Briófitas: resumo de botânica. Veja a origem das plantas

As briófitas são os musgos e os limos. Elas foram os primeiros seres fotossintetizantes a dominar o ambiente terrestre. Porém, apesar de sua conquista, ainda permaneceram dependentes da água na sua reprodução, fazendo com que elas apareçam apenas em lugares úmidos.

Além dessa característica de dominância inicial, a ausência de tecidos de transporte de seiva nas Briófitas faz com elas sejam bastante diminutas. Você conhece as briófitas como musgos ou limos. Mas, você sabe como elas se reproduzem? Conhece suas características? Então revise as briófitas aqui e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Características gerais das briófitas:

As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não possuem tecidos especializados na condução de substâncias em seu organismo. Esta característica faz com que o transporte de substâncias dentro das briófitas seja feito por osmose e difusão.

Você bem sabe que esse processo é demorado, quase como a transmissão de uma mensagem na brincadeira do “telefone sem fio”.

Assim sendo, as briófitas têm tamanhos diminutos (em geral não ultrapassam 2cm de altura), uma vez que esse tipo de transporte de substâncias seria ineficiente em uma planta de maior porte.

As briófitas também não possuem tecidos de sustentação (outra característica que corrobora para serem pequenas).  Além disso, as briófitas não produzem flores, frutos ou sementes para a sua reprodução.

As dicas sobre as Briófitas

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, um aintrodução sobre as Plantas Briófitas.

As dicas sobre as Briófitas:

  • Dentro do Reino Plantae são encontrados os organismos fotossintetizantes que conhecemos como plantas.
  • Portanto, nesse Reino encontramos desde organismos muito complexos e gigantescos, como as sequoias, até organismo simples e diminutos como os vegetais que estudaremos nessa aula: as Briófitas.

 

O Ciclo de vida das briófitas:

As briófitas podem se apresentar de duas maneiras ao longo da sua vida: como gametófito ou esporófito. A planta propriamente dita, aquela que tem forma de vida independente e duradora, é o gametófito (n).

O gametófito é aquela parte verdinha, que em grupo se assemelha a um tapete,que você comumente vê crescendo em cantos úmidos do seu quintal, como uma parte do muro que não pega sol diretamente ou o tronco de uma árvore.

Como o gametófito não possui vasos condutores ou tecidos de sustentação, dizemos que ele é formado por cauloide, rizoide e filoide, estruturas que correspondem, em funções, respectivamente a um caule, raiz e folha.

O gametófito possui órgãos produtores de gametas chamados de gametângios – os anterídeos, que produzem o gameta masculino anterozoide; os arquegônios, que produzem o gameta feminino oogônia.

Em geral, há plantinhas masculinas e plantinhas femininas, ou seja, com sexos separados.Briófitas - Revisão de Biologia EnemComo as plantinhas-mãe são haploides (n cromossomos),os gametas são produzidos por mitose.

Quando há umidade formada por uma película de água de chuva, os anterozoides produzidos pelo anterídio nadam até o arquegônio para fecundar a oosfera. Forma-se então um zigoto.

Esse zigotofaz diversas mitoses e forma um esporófito diploide sobre o gametófito feminino. Veja na imagem a seguir os esporófitos (marrons) crescendo sobre os gametófitos (verdinhos).Foto de plantas BriófitasDica do blog: Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post de biologia com videoaula do professor Rubens Oda: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Entenda os Esporófitos

Os esporófitos (2n) são plantas que dependem do gametófito para se nutrirem e morrem assim que seu papel reprodutivo está cumprido. O esporófito possui uma haste e na sua ponta uma cápsula, que é o esporângio.  Dentro do esporângio há células-mães dos esporos que irão sofrer meioses e originar esporos (n).

Esses esporos, quando liberados, podem ser arrastados pelo vento ou pela chuva e germinam, dando origem a uma nova fase haploide: o gametófito. Não é lindo?

Para resumir a história da vida das briófitas, veja o esquema a seguir:Ciclo de vida do musgo (planta briófita)Dica do Blog : Antes de continuar revisando as briófitas, que tal dar uma espiadinha nas características básicas dos seres vivos?

Você encontra uma revisão com vários termos da biologia que podem te ajudar no Enem no post a seguir: https://blogdoenem.com.br/biologia-caracteristicas-seres-vivos/

Aula Gratuita Khan Academy

Para concluir sua revisão, veja esta super videoaula da Khan Academy (o vídeo está em inglês, mas você pode traduzir as legendas no segundo botão abaixo do vídeo).

Você também pode assistir esta aula na plataforma da Khan: http://goo.gl/8ZehK2

E aí, curtiu a videoaula? Muito legal, não é mesmo? Agora, para você dar aquela “fixada” no conteúdo, veja o exercício que separamos para você.

Exercícios para testar seu nível

(Fatec-2005) A figura abaixo representa um organismo vivo.Estrutura de uma planta briófitaAssinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.

  1. a) Fungi, Bryophyta e esporo.
  2. b) Plantae, Bryophyta e esporo.
  3. c) Plantae, Pteridophyta e esporo.
  4. d) Fungi, Pteridophyta e semente.
  5. e) Protista, Fungi e semente.

Resposta: B.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima sobre as Briófitas foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel