Pteridófitas: Samambaias, Xaxins e Avencas: resumo de Botânica

As pteridófitas são o segundo grupo de vegetais a surgirem na escala evolutiva. Você conhece as características das samambaias e avencas? Veja no resumo de Botância & Biologia.

Samambaias, xaxins e avencas são os principais representantes das Pteridófitas – primeiras plantas vasculares a surgirem.

Essa característica lhes permitiu atingir tamanhos maiores, conquistando diferentes nichos ecológicos. Apesar disso, as pteridófitas, assim como as briófitas, continuaram dependendo de água na reprodução, restringindo sua distribuição a ambientes úmidos.

Você conhece as principais características das Pteridófitas? Não? Então vem com a gente e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Características gerais das Pteridófitas:

As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentarem tecidos especializados na condução de substâncias dentro de seus organismos –os vasos condutores (xilema, que carrega seiva bruta das raízes até as folhas, e o floema, que carrega seiva elaborada das folhas para as raízes).

Por tal motivo são conhecidas como plantas vasculares. A vascularização permitiu a estas plantas que atingissem um tamanho maior, podendo, em alguns casos, ter vários metros de comprimento.PteridófitasA planta propriamente dita das pteridófitas (a fase duradoura, ou seja, aquela que vemos na maior parte do tempo) é o esporófito (2n). Em geral, o esporófito das samambaias possuem raiz, caule e folhas.

O caule das samambaias é geralmente subterrâneo, com desenvolvimento horizontal, sendo chamados de rizomas.  Porém, algumas pteridófitas, com o xaxim, possuem caule aéreo com desenvolvimento vertical.

As folhas das pteridófitas são geralmente compostas, divididas em pequenos folíolos. As pteridófitas são plantas que não possuem sementes ou flores, sendo chamadas de criptógamas.Biologia

Pteridófitas e os Biomas Brasileiros

Veja no resumo com a professora Juliana Evelyn Santos: 1 – Mata Atlântica; 2 – Pantanal; 3 – Amazônia; 4 –  Caatinga; 5 – Cerrado; e, 6 – Campos Sulinos (Pampas).

As Pteridófitas preferem ambientes úmidos e sombreados. Veja o resumo dos Biomas e depois responda onde é mais provável que você encontre muitas Pteridófitas no Brasil.

Muito bom este resumo. Assim você identifica onde acontecem as Pteridófitas no Brasil. Agora, veja como é o sistema de reprodução destas plantas.

Ciclo reprodutivo das pteridófitas:

As pteridófitas são plantas com ciclo reprodutivo haplôntico-diplôntico. Os esporófitos(2n) das pteridófitas apresentam nas faces inferiores de suas folhas várias bolinhas – os soros. Cada soro é um agrupamento de esporângios.

Veja os soros de uma samambaia na imagem a seguir:Biologia Os esporângios realizam meioses e produzem esporos (n). Estes esporos podem ser carregados e espalhados pelo vento.

Ao encontrarem um substrato úmido, estes esporos germinam dando origem a um gametófito (n), também chamado de prótalo.

O gametófito das pteridófitas é efêmero, vivendo apenas tempo suficiente para a produção de gametas. Apesar de serem pequenos (cerca de 1 cm) eefêmeros, os gametófitos são completamente independentes dos esporófitos.

Veja na imagem a seguir um prótalo:Biologia Cada gametófitohaploide (n) apresenta os dois sexos (possui anterídios e arquegônios), produzindo tanto gametas femininos (oosferas) quanto masculinos (anterozoides).

 

Quando encontra-se coberto de água, o gametófito libera seus gametas masculinos multiflagelados que nadam até outro gametófito para fecundar as oosferas. Do zigoto formado irá se desenvolver um novo esporófito e então o gametófito irá regredir e desaparecer.

Ficou difícil? Que nada! Veja o esqueminha abaixo que resume o ciclo reprodutivo das pteridófitas:Biologia

Dica : Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post com videoaula do professor Rubens Oda: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Dica : As Briófitas – Antes de continuar estudando as pteridófitas, que tal dar uma revisadinha também nas briófitas? Para isto, veja este super post com videoaula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-plantas-briofitas-enem/ 

Aula Gratuita sobre Pteridófitas

Para concluir sua revisão sobre as Pteridóficas  veja esta videoaula do professor Artur Ramos do canal Kinapse do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é mesmo? Agora, para ficar ligado em todos os detalhes sobre as pteridófitas, veja os Biomas Brasileiros e as questões que preparamos para você.

Exercícios sobre as Pteridófitas

Agora que você já sabe tudo sobre as pteridófitas, que tal testar seus conhecimentos?

(Vunesp) A uma pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras, dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria que:

a) a planta, com certeza, estava sendo parasitada por um fungo.

b) a planta necessitava de adubação, por mostrar sinais de deficiências nutricionais.
c) a planta tinha sido atacada por insetos.

d) as pequenas estruturas eram esporângios reunidos em soros, os quais aparecem normalmente durante o ciclo da planta.

e) a planta se encontrava com deficiências de umidade, mostrando manchas necróticas nas folhas.

2) (PUC-SP) Nos esquemas A e B representados a seguir, encontram-se, respectivamente, as gerações do ciclo de vida de uma briófita (musgo) e de uma pteridófita (samambaia).

Biologia

Pode-se afirmar corretamente que:

a) I e III são gerações diploides.
b) II e III são gerações haploides.
c) I e III são gerações produtoras de gametas.
d) II e IV são gerações produtoras de gametas.
e) I e IV são gerações produtoras de esporos.

Respostas: 1) d; 2) c.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel