Treine para o Enem e vestibulares com a lista de questões sobre Era Vargas. O gabarito sai na hora para você conferir o seu desempenho!
As questões sobre Era Vargas já são um clássico, tanto no Enem quanto nos vestibulares. O período foi um dos mais importantes da história do nosso país, sendo assim é super importante estar preparado para os exames. Portanto, que tal conferir o nosso resumo sobre Era Vargas e depois resolver as 10 questões propostas?
Resumo sobre Era Vargas
A Era Vargas começa com uma grande marcha dos Tenentes, a chamada Revolução de 1930. Anteriormente a isso, Getúlio Vargas disputou a eleição presidencial de 1930 com dois aliados: o governador de Minas Gerais e o da Paraíba, mas perdeu a eleição para Júlio Prestes, que contava com o apoio do atual presidente, Washington Luís (último presidente efetivo da República Velha).
Após o resultado das eleições, Getúlio Vargas contestou o pleito, alegando fraude durante o processo. Além disso, João Pessoa, o atual governador da Paraíba e aliado de Vargas, foi assassinado mesmo após ter sido derrotado nas eleições. Apesar do assassinato ter sim envolvimento político, em nada tinha a ver com os resultados oficiais da eleição. Mesmo assim, Vargas utilizou isso em sua campanha, alegando que o governo de Washington Luís e Júlio Prestes não tinham mais legitimidade para continuar o governo.
O movimento recebe o apoio do Tenentismo, que dará forças para que Vargas derrube o atual governo e assuma a presidência do Brasil em 1930. Os primeiros anos da Era Vargas são chamados de Governo Provisório, pois foram governados com base na Constituição de 1891, ainda sem uma nova Constituição.
Principais características da Era Vargas
Durante o Governo Provisório, Getúlio Vargas substituiu os governadores estaduais (que apoiavam a antiga política do Café com Leite) e colocou em seus lugares os interventores federais (frutos do Tenentismo). Além disso, promove uma ruptura com a antiga estrutura agrícola da Política do Café com Leite: deixa de priorizar a produção do café, criando um projeto de diversificação agrícola.
Em 1931, também temos um marco importante do país com a criação do Ministério da Indústria e do Comércio, que caracterizam bem a Era Vargas. Nesse sentido, houve um esforço para promover a industrialização no país, além de promover maior interferência estatal.
Ainda no Governo Provisório, ocorreu a criação da Constituição de 1934 com dois pontos fundamentais para os seus estudos:
- Criação das Leis Trabalhistas: jornada de 8 horas, direito à licença maternidade, direito à aposentadoria, entre outros.
- Estabelece as Leis Eleitorais, como foi o caso do voto feminino e a instituição do voto secreto (um grande golpe ao voto de cabresto praticado durante o Coronelismo).
Aula sobre Era Vargas
Por fim, agora que você já fez um resumo sobre a Era Vargas, que tal conferir a aula completa do prof. Felipe?
Lista de questões sobre Era Vargas
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontos(PUC Campinas SP/2022)
No Primeiro Governo da Era Vargas (1930-1945), o desenvolvimento industrial foi
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontos(ENEM MEC/2022)
Decreto-Lei n. 1949, de 27/12/1937
Art. 1.º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República.
Art. 2.º O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para importação de papel para imprensa , uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou períodicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República. (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982. (Adaptado).Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o (a)
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontos(UnirG TO/2021)
“Essas celebrações eram realizadas sobretudo no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, e transmitidas ao vivo, via rádio, pelo DIP. O uso intensivo do espaço dos campos de futebol e da mídia demonstrava a preocupação em popularizar a imagem do chefe da nação como líder dos trabalhadores. O programa radiofônico Hora do Brasil, criado em 1938, foi adicionado como plataforma para enfatizar a figura do trabalhador. A partir de 1942, o ministro do Trabalho, Alexandre Marcondes Filho, passou a dirigir-se semanalmente a esse público, publicando suas preleções na imprensa”
(Fonte: D’ARAUJO, Maria Celina. Uma década, dois presidentes.
