Prova do Enem – Saiba melhor como é estruturado o exame

Prova do Enem conta com 4 áreas do conhecimento e a Redação

Fazer uma prova para milhões de candidatos não é tarefa simples. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, é o órgão responsável pela produção da Prova do Enem. O órgão é ligado ao Ministério da Educação e seleciona as 90 questões, entre as 10 mil questões do seu banco. Essas perguntas são elaboradas por professores de diversas universidades do país, sempre passando por uma revisão do Inep. Todas essas questões devem ter um texto-base e uma pergunta subsequente com cinco alternativas objetivas e apenas uma resposta, todas elas relacionadas com conteúdos do ensino médio.

As questões são escolhidas de uma forma bem comum: através de sorteio. Cada área do conhecimento (Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias) tem suas questões montadas dessa forma. Um fato interessante é que todas elas são testadas em alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. O processo é sigiloso e os alunos não sabem que estão passando por um teste para montar a Prova do Enem.

Com esse teste, o Inep classifica as questões por grau de dificuldade. As com maior nível de erro e acerto são descartadas, e as demais classificadas em fácil, médio e difícil. Na hora de montar a Prova do Enem, são selecionadas 180 questões – 45 de cada área de conhecimento –, sendo 25% fáceis, 50% médias e 25% difíceis. Além das dessas perguntas objetivas, a Prova do Enem é composta de uma redação, sobre assuntos nacionais em discussão na mídia.

Todo o processo é feito meses antes da prova. Por exemplo, no Enem 2012, a Prova do Enem foi aplicada em novembro e o Inep informa ter montado as questões no final de julho.

Prova do Enem

Agora que você já sabe o que é o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel