Mol e o Número de Avogadro. Revise Química Enem.

Olá, quando você compra ovos e pede uma dúzia deles, você sabe exatamente a quantidade de ovos que está pedindo não é? Mas, como podemos expressar a quantidade de matéria que existe ali? Cai no Enem, e você precisa saber Mol e o Número de Avogadro. Veja abaixo.

A forma científica de você chegar ao cálculo da quantidade de matéria passa pelo conhecimento de Mol e o Número de Avogadro. Você lembra?

Ainda não sabe?  Sem problemas. Dá tempo de aprender ou de recordar para chegar bem no Enem e no Vestibular. Revisão de Mol e Número de Avogadro com este resumo especial da professora Munique Dias e com os videos da Khan Academy. Siga.

Olá, aqui a professora Munique Dias. Que tal rever um dos assuntos de química que é o terror nas provas para os alunos? É isso mesmo! Estamos falando do Mol e do Número de Avogrado

 Antes de entrarmos diretamente no assunto de mol, e depois em Número de Avogadro (ou Constante de Avogadro), que tal relembrarmos algumas definições que serão importantes para o seu entendimento do conteúdo? Vamos nessa?

Molar: vem da palavra molécula.

Mas o que é molécula mesmo? Molécula é o conjunto de átomos que se ligam através das ligações químicas.

Massa Molar (M) ou massa molecular (MM) : É o calculo das massas atômicas dos átomos que compõe a molécula

Por exemplo, qual seria a massa molecular do Dióxido de carbono (CO2)?

Primeiro é preciso saber qual é a massa atômica de cada átomo, que é dada pela Tabela Periódica dos elementos. Não lembra como? Observe a figura abaixo:

Química - Blog do Enem

Massa atômica do carbono (C) = 6 u  (unidade por massa atômica)
Massa atômica do oxigênio (O) = 16 u     ( unidade por massa atômica)

Importante: De acordo com uma convenção internacional, massa atômica (às vezes chamada de peso atômico) é a massa de um átomo em unidades de massa atômica (u). Uma unidade de massa atômica é definida como a massa igual a exatamente 1/12 da massa de um átomo de carbono-12.

A massa molecular será a soma das massas atômicas dos átomos.
Obs.: O oxigênio da molécula de CO2 possui coeficiente 2, então é preciso multiplicar sua massa por 2.

Química - Blog do Enem 2

Calculando:

Massa molecular do CO2 = 1 • 12 + 2.16 = 44 u

E a massa molar?? Como é calculada?

Assista agora ao vídeo do Curso Enem Gratuito em que o professor Sobis explica o que é o mol fazer o cálculo da Massa molar, e muito mais. Espero você para continuar com o post após o video. Tem muito mais para você aprender.

 

Dica 1 – Quer revisar um pouco sobre Átomos antes de continuar? Veja aqui uma aula completa de Introdução ao Átomo: https://blogdoenem.com.br/quimica-atomo-khan-academy/

Os átomos possuem massas muito pequenas e não existe balança que permita pesá-los diretamente em unidades de massa atômica. A ideia de usar uma unidade para representar um grande número de objetos não é nova. Por exemplo, um par (dois itens), uma dúzia (12 itens) e uma grosa (144 itens) são unidades familiares. Para os químicos, os átomos e moléculas são medidos em mol.

Portanto:

Mol: Quantidade de substância que contém tantas entidades elementares (átomos, moléculas ou outras partículas) quantas existe em, exatamente 12 g (ou 0,012 kg) do isótopo carbono-12.

O número de átomos existente em 12 g de carbono-12 foi determinado experimentalmente e denomina-se número de Avogadro (NA) em honra ao cientista italiano Amedeo Avogadro. O valor, atualmente aceito, para esse número é: 6.0221367 x 1023

Carlo Avogadro - Química - Blog do Enem

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, nascido no ano de 1776 e falecido em 1856, teve a advocacia como sua primeira profissão, mas logo em seguida se rendeu ao curioso mundo da Química. Ele dedicou-se ao estudo dos gases e descobriu propriedades nunca antes reveladas sobre esse estado físico da matéria.
Dica 2- Quer saber mais sobre mol e número de Avogrado? Assista a vídeo-aula gratuita do Canal Descomplica e saia na frente nas provas do Enem e dos vestibulares. http://www.youtube.com/watch?v=Us6xhEjRtVw

Portanto: a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas, e é expressa em g/mol.

Exemplo:

H2S

Massa Molecular = 34,1 u
Massa molar (M) = 34,1 g/mol

Isto quer dizer que em 34,1 g/mol de Gás Sulfídrico tem 6,02 x 1023 moléculas, ou 1 mol de moléculas de Gás Sulfídrico.

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel