Prova do Enem para unidades prisionais começa amanhã

A prova do enem para unidades prisionais em todo o Brasil será aplicada nos dias 04 e 05 de Dezembro de 2012

A segunda edição da prova do enem 2012 terá amanhã e quarta feira a sua etapa para unidades prisionais. A procura é não só para o ingresso no ensino superior como para a certificação do ensino médio.

Amanhã a prova do enem será de  Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas  e meia. Na quarta feira, dia 5, serão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação, num total 5 horas e 30 minutos. Em ambas as datas será observado o horário oficial de Brasília.

O aumento das inscrições para a prova do enem neste ano nas unidades prisionais é pelo fato do Enem poder ser o certificador do ensino médio além é claro dos internos que querem disputar vagas em universidades e bolsas do Prouni. A prova do Enem será aplicada por equipes do Ministério da Educação nos próprios centros de medidas socioeducativas e nas unidades prisionais.

Os resultados obtidos, pelos internos na prova do enem, são repassados à secretaria de segurança pública e de justiçados dos estados que aderem ao Enem e que são responsáveis por inscrever os internos que ali estão sob seus cuidados e supervisão, aos programas de educação oferecidos pelo Ministério da Educação.

O que se nota é que grande parte dos candidatos à prova do Enem em unidades prisionais é que apesar da idade (entre 16 e 17 anos) para cursar o ensino médio, estão entre o 6º e  o 9º ano do ensino fundamental e chegam ás unidades prisionais com defasagem no ensino muitas vezes em virtude de terem abandonado a escola mas que detidos, são obrigados a estudar e grande parte recebe alfabetização na prisão.

Em muitas unidades há um trabalho específico para a prova do enem. Em uma delas, na região metropolitada de São Paulo oito candidatos que farão a prova tem um reforço de duas horas e meia por dia com simulados e exercícios específicos, e isso desde de Setembro. Um dos alunos deu seu depoimento quanto á sua maior dificuldade: “Número é difícil de decorar. Nunca repeti de ano, mas dá medo de não conseguir lembrar tudo na hora da prova. Estou me dedicando, tenho força de vontade, cometi um ato infracional, mas quero mudar minha vida”, diz o jovem menor de idade quer estudar engenharia de petróleo.

Os principais cursos desejados entre os candidatos à prova do enem neste sistema são os cursos de enfermagem, mecânica, publicidade e direito. Os alunos dizem quere apostar na educação para conseguir conquistar sonhos e reescrever a história de suas vidas. Como um dos alunos disse: “O Enem abre portas, e se eu me arrisquei por algo ruim, também tenho de me arriscar para conseguir algo bom. Tenho vontade de vencer”, afirma o garoto de 18 anos que pretende ser publicitário.

Mais uma vez, o Enem se mostra como uma grande chance para mudança de vida.. mas só para quem quer leva a sério.

prova do enem

Ta de olho no Enem também? Dá uma olhada no nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Fonte: G1

Terra

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel