Aprenda sobre Queda Livre e Movimento Uniformemente Variado. Saiba o que acontece com o corpo de um paraquedista durante o salto. É a Física te ajudando a entender e estudar para o vestibular e o Enem. A aula vai começar
Entenda as forças que atuam durante um salto de paraquedas. É um bom exemplo para você aprender Movimento Uniformemente Variado. Já imaginou a sensação de liberdade, aquele vento no rosto? E a vista? Baita visual, o mar, ou o campo, enfim, deve ser mesmo uma vibe incrível. Vamos aprender para o Enem a Física envolvida aí.
Chama-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, onde um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.Paraquedistas em queda livre – Fonte: Google Search
MUV – A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional, popularmente também chamada de aceleração da gravidade.
Aceleração na Queda Livre – Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, ou seja, o movimento é acelerado. Portanto, o sinal da aceleração é positivo, como demonstra a figura abaixo:
Aula Gratuita: MRU + MRUV
Veja um resumo simples e rápido com o professor Márcio Rosseto, do canal Curso Enem Gratuito, com uma explicação bem tranquila para você aprender os fundamentos e resolver exercícios de MRU e de MRUV.
Muito bom este resumo. Bora seguir com a nossa aula completa.
A seguir colocamos algumas fórmulas importantes para você entender matematicamente a queda livre.
Equação horária do espaço na queda livre:
- Descritivo da Fórmula onde: g é a aceleração da gravidade
- t é o tempo de queda.
- S é a altura
Equação horária da velocidade na queda livre:
- Descritivo da Fórmula onde: v é a velocidade
Equação de Torricelli para a queda livre.
Lançamento Vertical
Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical.
Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade. É exatamente este o movimento que um paraquedista ao realizar o seu salto. Sua velocidade não é nula, e após o salto sua aceleração passa a ser a aceleração da gravidade.
Lançamento vertical para cima – À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.
Lançamento vertical para baixo – Ao contrário do lançamento vertical para cima, estudado acima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois ele está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce.
Dica 1: Você sabe o que significa “Movimento Uniformemente Variado”? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-movimento-uniforme/
Fórmulas Importantes: As funções horárias do lançamento vertical são:
- Função horária do espaço
- Equação de Torricelli
- V2 = V02 + 2a . ΔS
Para o lançamento vertical para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto que o lançamento vertical para cima, possui a aceleração negativa, ou seja, (g < 0).
Resumo completo de Cinemática
Agora, para completar a sua revisão, acompanhe uma aula gratuita do professor Walter André, com todas as dicas de MRU e de MRUV. Vem!
Viu como você consegue aprender? Bora resolver exercícios!
Questões sobre Movimento Vertical e Queda Livre.
Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem.
EXERCÍCIOS:
1 – (PUC-RIO 2009) Uma bola é lançada verticalmente para cima. Podemos dizer que no ponto mais alto de sua trajetória:
a) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo.
b) A velocidade da bola é máxima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.
c) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é nula.
d) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para baixo
e) A velocidade da bola é mínima, e a aceleração da bola é vertical e para cima.
2 – (PUC-RIO 2008) Um objeto é lançado verticalmente para cima de uma base com velocidade v = 30 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e desprezando-se a resistência do ar, determine o tempo que o objeto leva para voltar à base da qual foi lançado.
A) 3 s
B) 4 s
C) 5 s
D) 6 s
E) 7 s
3 – (PUC-RIO 2009) Um objeto é lançado verticalmente para cima, de uma base, com velocidade v = 30 m/s. Indique a distância total percorrida pelo objeto desde sua saída da base até seu retorno, considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar.
A) 30 m
B) 55 m
C) 70 m
D) 90 m
E) 100 m
4 – (PUC-RIO 2008) Em um campeonato recente de vôo de precisão, os pilotos de avião deveriam “atirar” um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h, e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do “tiro” a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que: (Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar)
A) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 100 m do alvo;
B) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 200 m do alvo;
C) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 300 m do alvo;
D) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 400 m do alvo;
E) o saco deve ser lançado quando o avião se encontra a 500 m do alvo.
5 – (PUC-RIO 2008) Uma bola é lançada verticalmente para cima, a partir do solo, e atinge uma altura máxima de 20 m. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s², a velocidade inicial de lançamento e o tempo de subida da bola são:
A) 10 m/s e 1s
B) 20 m/s e 2s
C) 30 m/s e 3s
D) 40 m/s e 4s
E) 50 m/s e 5s
GABARITO
1 – D 2 – D 3 – D 4 – D 5 – B
Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321