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Propriedades da matéria – Química Enem

Sabe tudo sobre os tipos de matéria, fenômenos físicos e químicos? Relembre sobre as Propriedades da Matéria com esta aula de Química e garanta sua nota no próximo Enem. Confira abaixo.

Revisão online sobre as Propriedades da Matéria. É conteúdo clássico de Química para o Enem e o vestibular. confira.

Vamos começar pelo princípio: Veja o Conceito de Matéria

Então, para você não esquecer: Matéria é tudo aquilo que possua massa, que ocupe lugar no espaço e que esteja sujeito a inércia.

Ficou mais fácil de captar? – Quer ver uma outra definição? Veja esta do Portal de Química www.soq.com.br , do Grupo Virtuous:

Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia. A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Propriedades da matéria

A lista é bem ampla, e  nem todos os tópicos se aplicam universalmente. Alguns tem mais afinidade a uma ou outra manifestação da Matéria. Confira nestes exemplos de Propriedades:

  • Massa
  • Extensão
  • Divisibilidade
  • Impenetrabilidade
  • Compressibilidade
  • Elasticidade
  • Inércia

Propriedades específicas da matéria

Aqui no conjunto das propriedades específicas da matéria já é possível identificar um determinado tipo de matéria (substância). Confira nos exemplos:

  • Organolépticas: são verificadas pelos órgãos dos sentidos: Alguns exemplos: Sabor, odor, cor e textura.

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Uso dos sentidos na percepção das características

Fonte: www.vocesa.com.br

  • Químicas: são aquelas relacionadas com as transformações químicas. Alguns exemplos: a queima de um pouco de gasolina e a oxidação de um metal.

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Fonte: www.blogspot.com201102sessenta-seculos-e-fogo – combustão do etanol –

  • Funcionais: são apresentadas por um grupo de substâncias: Alguns exemplos: acidez, basicidade, salinidade.

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Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br

  • Físicas: são aquelas relacionadas com os fenômenos físicos. Essas propriedades podem ser expressas por valores numéricos experimentados e tabelados. São frequentemente utilizadas para determinar a pureza de certa substância.

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Fonte: http://vaniateixeira.blogspot.com

Alguns exemplos:

  • Densidade: é a massa contida por unidade de volume.
  • Ponto de fusão: é a temperatura que determinada substância passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão constante.
  • Ponto de ebulição: é a temperatura que determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso, sob pressão constante.
  • Solubilidade: é a capacidade de uma substância ser miscível em outra. Pode ser quantificada pelo coeficiente de solubilidade.
  • Dureza: resistência que um material apresenta de ser riscado.
  • Tenacidade: resistência demonstrada por um material de sofrer ruptura pelo impacto.
  • Maleabilidade: é a propriedade que um corpo apresenta de ser moldado na forma de lâminas.
Dica 1 – Química Enem: Diagrama de fases. Entenda porque é possível patinar no gelo – https://blogdoenem.com.br/quimica-diagrama-de-fases/

Fenômenos

É qualquer transformação que ocorre em um sistema. São divididos em dois tipos: fenômenos químicos e fenômenos físicos.

Fenômeno Químico

Esse tipo de fenômeno altera a natureza dos compostos quem compõem o sistema. Podemos também afirmar que ocorre alteração na estrutura molecular das substâncias desse sistema em transformação.

Exemplos: Combustão do etanol, oxidação de metal, digestão de um alimento, fotossíntese.

Perceba a alteração na estrutura molecular:

CaCO3 CaO + CO2

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Combustão

Fonte: www.http://educador.brasilescola.com

Dica 2 – Química Enem: Fórmula empírica e molecular você sabe como calcular? – https://blogdoenem.com.br/formula-empirica-molecular/

Fenômeno Físico

É aquele que não altera a natureza dos compostos que compõem o sistema. Não ocorre alteração na estrutura molecular das substâncias participantes:

Alguns exemplos: mudanças de estado físico (fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação), expansão de um gás, acendimento de uma lâmpada.

Perceba que não há alteração na estrutura molecular:

H2O(s) H2O(ℓ)

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Derretimento de uma geleira

Fonte: meioambiente.culturamix.com

Dica 3 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Desafios

Questão 01

Um aluno, em uma aula prática de química, resolveu identificar dois sólidos (A e B) até então desconhecidos. Para isso ele fez uso de uma proveta, colocando 20 mL de água na mesma. Ao colocar o sólido A na proveta o volume aumentou para 25 mL. Repetiu então essa prática com o sólido B e de 20 mL, o volume de água na proveta aumentou para 30 mL. Pesando os sólidos A e B, ele obteve uma massa de 10 gramas do sólido A e 40 gramas com o sólido B. Com base nas experiências feitas, assinale a alternativa correta:

a) O sólido A é mais pesado que o sólido B;

b) O sólido B irá flutuar em um recipiente com água;

c) A densidade do sólido A é menor que a densidade do sólido B;

d) A e B apresentam a mesma massa;

e) A e B apresentam a mesma densidade.

Questão 02

A gasolina é vendida por litro, mas, em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento de temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.

II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.

III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.

Das considerações, somente:

a) I é correta.

b) II é correta.

c) III é correta.

d) I e II são corretas.

e) II e III são corretas.

Questão 03

No processo de fabricação de pão, os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção de massa em forma de, “bola” e a mergulham num recipiente com água, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno.

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Um professor de Química explicaria esse procedimento da seguinte maneira:

“A bola da massa torna-se menos densa que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve-se à fermentação, processo que pode ser resumido pela equação”:

C6H12O6 C2H5OH + CO2 + Energia

Considere as afirmações abaixo:

I . A fermentação dos carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da

existência de qualquer organismo vivo.

II. Durante a fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir.

III. A fermentação transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a água, a bola de massa sobe.

Dentre as afirmativas, apenas:

a) I está correta.

b) II está correta.

c) I e II estão corretas.

d) III está correta.

e) II e III estão corretas.

Questão 04

Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e 4% de água (em volume). As densidades desses componentes são dadas na tabela.

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Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu uma amostra do produto em cada posto, mediu a densidade de cada uma, obtendo:

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A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e V.

e) IV e V.

Questão 05

Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:

A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.

O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:

a) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.

b) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.

c) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.

d) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.

e) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!