecimento. Se for o seu caso, na próxima edição poderá refazer as provas somente das disciplinas em que foi reprovado.

Em seguida, confira as dicas finais da página do Curso do Encceja para quem vai fazer a prova neste domingo:

Curso do Encceja

Se você quer saber quais são os conteúdos mais cobrados em cada disciplina, não pode deixar de conferir o Curso do Encceja. Lá tem aulas escritas e em vídeo explicando de forma simples e rápida os conteúdos que você precisa dominar para a prova. Além disso, tem várias aulas ensinando como fazer uma boa redação. Inscreva-se aqui!

Então aproveite que ainda tem um tempinho antes da prova e confira esta videoaula em que a professora Mercedes explica como fazer a redação do Encceja em uma hora:

Horários importantes

A prova do Encceja ocorre na manhã e na tarde de domingo. Confira abaixo todos os horários Encceja para não se atrasar:

Manhã (ensino fundamental):

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Tarde (ensino médio):

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

O que levar no dia da prova

No dia da prova do Encceja é obrigatório levar os seguintes itens:

  1. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  2. Documento de identificação válido.
  3. Máscaras de proteção à Covid-19.

Itens obrigatórios no Encceja

Além disso, os candidatos que precisam justificar a presença no exame devem levar a Declaração de Comparecimento para que seja assinada pelos aplicadores da prova. Para obter a declaração é só baixar o pedido no site do Encceja.

De acordo com o edital, são aceitos os seguintes documentos de identificação:

  • RG;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Por fim, os estrangeiros que farão a prova podem apresentar como documento Identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Itens recomendados

Embora não seja obrigatório, é recomendável levar o cartão de confirmação. Isso porque lá constará a sala em que você fará a prova. Assim você não ficará perdido no local de prova.

Os locais de prova irão disponibilizar bebedouros e álcool em gel para os participantes. Mas o Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa d’água e álcool em gel.

Outra recomendação é levar um lanche, já que cada prova dura cerca de 4 horas.

Itens proibidos

Antes de entrar na sala de prova você vai receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Em seguida, você deve guardar o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

Os seguintes itens devem ser guardados no porta-objetos:

  • Declaração de Comparecimento impressa.
  • Óculos escuros.
  • Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, calculadoras, chaves com alarme, fones de ouvido, etc.
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Se o participante portar qualquer um desses itens fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, será eliminado.

Participantes com sintomas de Covid-19

Pessoas que testaram positivo para Covid-19 ou que apresentem sintomas não devem comparecer aos locais de prova do Encceja. De acordo com o Inep, os candidatos devem comunicar sua situação no site oficial do exame. Assim, poderão fazer a reaplicação da Encceja nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. O prazo para fazer a solicitação vai até às 12h do dia 27 de agosto.

Mas, se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação do Encceja, além de fazer a solicitação de reaplicação, o candidato deverá entrar em contato com Central de Atendimento do Inep. O número para contato é o 0800 616161.

O uso de máscaras na prova do Encceja

O uso da máscara é obrigatório para todos os participantes do Encceja durante todo o período de permanência no local de prova. Para quem estava na dúvida, será permitido aos candidatos a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal.

Além disso, é permitido levar mais de uma máscara para trocar ao longo do dia. É importante lembrar que após a retirada ou troca da máscara, os participantes deverão higienizar as mãos com álcool em gel.

Por fim, caso seja necessário, o descarte da máscara de proteção facial deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.