Domine a Tabela Periódica: é Química Enem e no Encceja

Veja como a Tabela de Mendelev ajuda você a entender a classificação e a organização dos Elementos Químicos de acordo com as Propriedades e Características de cada um. Domine a Tabela Periídoca para ganhar velocidade e mais pontos:

Veja os Fundamentos necessários para que você Domine a Tabela Periódica. Ajuda muito para  mandar bem nas questões e Química no Enem, Encceja e Vestibulares. Você lembra da Classificação e das Propriedades dos Elementos Químicos? Então, as respostas estão na Tabela Periódica. Veja agora como ela foi criada por Mendelev, e como se chegou à sua forma atual.

O que é a Tabela Periódica?

O Blog do Enem ajuda você a descobrir isso e muito mais com uma super-revisão que tem vídeo-aulas da Khan Academy e explicações da professora Munique Dias? Vamos nessa!   O que é a tabela periódica?  É a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se prever as características e tendências dos átomos.

Quem domina a Tabela Periódica ganha velocidade na resolução das questões de química nas provas. O conhecimento da Tabela permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas por eles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes.

Domine os Fundamentos da Tabela Periódica:

  •  Os elementos químicos estão ordenados da esquerda para a direita, em ordem crescente de numero atômico (ex: H (z=1), He (z=2), Li (z=3), Be (z=4) …)
  •  A linha vertical ou coluna na tabela periódica corresponde a uma família ou grupo de elementos químicos que apresentam uma regularidade na variação de propriedades químicas e físicas e mesmo número de elétrons na sua camada de valência.

 

  • Por exemplo: Os elementos da família 1, 2 e de 13 a 18, que eram antigamente representados pelos grupos 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A, e 8A apresentam 1, 2, 3, 4, 5, 6,7 e 8 elétrons na sua camada de Valência, respectivamente.

 

  •  Existem dois tipos diferentes de grupos, o dos elementos representativos (representados pelos grupos 1A a 8A) e o dos elementos de transição (localizados na região central da tabela periódica).
  • Os lantanídeos e os actinídeos são conhecidos como elementos de transição interna.

Resumo sobre a Tabela Periódica

Para reforçar ainda mais o conteúdo, separamos para você um resumo simples e rápido do canal Curso Enem Gratuito, com o professor Felipe Sobis. Ele explica os conceitos básicos sobre a tabela periódica como família, subgrupos e sua divisão entre metais, ametais e semimetais.  Não desista!

Muito bom este resumo!!!

Domine a Tabela Periódica

O desenho abaixo apresenta a tabela periódica. Agora, leia novamente os fundamentos e vá relacionando a leitura com a imagem da Tabela.Tabela Periódica Enem

 

Gostou da explicação sobre as características da tabela periódica? Assista agora o vídeo do canal Curso Enem Gratuito em que a professora Larissa explica sobre a tabela periódica e a localização dos seus elementos. Não deixe de conferir!

Como você já viu na explicação e no vídeo, as famílias ou grupos dos elementos representativos, recebem nomes específicos, confira no quadro a seguir:

Grupo

Nome

1

Alcalinos

2

Alcalinoterrosos

13

Grupo do boro

14

Grupo do carbono

15

Grupo do nitrogênio

16

Calcogênios

17

Halogênios

18

Gases nobres

Você acha complicado memorizar quais átomos pertencem a cada família? Não se preocupe o blog do Enem te ajuda a tornar o seu estudo muito mais fácil e divertido!

As Famílias da Tabela Periódica:

Aqui vão algumas frases para ajudar você a memorizar as principais famílias da tabela periódica e seus elementos:

Tabela Periódica Enem 2

Observe: As letras em laranja das palavras representam os símbolos dos elementos químicos daquela família.

Gostou da brincadeira? Agora é só sair cantarolando e decorando essas frases para fazer bonito no Enem e nos vestibulares.

Dica 2 – Plano de Estudo de Química para o Enem – Veja aulas completas de revisão com os 10 temas de Química que mais caem nas provs do Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira no Plano de Estudos de Química: Resumos de todos os temas importantes.

Dica 3 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Dica 4 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula para que você domine a Tabela Periódica de Mandelev foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
tabela periódica
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel