Questão mal elaborada de Filosofia do Enem 2017 pode ser contestada

Ficou em dúvida na questão sobre Jeremy Bentham da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias? Não se desespere, não foi só você! O Blog do Enem vai contestar junto ao INEP e pedir a anulação.

De acordo com a equipe de professores do Blog do Enem, responsável pela correção extraoficial da prova que divulgamos aqui, a questão sobre o Utilitarismo deixa margem para dúvidas. Você concorda?

Para você que fez o Enem 2017, a seguinte questão de Filosofia, da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias,  pode conter um problema na estruturação e nas alternativas. O conteúdo foi trabalhado nas aulas gratuitas do Blog e do Curso Enem Gratuito. Veja a questão:

A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.  (RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006.)

Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
a) fundamentação científica de viés positivista.
b) convenção social de orientação normativa.
c) transgressão comportamental religiosa.
d) racionalidade de caráter pragmático.
e) inclinação de natureza passional.

Qual das alternativas você assinalou como a correta na prova do 1º dia? Muita gente ficou em dúvida, e com razão. Veja abaixo os motivos de tanta dúvida.

De acordo com nossos professores de Filosofia, a questão está mal elaborada e dá margem para o erro. Forçadamente as questões A e D poderiam estar corretas, já que positivismo, pragmatismo e desejo natural de alguma forma estão presentes, mas tudo isso dentro da visão utilitarista, de Jeremy Bentham; e a questão não faz menção ao Utilitarismo de Bentham.

Nesses casos, quando a questão dá margem à mais de uma interpretação, há a possibilidade de ser cancelada, por meio de recurso. O Blog do Enem vai encaminhar formalmente ao INEP um recurso contra esta questão, para que ela seja anulada.

Você concorda com essa questão? Justifique sua opinião nas redes sociais do Blog do Enem.

Simulados Enem Online para as provas da semana que vem

Vai encarar a próxima rodada do Enem 2017? Então, comece agora mesmo a testar o seu nível em Matemática, Química, Física e Biologia. Nos Simulados do Blog do Enem você faz dez questões e já tem o Gabarito na hora, e pode compartilhar com os colegas para desafiar quem faz mais pontos.  Simulado Enem

Acesse o Simulado Pré-Enem 2017 e teste seu nível. 

Gabarito Enem 2017

Você já conferiu as suas respostas do primeiro dia? O Blog do Enem colocou no ar o download gratuito das provas e também um Gabarito da correção extraoficial. Confira na imagem:  Gabarito Enem 2017

Gabarito do Enem 2019 – confira o gabarito oficial e faça o download dos cadernos de prova