In: BACHA, Edmar; et al (Org.). 130 anos: em busca da República. – 1 Ed – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019. Pp 109).A Era Vargas foi marcada por diversas políticas sociais e programas de governo a favor do trabalhador brasileiro. Com base em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que não corresponde a uma medida do Estado Novo benéfica ao proletariado nacional.
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontos(ENEM MEC/2021)
O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.
LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br.
Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontos(Fatec SP/2020)
No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, as mulheres formavam grande parte do operariado, especialmente as imigrantes: espanholas, italianas, portuguesas, húngaras, romenas, polonesas, lituanas e sírias. Em 1901, como afirma a historiadora Mary Del Priore, constituíam quase 68% da mão de obra empregada na indústria de fiação e tecelagem. Trabalhavam de 10 a 14 horas por dia, em péssimas condições de higiene e sob grande controle disciplinar. Além disso, os salários eram baixos, estavam constantemente sujeitas ao assédio sexual e não existia qualquer legislação trabalhista capaz de protegê-las de tal exploração. Somente a partir da década de 1930, depois de inúmeras manifestações operárias em todo o mundo, a legislação brasileira proporcionou garantias trabalhistas às mulheres. Na Era Vargas, anos 30, 40 e 50, houve a regulamentação do trabalho de mulheres e crianças, e o presidente Getúlio Vargas fixou a jornada de trabalho em 8 horas diárias.
https://tinyurl.com/y5sq4pkp> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.Segundo o texto,
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontos(Fac. Medicina de Petrópolis RJ/2020)
O texto a seguir aborda o “movimento de nacionalização do ensino”, empreendido pelo governo brasileiro durante o Estado Novo.
Ele teve como alvo as escolas dos núcleos estrangeiros, sobre as quais já pairavam muitas desconfianças. Mas o autoritarismo do Estado Novo tornou a “nacionalização” bem mais violenta e arbitrária, particularmente quando dirigida às escolas alemãs e japonesas.
GOMES, A. C. O homem que virou palácio. Revista de História da Biblioteca Nacional.
Rio de Janeiro: ano 1, no 2, ago. 2005, p. 84.As ações descritas pelo texto da historiadora Ângela de Castro Gomes, referentes a escolas alemães e japonesas, são justificadas pela
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontos(Fuvest SP/2020)
A chamada “questão trabalhista” no Brasil foi objeto de conflitos, debates e regulamentações entre os anos 1920 e 1946. Identifique uma das dimensões deste processo.
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontos(PUC Campinas SP/2020)
Até a década de 1920, o modo predominante de transporte em São Paulo era coletivo e sobre trilhos – bondes e trens. Segundo Mário Lopes Leão, a cidade tinha, em 1933, uma rede de bondes com 258 km de extensão, três vezes maior do que a extensão atual do metrô. Em 1942, as linhas de bonde tinham encolhido 41 km (…). Assim, o sistema de bondes vai decaindo até desaparecer em 1968.
(ROLNIK, Raquel e KLINTOWITZ, Danielle. “Mobilidade na cidade de São Paulo”. Estudos Avançados, 25 (71), 2011, pp. 89-108)O crescimento ocorrido na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX, perceptível, entre outros indicadores, pela ampla rede de bondes existentes em 1933,
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontos(IFPR/2020)
A Era Vargas (1930-1945) ficou conhecida por ser um período bastante conturbado politicamente. Entre as reviravoltas, em 1937, temos a instalação de um regime autoritário comandado por Getúlio Vargas, que durou até 1945. Assinale a alternativa que indica como ficou conhecido esse período.
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontos(Famema SP/2020)
O período mais produtivo da Época de Ouro da MPB coincide, basicamente, com o Estado Novo (1937-1945), implantado por Getúlio Vargas. Não é uma simples coincidência.
Em 1937, Vargas criou o Ince (Instituto Nacional de Cinema Educativo), o SNT (Serviço Nacional de Teatro) e o INL (Instituto Nacional do Livro). De outro lado, Vargas também operava, com mão de ferro, o famigerado DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
(José Arbex Jr. e Maria Helena V. Senise.
Cinco séculos de Brasil, 1998. Adaptado.)Durante o Estado Novo,
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!