Energia de Ativação: veja como as reações químicas acontecem. Revisão Enem.

Você lembra o que é a energia de ativação? O blog do Enem te ajuda a relembrar com um super-resumo preparado especialmente para você! Se liga! Cai no Enem e nas provas dos vestibulares de todo Brasil.

Energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que ocorra a colisão de duas moléculas, em condições favoráveis, e aconteça a reação química.

Energia de ativação (Ea) é a diferença entre o máximo de energia e a energia dos reagentes, ou seja, é a barreira de energia que tem de ser ultrapassada para que a reação prossiga.

Essa energia determina a maneira como a velocidade de reação varia com a temperatura (equação de Arrhenius). É usual exprimir a energia de ativação em Joule por mol de reagentes.Energia de Ativação - Química

Quanto maior a energia de ativação mais lenta é a reação porque aumenta a dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativação menor a “barreira” de energia, mais colisões efetivas e, portanto uma reação mais rápida.

Quando a energia de ativação é atingida, forma-se primeiro o complexo ativado, que é uma estrutura intermediária e instável entre os reagentes e os produtos.

Resumindo Energia de Ativação para você aprender e não esquecer:Energia de Ativação - Química

No complexo ativado, as ligações presentes nos reagentes estão enfraquecidas e as ligações presentes nos produtos estão se formando.

Entendeu o que é complexo ativado? Então observe abaixo o esquema para entender a Energia de Ativação: Energia de Ativação - Química.

As reações só ocorrem quando os reagentes possuem energia de ativação. Como por exemplo, na reação do sódio metálico com a água, essas duas substâncias reagem violentamente, isso significa que a energia necessária desses reagentes já é suficiente para a reação ocorrer.

Já quando você vai acender um fogareiro, a reação de combustão só ocorre se colocarmos uma fonte de fogo perto do gás. Ou seja, é necessário fornecer  energia ao sistema para que ele atinja a energia de ativação necessária para ocorrer a reação.

Aprenda mais!

Com os vídeos do Curso Enem Gratuito você pode ficar fera no conteúdo. Nossos professores explicam a energia de ativação pra você. Se liga nesse vídeo sobre as Colisões e prepare-se para responder nossos exercícios em seguida!

 

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2– Complemente os seus estudos revisando sobre as reações químicas. Acesse o nosso Blog do Enem e saiba tudo sobre esse assunto. https://blogdoenem.com.br/quimica-reacoes-quimicas/

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Misturas.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-misturas/

Exercícios

Agora um desafio:

No diagrama abaixo, o valor da energia de ativação correspondente em (Kcal):

Energia de Ativação - Química

a)      25
b)      85
c)      110
d)     6
e)      40

Resposta: alternativa e

Como: Ea = E necessária para a reação inicie – E própria dos reagentes

Ea = 150-110 → Ea = 40 Kcal

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Energia de Ativação foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel