Encceja 2022: saiu o local de prova e o cartão de inscrições

Você já pode ver agora o seu local da prova do Encceja 2022, que vai acontecer no domingo, dia 28 de agosto. O exame dá acesso ao certificado do Ensino Médio em 1 dia. Veja como tirar o seu.

Demorou muito para o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas se entender com as consultas dos inscritos. Mas, finalmente, na sexta-feira ficou tudo normalizado. Você já pode consultar o seu local de prova para o domingo, dia 28 de agosto. É você com o diploma na mão.

As provas estão confirmadas. Coloca aí na sua agenda para conquistar o diploma do Ensino Médio e seguir adiante na vida. Confira as dicas para mandar bem na Redação do Encceja e nas provas objetivas também.

Como passar no Encceja:

  1.  Curso Gratuito do Encceja – Preparatório completo. Aulas, E-books e Simulados de todas as matérias. Inscrições abertas para você começar hoje mesmo.
  2. Simulado – Uma boa dica é fazer simulados rápidos, com apenas dez questões de cada vez. É como se fosse um game. Você faz um Simulado Encceja 2022 Gratuito bem rápido, e se não acertar uma questão, o sistema já mostra uma aula de revisão na mesma hora.
  3. Redação – Para mandar bem na Redação , os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro simples e direto sobre Como fazer a Redação do Encceja.
  4. Apostilas – Outra boa dica para perder o medo é Fazer o Download das Provas do Encceja e tentar resolver as questões para ver o que consegue acertar.
  5. Matemática – Para revisar Regra de Três, Frações, Triângulos e os temas de Matemática que mais caem, acesse a página dos Resumos de Matemática do Encceja;

O Encceja é um exame gratuito, de participação voluntária, que se destina a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e/ou médio na idade apropriada. Neste post você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a prova do Encceja deste ano para chegar preparado!

Download das provas e apostilas

Você pode fazer o download gratuito de todas as provas e gabaritos do Encceja do Ensino Médio. Baixe os cadernos de prova e resolva as questões para testar o seu nível:

  1. Ciências da Natureza Gabarito
  2. Matemática Gabarito
  3. Linguagens Gabarito
  4. Ciências Humanas Gabarito

Na página de Apostilas Encceja 2022 tem uma coleção completa de aulas rápidas com todos os conteúdos do ensino médio. Basta você colocar o nome de um conteúdo na pesquisa que ele aparece para você estudar.

O que é o Encceja

Primeiramente, entenda o que é a prova do Encceja com este resumo do canal do Curso Enem Gratuito:

Quem pode participar da prova do Encceja

Os candidatos que desejam obter o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Enquanto isso, para quem deseja obter o certificado do ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais no dia da prova.

É importante lembrar que não é possível receber os dois certificados em uma prova só. Para quem ainda não completou o ensino fundamental, é preciso fazer a prova desta etapa de ensino. Caso seja aprovado, poderá fazer a prova do ensino médio na próxima edição. Do contrário, deverá refazer a prova do ensino fundamental.

Para participar das provas do Encceja e conquistar seu diploma é preciso fazer a inscrição, que é gratuita. As inscrições acontecem no primeiro semestre, todo ano.

Veja o seu local de prova do Encceja

Os candidatos do Encceja devem verificar o local e o horário da prova no cartão de confirmação, que fica disponível aqui na Página do Participante do Encceja, no site do INEP.

No documento de confirmação do local das provas também consta se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se conta com atendimento especializado. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação da prova do Encceja.

Como é a prova do Encceja

A prova do Encceja é composta por uma redação e uma prova objetiva. São 30 questões para cada uma das seguintes áreas de conhecimento:

Ensino fundamental

  • Ciências Naturais.
  • Matemática.
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física.
  • História e Geografia

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não é possível levar o caderno de provas para casa. Isso porque é obrigatório entregar ao aplicador o caderno de questões, o cartão resposta e a folha de redação ao deixar em definitivo a sala de provas.

Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.

É possível conseguir a aprovação em apenas algumas áreas do conhecimento. Se for o seu caso, na próxima edição poderá refazer as provas somente das disciplinas em que foi reprovado.

Curso do Encceja

Se você quer saber quais são os conteúdos mais cobrados em cada disciplina, não pode deixar de conferir o Curso do Encceja. Lá tem aulas escritas e em vídeo explicando de forma simples e rápida os conteúdos que você precisa dominar para a prova. Além disso, tem várias aulas ensinando como fazer uma boa redação. Inscreva-se aqui!

Então aproveite que ainda tem um tempinho antes da prova e confira esta videoaula em que a professora Mercedes explica como fazer a redação do Encceja em uma hora:

Horários importantes

A prova do Encceja ocorre na manhã e na tarde de domingo. Confira abaixo todos os horários Encceja para não se atrasar:

Manhã (ensino fundamental):

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Tarde (ensino médio):

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

O que levar no dia da prova

No dia da prova do Encceja é obrigatório levar os seguintes itens:

  1. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  2. Documento de identificação válido.
  3. Máscaras de proteção à Covid-19.

Itens obrigatórios no Encceja

Além disso, os candidatos que precisam justificar a presença no exame devem levar a Declaração de Comparecimento para que seja assinada pelos aplicadores da prova. Para obter a declaração é só baixar o pedido no site do Encceja.

De acordo com o edital, são aceitos os seguintes documentos de identificação:

  • RG;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Por fim, os estrangeiros que farão a prova podem apresentar como documento Identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Itens recomendados

Embora não seja obrigatório, é recomendável levar o cartão de confirmação. Isso porque lá constará a sala em que você fará a prova. Assim você não ficará perdido no local de prova.

Os locais de prova irão disponibilizar bebedouros e álcool em gel para os participantes. Mas o Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa d’água e álcool em gel.

Outra recomendação é levar um lanche, já que cada prova dura cerca de 4 horas.

Itens proibidos

Antes de entrar na sala de prova você vai receber um envelope porta objetos para guardar todos os itens proibidos. Em seguida, você deve guardar o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

Os seguintes itens devem ser guardados no porta objetos:

  • Declaração de Comparecimento impressa.
  • Óculos escuros.
  • Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
  • Livros, manuais, impressos, anotações.
  • Protetor auricular.
  • Relógio de qualquer tipo.
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, calculadoras, chaves com alarme, fones de ouvido, etc.
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Se o participante portar qualquer um desses itens fora do envelope porta objetos fornecido pelo aplicador, será eliminado.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel