Funções inorgânicas: Óxidos – Revisão de Química para o Enem.

Você sabe o que o CO2 e o SO2 têm em comum? É a presença do oxigênio ligado a mais um elemento. Tal característica permite reunir essas substâncias na categoria dos óxidos.

Você se lembra das Funções Inorgânicas? Recorda da aula de Química sobre Óxidos? Não?. É hora de revisar para mandar bem no Enem e no Vestibular!

Vamos recordar então: Óxidos são compostos químicos binários, formados por átomos de oxigênio com outro elemento, em que o oxigênio é o mais eletronegativo.  Eles são classificados em Ácidos, Básicos, ou Peróxidos.

funções Inorgânicas

Química - Fique ligado
Nos óxidos o elemento mais eletronegativo é o oxigênio! Os compostos OF2 ou O2F2 não são óxidos, pois o flúor é o elemento mais eletronegativo. Esses compostos são chamados de fluoreto de oxigênio.

Você lembra como são classificados os óxidos? Que tal relembrar? Cai nas provas de química dos vestibulares e do Enem! 

Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.

Vamos entender melhor sobre a classificação dos óxidos? Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem!

Química - Óxidos

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Você lembra como dar nome aos óxidos? Não? O blog do Enem não te deixa na mão!

Nomeamos os óxidos de acordo com os grupos de divisão:

Óxidos moleculares: “óxido de elemento”; ou seja, antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixos:  mono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de oxigênio e do elemento existentes na fórmula.

Exemplos:

CO2: dióxido de carbono

N2O5: pentóxido de dinitrogênio

Cl2O7: heptóxido de dicloro

O uso do prefixo mono é facultativo:

CO: monóxido de carbono ou óxido de carbono.

Óxidos iônicos: escrevemos a palavra óxido seguida da preposição de e do nome do elemento associado ao oxigênio.

Exemplos:

Na2O: óxido de sódio

CaO: óxido de cálcio

Caso o elemento, metal, forme dois cátions diferentes, a distinção é feita da mesma forma que para as bases e para os sais:

Exemplos:

FeO: óxido de ferro II ou óxido ferroso

Fe2O3: óxido de ferro III ou óxido férrico

Quer saber mais sobre a classificação dos óxidos? Assista a videoaula de Química do Curso Enem Gratuito onde a professora Larissa explica melhor as diferentes classes de óxidos.

Dica 3 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site https://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo de resolução de cada questão.

Einstein

Curiosidade!

Quem nunca se embelezou com óxidos? Isso mesmo, a pedra-pomes tão utilizada para lixar os pés pelas pedicures nos salões de beleza é constituída de 70% de dióxido de silício e 30% de óxido de alumínio.

Dica 4. Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br  e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“Fortes razões fazem fortes ações” 

William Shakespeare

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel