Pteridófitas: samambaias e avencas – Revisão de Biologia

As pteridófitas são o segundo grupo de vegetais a surgirem na escala evolutiva. Você conhece as características das samambaias e avencas? Então revise biologia aqui como Blog do Enem!

Samambaias, xaxins e avencas são os principais representantes das Pteridófitas – primeiras plantas vasculares a surgirem. Essa característica lhes permitiu atingir tamanhos maiores, conquistando diferentes nichos ecológicos. Apesar disso, as pteridófitas, assim como as briófitas, continuaram dependendo de água na reprodução, restringindo sua distribuição a ambientes úmidos. Você conhece as principais características das Pteridófitas? Não? Então vem com a gente e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando as pteridófitas, que tal dar uma revisadinha também nas briófitas? Para isto, veja este super post com videoaula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-plantas-briofitas-enem/

Para iniciar sua revisão, veja esta videoaula do professor Artur Ramos do canal Kinapse do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Muito bom, não é mesmo? Agora, para ficar ligado em todos os detalhes sobre as pteridófitas, veja o resumo que preparamos para você:

Características gerais das pteridófitas: As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentarem tecidos especializados na condução de substâncias dentro de seus organismos –os vasos condutores (xilema, que carrega seiva bruta das raízes até as folhas, e o floema, que carrega seiva elaborada das folhas para as raízes). Por tal motivo são conhecidas como plantas vasculares. A vascularização permitiu a estas plantas que atingissem um tamanho maior, podendo, em alguns casos, ter vários metros de comprimento. A planta propriamente dita das pteridófitas (a fase duradoura, ou seja, aquela que vemos na maior parte do tempo) é o esporófito (2n). Em geral, o esporófito das samambaias possuem raiz, caule e folhas. O caule dassamambaias é geralmente subterrâneo, com desenvolvimento horizontal, sendo chamados de rizomas.  Porém, algumas pteridófitas, com o xaxim, possuem caule aéreo com desenvolvimento vertical.  As folhas das pteridófitas são geralmente compostas, divididas em pequenos folíolos. As pteridófitas são plantas que não possuem sementes ou flores, sendo chamadas de criptógamas.

Dica 2: Revise também as algas do Reino Protoctista e seus ciclos reprodutivos: https://blogdoenem.com.br/biologia-algas/

Biologia
Biologia

Ciclo reprodutivo das pteridófitas: As pteridófitas são plantas com ciclo reprodutivo haplôntico-diplôntico. Os esporófitos(2n) das pteridófitas apresentam nas faces inferiores de suas folhas várias bolinhas – os soros. Cada soro é um agrupamento de esporângios. Veja os soros de uma samambaiana imagem a seguir:

Biologia

Dica 3: Você não lembra muito o que quer dizer os termos haploide e diploide? Então veja este post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/

Os esporângios realizam meioses e produzem esporos (n). Estes esporos podem ser carregados e espalhados pelo vento.  Ao encontrarem um substrato úmido, estes esporos germinam dando origem a um gametófito (n), também chamado de prótalo. O gametófito das pteridófitas é efêmero, vivendo apenas tempo suficiente para a produção de gametas. Apesar de serem pequenos (cerca de 1 cm) eefêmeros, os gametófitos são completamente independentes dos esporófitos. Veja na imagem a seguir um prótalo:

Biologia

Cada gametófitohaploide (n) apresenta os dois sexos (possui anterídios e arquegônios), produzindo tanto gametas femininos (oosferas) quanto masculinos (anterozoides). Quando encontra-se coberto de água, o gametófito libera seus gametas masculinos multiflagelados que nadam até outro gametófito para fecundar as oosferas.  Do zigoto formado irá se desenvolver um novo esporófito e então o gametófito irá regredir e desaparecer. Ficou difícil? Que nada! Veja o esqueminha abaixo que resume o ciclo reprodutivo das pteridófitas:

Biologia

Dica 4: Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post com videoaula do professor Rubens Oda: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Agora que você já sabe tudo sobre as pteridófitas, que tal testar seus conhecimentos?

(Vunesp) A uma pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras, dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria que:

  1. a) a planta, com certeza, estava sendo parasitada por um fungo.
  2. b) a planta necessitava de adubação, por mostrar sinais de deficiências nutricionais.
    c) a planta tinha sido atacada por insetos.
  3. d) as pequenas estruturas eram esporângios reunidos em soros, os quais aparecem normalmente durante o ciclo da planta.
  4. e) a planta se encontrava com deficiências de umidade, mostrando manchas necróticas nas folhas.

2) (PUC-SP) Nos esquemas A e B representados a seguir, encontram-se, respectivamente, as gerações do ciclo de vida de uma briófita (musgo) e de uma pteridófita (samambaia).

Biologia

Pode-se afirmar corretamente que:

a) I e III são gerações diploides.
b) II e III são gerações haploides.
c) I e III são gerações produtoras de gametas.
d) II e IV são gerações produtoras de gametas.
e) I e IV são gerações produtoras de esporos.

Respostas: 1) d; 2) c.

Dica 5: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.