Revisão de Química. Vamos conhecer um pouco mais sobre a chuva ácida?

Você sabe o que causa a chuva ácida? O blog do Enem preparou para você um super resumo para você ficar por dentro desse assunto. Vem com a gente!

Chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido à poluição atmosférica, com a liberação de óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que provoca um grande problema ambiental.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Robert Angus Smith (climatologista inglês) foi quem usou pela primeira vez o termo “chuva ácida”, em 1872, ao presenciar o fenômeno em Manchester (Inglaterra) no início da revolução industrial. Foi ele, também, o primeiro a relacionar o fenômeno com a poluição atmosférica.

Chuva Ácida

É importante ressaltar que a chuva contém um pequeno grau natural de acidez, no entanto, não gera danos à natureza. O problema é que o lançamento de gases poluentes na atmosfera por veículos automotores, indústrias, usinas termelétricas, entre outros, tem aumentado a acidez das chuvas.

Mas se forma a chuva ácida?

Os dois principais compostos que estão na origem deste problema ambiental dão origem a processos diferentes de formação de ácidos:

1- O Enxofre

O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis, principalmente no carvão mineral e no petróleo, que ao serem queimados também promovem a combustão desse composto, de acordo com as seguintes reações químicas:

S (s) + O2 (g) —> SO2 (g)

2 SO2 (g) + O2 (g) —> 2 SO3 (g)

O enxofre e os óxidos de enxofre podem também ser lançados na atmosfera pelos vulcões.

Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico (H2SO4), de acordo com a equação:

SO3 (g) + H2O (l) —> H2SO4 (aq)

ou pode também ocorrer a reação seguinte, formando-se ácido sulfuroso (H2SO3):

SO2 (g) + H2O (l) —> H2SO3 (aq)

Chuva Ácida

2 – O Nitrogênio

O nitrogênio (N2) é um gás abundante na composição da atmosfera e muito pouco reativo. Para reagir com o oxigénio do ar precisa de grande quantidade de energia, como a que se liberta numa descarga elétrica ou no funcionamento de um motor de combustão. Estes motores são atualmente os maiores responsáveis pela reação de oxidação do nitrogênio. Os óxidos, ao reagir com água, formam ácido nitroso (HNO2) e ácido nítrico (HNO3), de acordo com as seguintes reações químicas:

Na câmara de combustão dos motores, ocorre a seguinte reação química:

N2 (g) + O2 (g) —> 2 NO (g)

 O monóxido de nitrogênio (NO) formado, na presença do oxigênio do ar, produz dióxido de nitrogênio:

2 NO (g) + O2 (g) —> 2 NO2 (g)

Por sua vez, o dióxido de nitrogênio formado, na presença da água (proveniente da chuva), forma ácidos de acordo com a equação:

2 NO2 (g) + H2O (l) —> HNO3 (aq) + HNO2 (aq)

Saiba mais um pouco sobre chuva ácida assistindo a videoaula do Thomasmixquimica e fique fera nesse assunto. Se liga! Cai nas provas de química dos vestibulares e também no Enem.

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

Mas quais as consequências da chuva ácida?

  • Para a Saúde

A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

  • Nas Casas, Prédios e demais edifícios.

A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, e também corrói veículos e monumentos históricos

Chuva Ácida
Corrosão de monumentos históricos pela chuva ácida
  • Para o meio ambiente

Lagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.

Desflorestação

A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.

Agricultura

A chuva ácida afeta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Reações Químicas. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-reacoes-quimicas/
 Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Veja mais sobre as consequências da chuva ácida assistindo ao vídeo de Matheus Prado. Não deixe essa chance passar!

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Chuva Ácida foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Chuva Ácida, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)

Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem