Química Enem – Vamos saber mais sobre as misturas?

Que tal relembrar o que é uma mistura e como elas são classificadas? O Blog do Enem te ajuda em mais esse desafio com um super resumo para você. Estude com a gente!

Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sendo cada uma dessas denominadas componentes.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Você sabia que existem várias misturas no nosso dia-a-dia? Algumas delas são tão importantes que têm nome próprio. Vamos conferir algumas delas:

Gasolina – mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias formadas por hidrogênio e carbono.

Ar atmosférico – mistura de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 1% de argônio e mais outros gases, como o gás carbônico.

Álcool hidratado – mistura de 96% de álcool etílico mais 4% de água.

Dica 2– Saiba também como se faz a separação das misturas. Acesse o nosso Blog do Enem e fique sabendo de tudo! https://blogdoenem.com.br/quimica-separacao-misturas/

Para que você entenda melhor as diferenças entre as misturas, é importante primeiro relembrar o conceito de fase, e o Blog do Enem não te deixa na mão. Vamos nessa!

Quando olharmos para uma amostra e conseguimos detectar uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, detectamos uma única fase. Pense em um copo contendo água do mar. Embora saibamos que se trata de uma mistura, não percebemos qualquer diferença na amostra, ou seja, ela possui apenas uma fase. Pense agora em um copo contendo água e óleo. Você sabe que eles não se misturam e facilmente identificamos uma porção com água e uma com óleo. Esse sistema (amostra) possui duas fases. Importante: Fases não estão ligadas ao estado físico. Você pode, como no exemplo da água e óleo, ter duas fases líquidas no mesmo sistema.

Saiba mais sobre as substâncias puras e misturas assistindo a videoaula do professor Anselmo do Loucos por Saber, não deixe de conferir!

Agora vamos ver os tipos de misturas.

Misturas Homogêneas

São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas. São exemplos de misturas homogêneas:

Química - Misturas

Misturas heterogêneas

São aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.

misturas-heterogeneas

Quer ver mais sobre misturas homogêneas e heterogêneas? Então assista a videoaula do Química em Ação com o professor Paulo Valim e fique fera nesse assunto!

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que cálculos estequiométricos.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/calculos-estequiometricos-quimica-enem/

Mas como você pode identificar uma mistura homogênea de uma substância pura?

É simples! A resposta para isso é a curva de aquecimento, que é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida ou resfriada, incluindo-se as mudanças de estado físico. Sabemos que durante uma mudança de estado físico a temperatura permanece constante e que, durante o aquecimento sem mudança de estado, sua variação é linear. Observe as curvas abaixo, de uma substância pura e de uma mistura homogênea.

Química - Misturas

Curva de aquecimento de uma substância pura

Química - Misturas

Curva de aquecimento de uma mistura homogênea

Você pode observar no gráfico da mistura, que o patamar para a mudança de estado, ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) não é constante, caracterizando uma mistura, já que para substâncias simples, a temperatura nessa etapa é constante.

Mistura Comum, Eutética e Azeotrópica, o que é? Preste atenção!

Quando a curva de aquecimento apresenta variação nos dois pontos (PF e PE), dizemos que é uma mistura comum. Quando um, e apenas um dos pontos apresenta variação, essa mistura receberá um nome especial.

  • PF varia e PE constante: mistura azeotrópica
  • PF constante e PE varia: mistura eutética

Exemplos comuns dessas misturas são: água e álcool para mistura azeotrópica e gelo e sal de cozinha para mistura eutética.

Agora um desafio para você!

(UFMG) Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:

  1. Água de coco/ heterogêneo
  2. Água do mar filtrada/ homogêneo;
  3. Laranjada/ heterogêneo
  4. Leite/homogêneo

Resposta: Alternativa  d

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .