Revisão de Química. Fenômenos físicos e químicos, cai no Enem

Você sabe que tipo de fenômeno ocorre quando um ferro enferruja ou  um gelo derrete? Lembra-se do que são os fenômenos físicos e químicos? O blog do Enem te ajuda a relembrar.

Um aspecto importante da Química é identificar as transformações sofridas pelas substâncias. Tais transformações da matéria são chamadas de fenômenos, e não precisam ser fatos extremamente impressionantes, como ocorre no dia a dia quando usamos essa palavra. Em Química, trata-se apenas de qualquer mudança que ocorra com a matéria.

Portanto:

Fenômeno: É toda alteração que ocorre na matéria na qual ocorre mudança qualitativa na composição.

Você lembra quais os tipos de fenômenos que existem? Que tal relembrar e mandar bem nas questões de química dos vestibulares e do próximo Enem?

Existem dois tipos de fenômenos:

Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.

Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Saiba mais sobre os fenômenos químicos e físicos assistindo a videoaula do Química total com as explicações do professor Paulo Valim. Vamos lá vai fazer a diferença na hora da resolução das questões de química.

Você é capaz de reconhecer um fenômeno químico e um fenômeno físico? Que tal ver alguns exemplos? Vamos nessa?

Exemplos de fenômenos químicos: o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pelos vegetais clorofilados, etc. Os fenômenos químicos são também denominados reações químicas, e são descritos através de equações.

Combustão do etanol ou álcool comum: Nesta reação química, uma molécula de etanol (C 2 H 5 OH) reage com três moléculas de gás oxigênio do ar atmosférico (O 2), produzindo duas moléculas de gás carbônico (CO 2) e três moléculas de água, conforme a equação:

2OH(l) + 3 O 2(g) => 2 CO 2(g) + 3 H 2O(l) + calor

Exemplos de fenômenos físicos: a queda de um corpo, a reflexão da luz em um espelho, a dilatação dos corpos, os pontos de fusão e ebulição, a densidade absoluta, etc.

As mudanças de estado físico sofridas pelas substâncias são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo e a evaporação do álcool são exemplos dessas propriedades.

Veja mais alguns exemplos de fenômenos químicos e físicos com a vídeoaula do professor SchoolHomerwork.

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Relembrou? Que tal alguns exercícios para fixar ainda mais? Assista a videoaula do professor Mauricio Monteiro que explica diversos exercícios sobre os fenômenos físicos e químicos e gabarite as questões de química sobre esse assunto.

Agora uma curiosidade para você!
Você já ouviu falar do Gerador de Van der Graff? Um instrumento que através da força eletrostática faz com que os cabelos do indivíduo que o tocar fiquem totalmente de pé. Esse objeto consiste na exibição de um fenômeno físico.

Química - Gerador de Van Der Graff

Se você é daqueles que gosta de saber sempre mais, acesse o link a fique sabendo como funciona esse tipo de gerador

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão” 

Muhammad Ali

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Fenômenos químicos e físicos foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

Agora que você já sabe tudo sobre Química , que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel