Prova do Enem vale para tirar o Certificado do Ensino Médio. Veja!

Veja como tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio com as notas da prova do Enem. Não tem mistério. Mas, é preciso fazer pelo menos 450 pontos nas objetivas e 500 na Redação.

Desde de 2009 a prova do Enem dá certificado de conclusão de Ensino Médio, além de acesso às melhores universidades públicas e particulares do país.

certificado ensino médioA prova do Enem nem sempre foi assim. Mas, desde a edição de 2009 que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio  (que é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -Inep), permite que todos aqueles que não concluíram o Ensino Médio e tenham mais de 18 anos até a data da prova possam obter seu Certificado do Ensino Médio.

Mas, para isso, não tem moleza. A regra básica, além da idade mínima, é que os candidatos precisam conseguir mais de 450 pontos nas provas objetivas, e pelo menos 500 pontos na Redação.

Ah sim, tem um detalhe super importante: o candidato deve escolher esta opção na hora da inscrição para o Enem. Ou seja, é preciso manifestar esta intenção ainda na etapa de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio a cada edição.

Pela  prova do Enem, o Inep disponibilizará as notas e os dados cadastrais dos participantes interessados, às Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que aderirem ao processo de certificação pelo Enem.

E é de responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia emitir os certificados de conclusão e/ou declaração parcial de proficiência, quando solicitado pelo participante interessado, conforme estabelecido no termo de adesão ao processo de certificação pela prova do Enem.

E atenção, as Secretarias de Educação dos Estados e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia poderão definir os procedimentos complementares para certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base nas notas da prova do Enem.

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Veja o modelo oficial do Certificado de Ensino Médio pela prova do Enem:

[ÓRGÃO ESTADUAL/INSTITUTO FEDERAL] CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
O __________[órgão estadual/Instituto Federal]______, nos termos do disposto nos artigos 36 e 38, § 1º, II, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Portaria Normativa MEC nº 10, de 23 de maio de 2012, na Portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012 e considerando os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio, bem como o cumprimento dos demais requisitos legais, CERTIFICA que ___________[nome]______________, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF/MF sob o nº ____________________, concluiu o ensino médio e está habilitado para o prosseguimento de seus estudos.
__________________, ____ de __________ de ____.
____________________________
[Autoridade certificadora]

A gente aqui no Blog não se cansa de falar sobre nosso assunto predileto: Enem e suas vantagens. Pois bem, se você é nosso seguidor sabe que a gente sempre traz notícias e informações sobre uma das maiores provas do mundo em tamanho de aplicação simultânea.

prova do enem